Notícias / Educação

24/09/2023 - 08:58 | Atualizado em 26/09/2023 - 12:08

Unemat comemora hoje 45 anos com ampla programação em Cáceres

Por Danielle Tavares

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) vai celebrar seus 45 anos de existência em cerimônia realizada hoje (26/09), no Auditório Edival dos Reis, na Cidade Universitária, das 14h00 às 19h00.

A programação, aberta à comunidade, inclui reunião dos conselhos e Sessão Solene da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), que acontecerá em Cáceres (217 km de Cuiabá), cidade onde nasceu a Unemat e, atualmente, abriga a sua Sede Administrativa.
 
PROGRAMAÇÃO:
Data: 26 de setembro de 2013.
Local: Auditório Edival dos Reis, Cidade Universitária Unemat / Cáceres.
 
14h00: Sessão Solene da Unemat
A Unemat vai promover sessão solene conjunta do Conselho Curador (Concur), Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe) e Conselho Universitário (Consuni), formados por alunos, professores e profissionais técnicos dos 13 câmpus da Instituição.
 
17h00: Sessão Solene da Assembleia Legislativa de MT
Os representantes do Legislativo irão conceder Moção de Aplausos da Assembleia Legislativa de MT aos primeiros diretores de cada câmpus da Universidade.
 
45 ANOS DE HISTÓRIA

No dia 20 de julho de 1978, foi criado o Instituto de Ensino Superior de Cáceres (Iesc), que traz em sua história a marca de ter nascido no interior, com a meta de promover o ensino superior e a pesquisa. Em 19 de dezembro de 1985, o Poder Executivo Estadual institui a Fundação Centro Universitário de Cáceres (Fcuc), vinculada à Secretaria de Educação e Cultura do Estado de Mato Grosso. Em 17 de julho de 1989, passa a denominar-se Fundação Centro de Ensino Superior de Cáceres (Fcesc). 

Em 16 de janeiro de 1992, passa a denominar-se Fundação de Ensino Superior de Mato Grosso (Fesmat), época marcada pela expansão para outras regiões de Mato Grosso. O primeiro núcleo criado fora de Cáceres é o de Sinop, em 1990, seguido pelos de Alta Floresta, Alto Araguaia, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda e Luciara em 1991, Barra do Bugres e Colíder em 1994, Tangará da Serra, em 1995, e Juara, em 1999.
Em 15 de dezembro de 1993, institui-se a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), transformando em câmpus os antigos núcleos pedagógicos.

Em setembro de 2013, a Unemat recebe em transferência os cursos de graduação em Direito, Enfermagem, Educação Física e Administração oferecidos pela Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Diamantino (Uned) e, em dezembro do mesmo ano, a Universidade assume os cursos da União do Ensino Superior de Nova Mutum (Uninova), passando a ter 13 câmpus.

Hoje, cerca de 23 mil alunos são atendidos pela Unemat em 13 câmpus, 21 núcleos pedagógicos e 11 polos educacionais de Educação a Distância, estando presente diretamente em 47 municípios e, indiretamente, em todo o Estado. Atualmente, a Instituição conta com 60 cursos presenciais de oferta contínua, além de 106 cursos em modalidades diferenciadas. Já na pós-graduação, a Unemat possui quatro doutorados institucionais, dois doutorados interinstitucionais (Dinter), três doutorados em rede, 11 mestrados institucionais,11 mestrados profissionais e 18 especializações.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Sérgio de Oliveira, em 24.09.2023 às 11:46

    Importante ressaltar o papel do primeiro e eterno reitor Carlos Alberto Reyes Maldonado, sem o qual não haveria a Unemat como se conhece hoje. Um histórico da instituição sem mencionar o nome de Maldonado soa a apagamento.

 
Sitevip Internet