Notícias / Polícia

25/10/2023 - 09:04 | Atualizado em 25/10/2023 - 09:09

PF tenta prender 5 em nova fase de operação sobre os atos golpistas; Cacerense Fabrício Cisneiro é um deles

Por Globo.com

Arquivo

 (Crédito: Arquivo)
Polícia Federal tenta prender nesta quarta-feira (25) mais cinco suspeitos de envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro – quando vândalos invadiram e danificaram os prédios do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto, em Brasília.
 
Além dos mandados de prisão preventiva, a PF cumpre também 13 ordens de busca e apreensão contra 12 suspeitos em quatro estados. A operação foi autorizada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes.
 
A GloboNews apurou que Léo Índio, primo de três filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro, está entre os alvos de buscas. No fim de janeiro, a PF já tinha feito buscas em endereços dele em Brasília e no Rio.
 
Até as 9h50, quatro dos cinco mandados de prisão já tinham sido cumpridos. A TV Globo apurou que os alvos são:
  • José Carlos da Silva, de Cuiabá (MT) (também alvo de buscas);
  • Luiz Antônio Villar de Sena, de Cuiabá (MT);
  • Cézar Guimarães Galli Júnior, de Cuiabá (MT);
  • Fabrício Cisneiros Colombo, de Cáceres (MT);
  • Walter Pereira, de Santos (SP).
Esta é a 19ª fase da operação Lesa Pátria, iniciada ainda em janeiro. A etapa atual mira tanto os participantes dos atos golpistas quanto os incentivadores da ação.
 
Segundo a PF, há mandados sendo cumpridos em Cuiabá (MT), Cáceres (MT), Santos (SP), São Gonçalo (RJ) e em Brasília (DF).
 
Até a última atualização desta reportagem não haviam sido dadas informações sobre os alvos dos mandados de prisão e de busca e apreensão.
 
Segundo a PF, os fatos investigados incluem os seguintes crimes:
  • abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
  • golpe de Estado;
  • dano qualificado;
  • associação criminosa;
  • incitação ao crime;
  • destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido;
  • crimes da lei de terrorismo.
Léo Índio
 
Ainda nas horas seguintes aos atos de vandalismo em Brasília, em janeiro, Léo Índio publicou imagens em uma rede social em cima do Congresso Nacional e próximo ao Supremo Tribunal Federal (STF).
 
Em uma das postagens, ele aparece com os olhos vermelhos, segundo ele devido ao gás lacrimogêneo usado pela Polícia Militar.
 
Léo Índio no Congresso Nacional — Foto: Reprodução/Redes sociais
Em outro post, após a repercussão e em um ambiente que não parece ser a área central de Brasília, ele escreveu: "Muitos feridos, muitos socorridos. Patriotas não cometem vandalismo".
Léo Índio, que se descreve em suas redes sociais como sobrinho de Bolsonaro, foi candidato pelo PL à Câmara Legislativa do Distrito Federal em 2022, mas não foi eleito. Ele também atuou como assessor do senador Chico Rodrigues (União-RR).

Comentários

inserir comentário
14 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Zé goela, em 31.10.2023 às 13:20

    É João aquibeta .João Aguilera ou Aguilera? Seja qual for a sua alcunha só peço que desça do palanque saiba que em termo de roubalheira tanto esquerda, quanto direita não tem moral para trocar acusações. Te explico. Lula foi preso depois por incompetência de quem denunciou foi solto .bolsonaro que era um poço de honestidade perdeu as eleições e está sendo acusado por vários crimes e igualmente lula jura inocência o tempo todo. Eu te pergunto respeitosamente o que eu e vc temos a ver com isso?.lula e bolsonaro nem sabe da nossa existência acho perda de tempo a gente ficar discutindo por causa de políticos. Concorda?vamos estender a bandeira da paz? Bjo querido.

  • por João Aquibeta Soares, em 31.10.2023 às 06:29

    Taí uma coisa que eu concordo com o militante esquerdista Zé Goela ( nome de guerra nos .,,), como perder as eleições para um condenado e ex presidiário? Simples meu nome escriba: Onde a ignorância permeia floresce a corrupção e a socialização da miséria…. Porque são esses mesmos que elegem e mantem os corruptos no poder o que mais sofrem com miséria, desemprego,violência e falta serviço público de qualidade.Mas enquanto puderem vão se prestar ao triste papel de fiel cão de guarda .outro,ao referir a Zé Goela não tive nenhuma intenção de ser pejorativo a ponto de devolver me o título. Fiz por elegância de chamar as pessoas pelo nome que eles usam . Entendeu ou quer que eu desenhe.

  • por Zé goela, em 28.10.2023 às 14:32

    Meu caro João Aguilera Suares popular joao goela larga. passar vergonha é ficar 4 anos se intitulado o Salvador da patria e depois ser acusado de ser ladrão. Vergonha é ficar acampado na frente de quartel enquanto mito te abandona e pica a mula para os EUA portanto meu caro eu tbm te pergunto como vc se sentiu quando o seu mito te abandonou?.como vc sentiu quando o mito perdeu as eleições para um candidato que ele e toda sua militância chamava de ladrão?.Obs não vale falar que ouve fraude isso não cola mais.outra coisa desce do palanque.eleicoes só ano que vem.gostou do meu português?Obs não vale ser deselegante pois fui educadissimo com vc .bjo no seu coração querido.

  • por Matheus dos Santos, em 26.10.2023 às 06:43

    Ao nobre Lucas ,E Antonio e demais escriba de miolo mole esquerdista. Um resumo da ópera atual do lules cumpanheiro. 100 dias,100 rumo,100 plano, 100 picanha e 100 vergonha . E vocês todos felizes, pagando de classe média na era petistas com 18,00 de aumento no salário.

  • por E Antônio, em 25.10.2023 às 22:22

    Esse sim tá fechado com bolsonaro, calma q o bozo já já chega pra fazer companhia na Papuda

  • por João Aguibera suares, em 25.10.2023 às 21:16

    Perguntar não ofende: alguém consegue responder se o comentário do Zé goela está escrito em dilmes ou em lulanes . Ou serca ou cerca …. Esses eleitores esquerdistas fazem questão de passar lvergonha em redes sociais como fiel cão de guardar. Era mais agradável na época de campanha quando as esquina de Cáceres MT tinha palhaço fazendo L:

  • por Oiramozodrac, em 25.10.2023 às 19:31

    Esse, tal de Lucas, com certeza é candidato do PT, a vereador o ano que vem!

  • por Deisi, em 25.10.2023 às 15:50

    Bem feito, falta pegar o restante.

  • por Paulo, em 25.10.2023 às 14:52

    Lucas!!! Inútil é esse teu comentário carregado de ódio e desinformação. Cáceres infelizmente está parada no tempo, porque ainda existem pessoas que pensam igualmente a você meu caro. Enquanto as pessoas continuam votando em corrupto, amigo do futebol, compadre não sei da onde, sujeito boa pinta, pq falaram que ele é bom, termos desse tipo etc, a cidade vai continuar do mesmo jeitinho. Então meu caro, e outros mais que iram comentar após "criticando", parem de achar que o político é amigo, que o Estado é aquele paizão, e vão se informar e começar a exigir do político. Votaram no lula e ai? melhorou o quê? Tá tudo caro e afundando meu caro, infelizmente estamos indo para mesmo buraco, e olha quem nem votei nele.

  • por Cacerense em busca de progresso, em 25.10.2023 às 13:16

    Vixe, que tanto ódio.

Mais comentários
 
Sitevip Internet