Notícias / Politica

10/09/2023 - 09:38

FALANDO DIRETO:Câmara e Justiça Federal levam cidadania para estudantes da zona rural de Cáceres

Por Marcio Camilo/Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Levar noções de cidadania a estudantes da zona rural. Foi com esse intuito que ocorreu, na segunda-feira (4/9), a aula inaugural do projeto Falando Direito, na Escola Municipal Buriti, localizada no distrito Vila Aparecida, a cerca de 50 km do centro de Cáceres. A iniciativa é uma parceria entre Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE), o  Instituto Brasileiro de Educação em Direitos e Fraternidade (IEDF), a Câmara Municipal e a prefeitura de Cáceres, e tem como objetivo levar noções de cidadania às crianças e adolescentes das regiões mais afastadas do perímetro urbano do município.  

Estudantes do oitavo e nono ano lotaram uma das salas da escola para assistir a aula inaugural, que foi proferida pela juíza federal Ana Lya Ferraz. O tema da conversa com a garotada foi cidadania e internet. 

"Hoje, a noção de cidadania não pode ser separada da cidadania digital. Porque no nosso convívio social, nos dias atuais, ela ultrapassa o convívio físico, e entra dentro do mundo virtual, em que uma palavra atinge milhões pessoas", destaca a juíza.

Ela ressalta que a missão do Falando Direito é fazer com que crianças e adolescentes compreendam que o respeito ao próximo deve ser observado, "independentemente do convívio: seja ele público/físico, seja ele no ambiente virtual. É mostrar que do outro lado da tela existe um ser humano", disse. 

Já o presidente da Câmara de Cáceres, vereador Luiz Landim (PV), acrescenta que é fundamental o Poder Legislativo participar de projetos como esse. Ele entende que, para além de criar leis e fiscalizar as ações do Executivo, também é função do parlamento promover a cidadania à população cacerense.   

"É importante trazer o projeto para o Distrito de Vila Aparecida, porque esses jovens possam, talvez, ter menos acesso a esse tipo de informação. Então fico feliz do Legislativo estar junto com o Judiciário e o Executivo, levando conhecimento e cidadania para essa juventude", disse Landim. 
A aula inaugural do Falando Direito ocorreu em formato híbrido (online e presencial). No modo online, participaram do evento o presidente da Ajufe, Nelson Gustavo Mesquita Ribeiro Alves; o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Reynaldo Soares da Fonseca; e a presidente do Instituto Brasileiro de Educação em Direitos e Fraternidade (EIDF, Sandra Taya. 

Já no modo presencial, além da juíza federal Ana Liy Ferraz e o presidente da Câmara, Luiz Landim, participaram da aula inaugural, o vice-prefeito de Cáceres, Odenilson José da Silva; o vereador Rubens Macedo (PRTB), e a diretora da Escola Buriti, Sebastiana Aparecida Souza Nunes.  

Ao todo, o projeto contará com mais 14 aulas de noção de cidadania aos alunos e alunas da Escola Buriti.
 
Essa será a segunda turma que o projeto está formando. A primeira foi de alunos da Escola Municipal Vitória Régia. As aulas ocorreram ao longo de um mês, no plenário da Câmara Municipal, no Centro Histórico da Cidade. 
 

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Sir_Duvel, em 10.09.2023 às 09:45

    Sou servidor da rede e até agora não entendi qual o papel da Câmara nisso, além de sair nas fotos. Poderia me explicar? A Justiça Federal dá as aulas, a prefeitura dá o suporte (escolas, alunos, apoio logístico), e a Cãmara, faz o que exatamente? É muito oportunismo né não?

 
Sitevip Internet