Notícias / Educação

07/12/2023 - 08:03

Estudantes apontam inconsistência em prova do vestibular da Unemat

Por Vinicius Mendes

Gazeta Digital

 (Crédito: Gazeta Digital)
Estudantes que realizaram as provas do vestibular da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) reclamam de alteração na exigência da prova de redação do vestibular para o semestre 2024/1, realizado no último final de semana (4). Eles afirmam que os critérios ficaram vagos no edital, que o modelo de texto foi alterado de “texto dissertativo” para “carta aberta”, sendo que, inclusive, apenas em algumas salas teriam sido dadas orientações sobre o texto exigido.
  
Ao , um dos estudantes relatou que há 11 anos, tradicionalmente, é cobrado o “texto dissertativo” na redação do vestibular da Unemat, mas que neste ano isso foi alterado. Ele se queixou que as informações ficaram vagas no edital.
 
O item 11.3.3 diz: “na prova de Redação, o candidato deve atentar-se à coletânea de textos dada e ao enunciado proposto, produzindo um texto que atenda à tipologia solicitada”.
 
O que acabou sendo exigido dos estudantes foi um texto em “carta aberta”. Por causa da mudança, muitos candidatos foram pegos desprevenidos e, segundo o denunciante, a organizadora do vestibular, a Covest, teria enviado alguns representantes apenas em algumas salas, em algumas cidades, para explicar como o texto deveria ser feito.
 
O edital ainda diz que “a prova de Redação constituir-se-á de proposta de produção escrita a partir da reflexão sobre textos ou excertos sobre assuntos da atualidade” e que “a banca de correção da Prova de Redação analisará se o texto desenvolvido pelo candidato atende às proposições solicitadas e o grau de domínio demonstrado” em relação a 6 critérios de avaliação e 4 competências, sendo um deles a de “domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa”. Também foi definido que o “texto que não atender à proposta de Redação” receberá nota zero.
 
Questionada pelo , a Unemat ainda não confirmou ou rebateu as acusações feitas, mas disse que deve se manifestar sobre o caso.

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por O povo, em 07.12.2023 às 14:55

    NA MINHAO OPINIÃO TEM QUE ACABAR COM ESSE TAL DE VISTIBULAR SE O ALUNO JA CONCLUIU O ENSINO MEDIO JA TA APTO PARA ENTRAR EM QUALQUER FACULDADE PARA FAZER QUALQUER CURSO UMA PEQUENA OBSERVAÇÃO O QUE ADIANTE TER O ENSINO MEDIO E NAO PODE ENTRAR NA FALCULDADE

  • por Ex aluno da Unemat., em 07.12.2023 às 11:00

    Quando que esses vestibulando vão aprender que a partir de agora é só preencher o espaço destinado a redução com: Lula livre, resistência, militância, fora Bozo, genocida, vacina já é fazueli que será nota mil.,, coisas simples mano. Depois que vocês terminarem a faculdade esqueça essas baboseiras que vocês ouviram dos professores militantes militonto esquerdistas e segue a vida .

 
Sitevip Internet