Notícias / Politica

25/09/2023 - 09:21

Cáceres, Pontes e Lacerda e Mirassol podem aumentar número de vereadores

Por Thaís Fávaro/RDNEWS

RDNEWS

 (Crédito: RDNEWS)
Após resultado de censo, MT pode eleger até 76 novos vereadores. Definição depende de decisão individual de cada Câmara Thaís Fávaro Cuiabá não é o único município de Mato Grosso que pode ter aumento no número de vereadores, mais 23 têm direito.

De acordo com o resultado do último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado no dia 28 de junho, outras cinco Câmaras Municipais  podem alterar as Leis Orgânicas para aumentar o número de parlamentares nos seus respectivos Legislativos.

Outras 18 cidades já tinham a possibilidade de aumentar as cadeiras desde o censo anterior. Ao todo, conforme a reportagem apurou, Mato Grosso pode eleger até 76 vereadores a mais nas eleições de 2024.

A possibilidade de ampliação no número de cadeiras do Legislativo varia de acordo com o índice populacional de cada município.

A Constituição Federal estabelece que, com o crescimento populacional, pode-se aumentar o número de representantes no Legislativo.

Segundo o IBGE, atualmente a população de Cuiabá é de 650.912 mil habitantes.

Até 750 mil habitantes, o município pode contar com  27 vereadores.

O aumento, inclusive, foi aprovado em primeira votação pela Câmara na última quinta-feira (21).

Onde a população varia entre 160 mil e 300 mil habitantes, o número de vereadores permitido é de até 21, que é o caso de Sinop, atualmente com mais de 196 mil habitantes e apenas 15 vereadores.

Municípios com uma população entre 80 habitantes e 120 mil habitantes podem ter até 17 vereadores.

É o caso de Primavera do Leste e Cáceres, atualmente com 15; Tangará da Serra que possui 14; Sorriso com 11 e Lucas do Rio Verde que tem 9 vereadores.

Cidades com população entre 50 mil e 80 mil habitantes podem ter até 15 vereadores.

Neste cenário se encontram Alta Floresta, que tem atualmente 13 parlamentares; Pontes e Lacerda, que tem 11 e Nova Mutum com 9 vereadores.

Cada Câmara pode optar ou não pelo aumento de cadeiras, já que isso não aumenta os custos ao Poder Público Municipal. As novas vagas, se aprovadas, serão criadas por meio de um projeto de lei que irá alterar a Lei Orgânica do Municipal.

Comentários

inserir comentário
4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por duarte, em 26.09.2023 às 07:53

    é mais dinheiro de pagadores de impostos jogados fora, já basta os que temos e pouco produzem, alguém viu algum vereador nos bairros, verificando junto ao seu eleitorado quais são as necessidades do bairro, se existe algum eu ainda não vi.

  • por Esclarecedor, em 26.09.2023 às 07:41

    Que país é esse que o povo que o dorme em berço esplêndido, reage sociedade organizada, vamos anular esse absurdo. chega de engordar rato com nosso suor, para que aumentar esse corja de vagabundos.

  • por PAULO CESAR, em 25.09.2023 às 18:39

    Mais gente ocioso para gastar dinheiro, o povo é muito pacifico. Tem gente ali que vai aposentar como vereador e nunca fez nada. Mas o povo tem o que merece.

  • por lucas, em 25.09.2023 às 13:27

    Já bastam essas porcarias que estão lá, aumentar ainda mais, que país é esse, que situação, os ratos de esgotos chegam a lamber o beiço vendo isso...

 
Sitevip Internet