Notícias / Saúde

31/12/2023 - 09:23

Hospital Quality cita 'contrato descumprido' e deixa de atender plano Unimed em Cáceres

Por Alexandra Lopes/F5

Deivid Bento

 (Crédito: Deivid Bento)
A diretoria do Hospital do Quality em Cáceres (219 km de Cuiabá) informou, nesta sexta-feira (29), que a partir do dia 10 de janeiro o atendimento aos usuários da Unimed Cáceres será suspenso.

Por meio de uma nota, a instituição informou que a medida se deve ao não cumprimento de cláusulas contratuais por parte da operadora suplementar.

Alega ainda que as divergências na contratualização dos serviços de internação e cirurgias inviabilizam um acordo entre as partes. O fato, segundo o Hospital, prejudicaria a qualidade dos serviços prestados aos beneficiários, contrariando os princípios basilares da unidade hospitalar.

Vale lembrar que em outubro deste ano, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) proibiu a venda de novos planos de saúde pela Unimed Cáceres. A determinação, publicada no Diário Oficial da União, decorre de uma deliberação da diretoria colegiada da ANS realizada para tratar dos problemas enfrentados pela Unimed Cáceres Cooperativa de Trabalho Médico.

A dívida da organização seria de R$ 10 milhões. A medida, conforme mencionado na publicação, tem como base a Lei nº 9.656/98, que estabelece em seu art. 9º, § 4º, que “a ANS poderá determinar a suspensão temporária da comercialização de plano ou produto caso identifique qualquer irregularidade contratual, econômico-financeira ou assistencial”.
 
 
Além do fim da comercialização de novos planos de saúde, a ANS também deu 30 dias para a Unimed Cáceres “alienar” (vender) sua carteira de beneficiários a outras operadoras de planos de saúde, indicando que este é o fim da cooperativa na cidade polo do oeste mato-grossense. Em setembro de 2023, a cooperativa trocou sua diretoria, nomeando como presidente o ex-deputado federal Pedro Henry, que tinha planos de inaugurar um hospital, além de uma unidade de atendimento exclusiva para crianças do espectro autista.

Vale ressaltar que a Unimed Cáceres não possui relação jurídica com a Unimed Cuiabá, que também passa por dificuldades em razão de um suposto rombo de R$ 400 milhões. “Aproveitamos o ensejo para reafirmar nosso compromisso com o público, as demais operadoras já pactuadas e as em processo de contratualização, em conformidade ao padrão Quality de atendimento. Nós do Hospital Quality não medimos esforços para abranger todos os setores da saúde suplementar, porém, apesar de nossa instituição estar dentro do plano de recuperação da Unimed Caceres apresentado à Agência Nacional da Saúde (ANS), nas condições atualmente impostas, restou insustentável a manutenção do contrato vigente bem como o credenciamento de nossos serviços com a Unimed Cáceres”, traz trecho da nota.
 

 
 

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet