Notícias / Politica

18/10/2023 - 06:22

Câmara aprova proposta de Pastorello para atendimento descentralizado de pediatria

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
 A Câmara Municipal de Cáceres aprovou uma indicação legislativa proposta pelo vereador Cézare Pastorello, do Partido dos Trabalhadores, que propõe a criação de um calendário com um dia da semana de pediatria em cada uma das Unidades Básicas de Saúde do município. A justificativa da proposta é a falta de transporte público coletivo na cidade, o que dificulta que pais e responsáveis levem seus filhos ao ambulatório da criança, especialmente quando se trata de consultas de rotina. A falta de acesso regular a cuidados de saúde tem levado as crianças a serem levadas ao serviço médico apenas em situações de urgência ou emergência, o que não é ideal para a promoção de uma saúde preventiva e abrangente.

A proposta visa garantir o acesso regular a cuidados de saúde para as crianças e proporcionar aos pais e responsáveis uma programação previsível para as consultas, facilitando o planejamento de suas agendas. Dados de outras cidades que implementaram medidas semelhantes demonstram um aumento significativo na procura por serviços pediátricos regulares, levando a uma redução nas visitas de emergência e hospitalizações de crianças devido a condições médicas que poderiam ter sido tratadas de forma preventiva.

A implantação do rodízio de pediatras nas Unidades de Saúde está em consonância com os esforços da Secretaria Municipal de Saúde em atingir as metas de atendimento para a saúde, especialmente no que se refere à atenção primária e à estratégia de saúde da família. Além disso, está alinhada com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), que preconiza a universalidade, a integralidade e a equidade na assistência à saúde.

A proposta foi aprovada pela Câmara Municipal de Cáceres no dia 16 de outubro de 2023 e será encaminhada à Excelentíssima Prefeita Eliene Liberato para análise e possível implementação. Acredita-se que essa proposta é viável e necessária para melhorar a situação da pediatria em Cáceres e contribuir para o desenvolvimento saudável das crianças e dos adolescentes, que são o futuro do nosso país.

Leia a propositura aprova, na íntegra, aqui:
https://sapl.caceres.mt.leg.br/media/sapl/public/materialegislativa/2023/7333/i_-_2022_52_-_eliene_-_pediatria_nas_ubs.pdf

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet