Notícias / Politica

11/10/2023 - 08:09

Pastorello propõe busca ativa e vacinação nas escolas municipais

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
A Câmara Municipal aprovou a proposta de realização de uma campanha de busca ativa de alunos da rede municipal de ensino que não tenham o esquema vacinal completo. A proposta é do vereador Cézare Pastorello, do Partido dos Trabalhadores, e foi encaminhada à prefeita Eliene Liberato.

"Não temos transporte público coletivo, e temos baixa cobertura da saúde básica. Portanto, é mais difícil que a criança chegue até as vacinas, vamos fazer as vacinas chegarem às crianças, por meio das escolas e creches, que estão muito mais espalhadas na cidade" explica Pastorello.

A indicação legislativa considera os baixos índices de vacinação infantil no Brasil, comparados aos ideais, a eficiência das campanhas de vacinação realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde nas Escolas Estaduais.
O objetivo é garantir que todos os alunos da rede municipal tenham acesso às vacinas necessárias e estejam protegidos contra doenças infecciosas. A busca ativa consiste em identificar os estudantes que não foram vacinados ou que não completaram o esquema vacinal e realizar ações para imunizá-los.

A vacinação infantil é uma etapa fundamental para o desenvolvimento saudável de todas as crianças. As campanhas de vacinação em massa são responsáveis pela imunização geral da população e pelo controle de doenças, tanto que muitas delas foram erradicadas no Brasil, como a varíola e poliomielite. Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), as vacinas infantis salvam a vida de 4 milhões de crianças a cada ano.

No entanto, a cobertura vacinal no Brasil vem despencando nos últimos anos. De acordo com o Programa Nacional de Imunizações (PNI), em 2022, apenas 63% das crianças menores de um ano receberam todas as doses das vacinas recomendadas. O ideal seria alcançar 95% de cobertura vacinal para garantir a proteção coletiva.

A queda na vacinação infantil pode trazer graves consequências para a saúde pública, como o retorno de doenças que já estavam controladas ou eliminadas, como o sarampo, a coqueluche e a difteria. Além disso, pode comprometer o avanço na erradicação da poliomielite e da rubéola.

Protagonismo

Durante a pandemia causada pela novo coronavírus, o vereador Pastorello usou intensamente suas redes sociais para incentivar as pessoas a acreditarem na ciência e na vacinação. Suas redes chegaram a servir de veículo oficial de informações para pontos, grupos e condições para vacinação. Graças a ele, foram priorizados grupos como doadores de sangue e comércios, em paralelo à vacinação por idade. Com isso, respeitando o PNI, foi feita a imunização horizontal (por idade) e vertical (por grupos contactantes) resultando em expressiva redução dos casos de internação e óbito. 

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet