Notícias / Politica

30/10/2023 - 10:44

Pastorello apresenta viabilidade de recursos federais para cicloturismo em Cáceres

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Foi aprovada pelos vereadores da Câmara Municipal de Cáceres, hoje, 30.10, uma propositura do vereador Cézare Pastorello (PT) que aponta a possibilidade de investimentos do Ministério de Meio Ambiente em criação da infraestrutura para a prática de Cicloturismo na cidade. 

O edital do MMA, lançado em outubro, tem valor inicial de R$ 2 milhões e prevê o repasse de até R$ 200 mil para cada projeto selecionado.

As propostas podem ser enviadas até o dia 5 de novembro por meio da plataforma TransfereGov. Podem participar estados, municípios, Distrito Federal e consórcios públicos intermunicipais que atuem em áreas de interesse ambiental ou na promoção do turismo.

O cicloturismo é uma modalidade de turismo de natureza que consiste em viajar de bicicleta por diferentes paisagens e ecossistemas, conectando áreas verdes, Unidades de Conservação e corredores ecológicos.

Além de trazer benefícios para o meio ambiente, a saúde, a economia e a cultura das regiões por onde passa, o cicloturismo também estimula o uso sustentável e saudável da bicicleta como meio de transporte.

Cáceres tem um grande potencial para o desenvolvimento do cicloturismo, pois possui uma rica biodiversidade e um patrimônio histórico-cultural reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade.

A cidade é cortada pelo rio Paraguai, que forma o Pantanal Mato-Grossense, e abriga diversas espécies de fauna e flora. Além disso, Cáceres tem uma forte tradição ciclística, sendo conhecida como a capital das bicicletas.

O vereador argumenta que Cáceres já possui diversas rotas de cicloturismo, como Piraputanga, Tarumã, Boi Morto, entre outras, mas que carecem de infraestrutura adequada.

O projeto que deve ser elaborado e enviado pela prefeitura municipal teria como objetivo melhorar as rotas existentes ou criar novas rotas, bem como elaborar ou aperfeiçoar um plano de comunicação para divulgar as rotas e atrair visitantes.

O projeto também incluiria a aquisição de equipamentos e a contratação de serviços necessários para a execução das atividades.

Segundo o secretário nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental do MMA, Adalberto Maluf, o ministério quer estimular a conexão das pessoas com a natureza e quer estimular oportunidades para a geração de empregos e novos negócios com o uso sustentável das riquezas ambientais do país.

Ele afirma que o cicloturismo é uma importante ferramenta para ampliar as infraestruturas verdes, aproximar a população dos corredores ecológicos e das áreas verdes, e assim, conscientizar a população da importância da preservação do meio ambiente e da prática de esportes ao ar livre.

A propositura pode ser lida aqui:
https://sapl.caceres.mt.leg.br/media/sapl/public/materialegislativa/2023/7411/i_-_2022_55_-_eliene_-_cicloturismo_mma_-_com_anexo_1.pdf

Comentários

inserir comentário
3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Joaquina, em 30.10.2023 às 13:36

    Quanta enrolação na indicação que ao término da leitura…. Nem o governo do lules vai mais existir. Imagine os recursos…. Mas valeu cumpanheiro!!!

  • por Elismar, em 30.10.2023 às 12:21

    Adoro andar de bike com meu amigo Kelvin, garoto forte, conhece todas as cachoeiras da cidade.

  • por O CACERENSE, em 30.10.2023 às 11:42

    CACERES PRECISA COM URGÊNCIA UMA PISTA DE CICLISMO E MOTO CROS PRA PRATICA DE TREINO E COMPETIÇÃO QUE PODE SER NO MESMO LUGAR SO DEPENDE DOS POLITICOS FAZER UMA INDICAÇÃO PRA PREFEITA DEVIDO QUE TEMOS VARIAS AREAS OCIOSAS

 
Sitevip Internet