Notícias / Saúde

05/12/2023 - 10:57

Doutora Juliana Parreira dá dicas sobre cuidados com a saúde do idoso

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Hoje, vamos de compartilhar com vocês a importância e os inúmeros benefícios da atividade física para nossos queridos idosos, e como é possível manter um estilo de vida ativo mesmo na terceira idade.

1. Melhora da Mobilidade e Flexibilidade: A prática regular de exercícios físicos ajuda a preservar e melhorar a mobilidade articular e a flexibilidade muscular. Isso significa mais facilidade nos movimentos cotidianos e menor chance de lesões.

2. Fortalecimento Muscular e Ósseo: Os exercícios de resistência, como a musculação leve, são excelentes para fortalecer os músculos e os ossos, ajudando a prevenir a perda de massa muscular e a osteoporose, condições comuns em idades avançadas.

3. Controle do Peso e Metabolismo: Manter um peso saudável é crucial para prevenir uma série de doenças, como diabetes e hipertensão. A atividade física regular contribui para o controle do peso e melhora o metabolismo, beneficiando o sistema cardiovascular.

4. Estímulo Cognitivo: A atividade física não beneficia apenas o corpo; ela também é uma aliada poderosa para a saúde cerebral. Estudos indicam que exercícios aeróbicos podem melhorar a cognição e reduzir o risco de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.

5. Bem-Estar Emocional: A prática regular de exercícios libera endorfinas, os famosos "hormônios da felicidade", promovendo um estado emocional mais equilibrado. Isso é especialmente vital em idades mais avançadas, quando questões emocionais podem estar mais presentes.

Como Manter um Estilo de Vida Ativo: Aqui encorajamos nossos pacientes a encontrar atividades físicas que sejam prazerosas. Seja caminhadas, dança, hidroginástica ou exercícios adaptados, o importante é encontrar algo que gostem e que seja seguro para a saúde.

Além disso, realizamos avaliações personalizadas para garantir que cada indivíduo receba orientações específicas, levando em consideração suas condições de saúde e objetivos pessoais.

Lembre-se, nunca é tarde para começar.

Se você tiver dúvidas sobre qual atividade é mais adequada para você, marque uma consulta aqui no Laboratório São Matheus, onde a Dra. Juliana está disponível para oferecer orientações personalizadas e cuidados específicos para a saúde dos nossos queridos idosos.

Vamos juntos construir um envelhecimento ativo e saudável!

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet