Notícias / Politica

11/09/2023 - 12:12 | Atualizado em 12/09/2023 - 10:29

​Via alternativa

Por Da Redação

A Federação formada pelo PT, PC do B e PV, acelerou o processo de construção de um bloco para a disputa das prefeituras em Mato Grosso. Os partidos que estão na base do governo federal como PSD, Republicanos e MDB, foram convidados a compor alianças nos municípios no ano que vem. Em Cuiabá, o senador e ministro Carlos Fávaro (PSD), já colocou a legenda na pré-campanha do deputado estadual Lúdio Cabral (PT). Em Cáceres, o irmão de Lúdio, James Cabral também trabalhar pré-candidatura a prefeito. Ele também já iniciou conversas com o Republicanos do deputado estadual Valmir Moretto, com o PSD, cujo o maior nome em Cáceres é o ex-reitor da Unemat, Taisir Karim e deve se reunir com Marcinho Lacerda do MDB. A movimentação marcou a semana em que o PT descartou composição com a atual prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB). Se James fechar esse bloco, poderá ter em seu palanque o ex-deputado federal doutor Leonardo (Republicanos), o vereador Celso Silva (Republicanos), o vice-prefeito Odenilson Silva (Republicanos), Irajá Lacerda (PSD) e até o ex-prefeito Túlio Fontes (PSB). No sábado, 9, em entrevista ao Mídia News o presidente da partido da prefeita Eliene, deputado estadual Maxi Russi disse que é simpático as candidaturas do PT e manifestou simpatia pelo nome de Lúdio Cabral
 
Inferno astral
 
O desdém do PT, foi só uma das pauladas que a atual prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB), levou de adversários na semana passada. Apanhou do ex-prefeito Francis da Orla (PSDB), que literalmente a chamou de incompetente. Eu particularmente, acho que o ex-prefeito, jamais aceitará que alguém seja melhor que ele, especialmente, quando esse alguém já foi seu ‘subalterno’.
 
Mas...
 
Francis não soube se posicionar nas críticas, na minha opinião. Do ponto de vista de gestão da máquina, Eliene tem errado por não profissionalizar setores vitais. Por conta disso, perdeu e irá perder uma série de companheiros em curto prazo. Politicamente, porém, a sua gestão é uma catástrofe. Ao escolher governar com ‘amigos’, afastou aliados da eleição e agora não tem volta. Vai ter que ir para a reeleição com um monte de antipáticos sem votos e que não somam nada eleitoralmente. Pelo contrário, só estão gerando desgastes.
 
Perdida
 
Ao invés de trabalhar no macro, a prefeita de Cáceres, erra ao priorizar o micro. Tirou o suplente de vereador João Resende de Francis, para colocar em lugar de Fonseca na coordenação da Obras. Errou feio, pois Fonseca, além de bom e dedicado no que faz, é um baita cabo eleitoral. Anda a zona rural toda, o tempo todo, e defende a gestão.
 
Fracos
 
O prefeito de uma cidade como Cáceres, que nem a Eliene é hoje, tem um canhão político na mão para usar. São 17 cargos de primeiro escalão incluindo, a Águas do Pantanal e a Previ. Mas, no caso particular de Eliene, setenta por cento, isso mesmo, setenta por cento dos ocupantes destes cargos não sabem e não fazem POLÍTICA PARTIDARIÁ. São incapazes de sair dos gabinetes e irem para as ruas mostrar o trabalho e defender a gestão e a prefeita.
 
Sadomasoquismo
 
No dia que o vereador presidente da Câmara de Vereadores de Cáceres, Luiz Landim (PV) me disse que foi convidado por Francis para fazer do grupo político, eu, aproveitando da minha amizade pessoal e irmandade religiosa, esculhambei Landim. Falei: ‘quem faz uma, faz duas.’ Não precisou ir muito longe para atestar o que falei. Na semana passada, em um podcast, Francis detonou Landim.
 
Prefeito de fato
 
Criou um mal estar sem precedentes na gestão da prefeita de Cáceres, as críticas do jornalista Romilson Dourado ao secretário de Turismo e Cultura, Claudio Henrique Donadoni. Apesar de saber os reais motivos das críticas, é preciso deixar claro que o dono do RDNEWS não exagerou muito não. Só faltou falar da maior qualidade do secretário, que inclusive é a responsável pela suas saídas das secretaria e Assistência Social e de Governo. Eliene pode pagar um preço alto por bancar a maior parte dos seus secretários. Aliás, já está pagando.
 
Rendimento fraco
 
Pelo material postado no site da prefeitura de Cáceres, a maioria das secretarias e coordenações são improdutivas. Se nos canais de comunicação não tem informações de ações da gestão como um todo, imagina nos veículos de comunicação da cidade. Mais uma situação que precisa ser ajustada urgentemente. Quem é o secretário de governo mesmo? Ele tem autonomia para alguma coisa? Ele entende de comunicação integrada profissional?
 
De volta
 
O ex-deputado federal Pedro Henry já é presença frequente em Cáceres após anos. A frente do antigo Hospital Santa Lucia, o dono da TV Descalvados e ex-vice-prefeito da cidade, PH já participa das discussões políticas com vistas a eleição municipal do ano que vem. Nesta semana deverá conceder entrevistas em vários canais de comunicação para falar do atual momento da cidade e qual tipo de gestão ela deve ter.

Comentários

inserir comentário
6 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por José Carlos Zeca Pouso, em 12.09.2023 às 10:43

    Canditados apoiado por Tulio Fontes jamais chegarás a lugar algum. O exemplo recente foi a derrota de Valdeniria. Como é sabido e notório TE da Ponte pra la não tem votos nem para presidente de bairro.

  • por DG, em 12.09.2023 às 07:19

    PH esta voltando pra Cáceres crescer novamente!!!

  • por Letícia, em 11.09.2023 às 17:41

    Infelizmente Eliene caminha puxando 12 tombeira improdutiva, no primeiro escalão salva pouco. E com o curto espaço de tempo restante vai ser difícil reverter. Tem e continua com grande desgaste com servidores municipais, Seus correligionários comem em sua mesa e não defendem nem o prato que come, Eliene deveria fazer uma ampla reforma trocar 12 só já dá para começar

  • por FABIANO, em 11.09.2023 às 16:37

    Uma coisa e certa, reeleição de Eliene já era.

  • por Cacerense em busca de progresso, em 11.09.2023 às 13:58

    O PT tá vendo o barco a deriva, já estão pulando fora.

  • por o cacerense, em 11.09.2023 às 13:58

    PÓ CRÊ VAI TER MUITA SOPREZA PARA O ANO QUE VEM O TANTO DE CANDIDATO QUE VAI APARECER SÓ DEUS NOS ACUDA SÔ TEM UMA PESSOA QUE PODE LEVANTAR PROGRESSO DE CÁCERES QUE CONHECE TODAS OS TRAME PARA CONSEGUIR RECURSOS QUE E NA CAMARÁ DOS DEPUTADOS E DO SENADO .....( P H )

 
Sitevip Internet