Notícias / Educação

08/12/2023 - 07:28

MPE encaminha apuração de denúncia sobre fechamento compulsório do CAIC em Cáceres

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
A primeira Promotoria de Justiça Cível de Cáceres (240 km sudoeste de Cuiabá) dá encaminhamento à denúncia feita pelo Sintep-MT (Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso) contra o fechamento da Escola Estadual Criança Cidadã. A política de fechamento de escolas pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) ameaça 450 estudantes matriculados na unidade. A tramitação da denúncia feita pelo Ministério Público Estadual iniciou procedimentos judiciais na quarta-feira (06/11). A notícia do fato feita pelo Sintep-MT defende a celebração de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

Segundo argumenta a denúncia do Sintep-MT, é fundamental realizar o repasse financeiro às obras necessárias na escola. Ao mesmo tempo, pede que o Estado apresente um plano para a construção de um novo prédio e que a desativação da unidade só ocorra após a conclusão dessa construção. Além disso, exige a garantia da manutenção das mais de 450 matrículas da escola, imediatamente.

O problema com a unidade foi divulgado em outubro de 2023, quando a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), por meio da Diretoria Regional de Ensino (DRE), determinou o fechamento compulsório do prédio, sem oferecer alternativas viáveis aos estudantes, pais e à comunidade escolar. 

Comentários

inserir comentário
5 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Joaquim do Cidade Nova., em 11.12.2023 às 06:58

    Sejamos bem objetivos. Quem pediu o fechamento dessa escola foi os representantes do sindicato via justiça com a justificativa de que ali era um risco eminentemente de tragédia. Todos sabem que uma construção nos moldes atuais de licitação brasileira demandam tempo e dinheiro ( mais tempo que dinheiro) . O Estado tinha que apresentar uma solução a justiça para viabilizar a questão educacional dos alunos e agora o mesmo sindicato quer ficar embaixo da tragédia anunciada. Era só populismo como sempre essa história de querer o melhor para os alunos.

  • por Maria De Fátima., em 09.12.2023 às 15:13

    Vcs já perceberam que quando o Estado quer fechar uma escola eles faz duas coisas antes:Foca num gestor autoritário e num grupo de gente antagônica. Foi assim com o histórica Escola São Miguel, Rodrigues Fontes e agora com a Escola Criança Cidadã. Quando ninguém se entende e todo briga fica fácil, fácil para o Estado fazer o que bem quiser.

  • por Juliana, em 08.12.2023 às 17:01

    O fechamento dessa instituição foi o conjunto da obra entre a militância e o autoritarismo.

  • por Ex .Aluno, em 08.12.2023 às 12:13

    Essa Escola Será lembrada por ser talvez a única no Estado de Mato Grosso que não conseguiu mediar conflitos internos e usou como solução. Chamar a polícia e levar um aluno de dentro da direção para o camburão até a delegacia de polícia civil ( aluno menor ) e sem avisar os pais . Eu vi um professor ao saber da situação, deixar a sala e dirigir até a delegacia por achar aquilo um absurdo. Passando ô incidente o aluno voltou a escola e sempre falava a mim e outros colegas. Na nossa formatura vão dar a minha resposta para quem tentou me humilhar e fez . Alguém lembra daquele discurso : dizendo que um homem rasgou várias notas de alto valor em pedaços e saiu pelas ruas jogando partes delas. Ao olhar para trás viu uma aglomeração de pessoas tentando pegar as partes para colar e restituir o valor dela novamente. Ele disse no final . Assim somos nós , alguém pode nos transformar em vários pedaços , ainda assim continuaremos com os mesmos valores. Hoje esse ex colega de Sala é um profissional respeitado numa das melhores concessionária de Cáceres. O tempo provou que ele estava com a razão.

  • por Mãe de Aluno / Escola Estadual Criança Cidadã, em 08.12.2023 às 11:45

    Penso que o Estado de Mato está fazendo um favor para os alunos. Aquele espaço está preste a ruim sobre a cabeça dos alunos.tem um grupo de gente mesquinho é militante que são bom no discurso e teoria e zero na prática.Ali sempre foi um cabo de guerra entre duas ou mais facções ideológica…. Um centro de denúncias apenas para denegrir os gestores de plantão e a instituição escolar. Tinha uma senhora que ficava na recepção dos alunos que uma Anta ( mil desculpas aos animais do pantanal Anta ) . À turma desse sindicato sempre usou essa instituição como palanque eleitoral dos seus movimentos grevistas… ali é igual conflito de Israel na Faixa de Gaza . Nem Cristo se aparecer por lá será bem recebido. Algum alunos que foram expulsos até por falta de tato em lidar ou ouvir a situação vivida naquele momento …. Hoje estão nas esquinas à serviço do tráfico. Ê esse tipo de coisa que o Sindicato quer manter????

 
Sitevip Internet