Notícias / Politica

06/09/2023 - 08:23

Mistério: Sindicância da Câmara não encontra documentos e nem as contas do ex-prefeito Francis

Por Sinézio Alcântara/Expressão Notícias

Expressão Notícias

 (Crédito: Expressão Notícias)
O desaparecimento da documentação das Contas de Governo, exercício de 2014, do ex-prefeito Francis Maris Cruz (PSDB) está envolto em mistério. A Sindicância Administrativa instaurada, pela Câmara Municipal, para apurar constatou que, sumiu toda documentação que pudesse esclarecer o caso.

       A investigação da comissão encerrada no dia 18 de agosto durou 90 dias e não encontrou nem vestígio da documentação. Além das contas, não foram encontrados registros como a ata, o Decreto Legislativo, e até mesmo o livro de protocolo de entrada de documentos da época.  

      Formada por servidores, a comissão chegou à conclusão de que os documentos não foram dado entrada na Câmara, o que se supõe que as contas não foram votadas.

      Contudo, o diretor legislativo, um dos membros da comissão disse, em depoimento, que a época um servidor fez um link com as pautas das sessões dos anos de 2015 e 2016 e gravados em HD, mas que foram queimados no incêndio, segundo o Corpo de Bombeiros, criminoso do prédio antigo da Câmara.
 
 
      Diante do imbróglio, o presidente da Casa, vereador Luiz Landim (PV), marcou para a próxima sexta-feira (08/09), uma reunião com os demais vereadores para decidir: ou marcam votação ou encaminham ofício ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), relatando o acontecido.


     A proposta de votação é rejeitada pela maioria: “Não podemos assumir um compromisso que não é nosso” advertiu na última sessão, o vereador Flávio Negação (UB). Além da defesa na rejeição da sugestão, Negação suspeita do desaparecimento das contas.

    “Esta Casa não pode simplesmente ignorar. O desaparecimento dessa documentação é muito grave. Temos que esclarecer essa situação. Vamos recorrer ao Ministério Público, ao Tribunal de Contas. Existe algo muito grave por traz disso” afirmou.

     “Quem irá decidir será a plenária. Mas, no meu entendimento, não deveria votar. Não podemos nos responsabilizar por fatos ocorridos em outra gestão” opina Landim. “Não participamos de nada. A maioria aqui não era nem vereador. É problema da legislatura anterior” disse o vereador Marcos Ribeiro.”.
 
Ex-presidentes confirmam votação

     Ex-vereadores Alvasir Alencar e Marcinho Lacerda, confirmam a votação e aprovação das contas de governo do ex-prefeito Francis Maris Cruz, ano 2014, período em que presidiram o Legislativo Municipal, entre os anos de 2013 a 2016.

    “Me lembro perfeitamente que as contas foram votadas e aprovadas. Essa documentação não pode ter desaparecido. Toda eleição tem ata. Elas (contas) estão registradas em algumas. Ou será que sumiu até as atas?” indaga Alencar.

    “Não me recordo ao certo quem teria votado contra. Mas sei que foi votada e aprovada pela maioria” frisa Marcinho Lacerda, assinalando que “o ex-prefeito era muito legalista. Me lembro que todas as contas dele foram aprovadas”.

“Absolutamente tranquilo” diz Francis

     O ex-prefeito Francis diz que está “absolutamente tranquilo” em relação ao ocorrido. “Os vereadores da época acompanharam o parecer do tribunal votando e aprovando as contas. Essa e outras contas da minha gestão foram todas aprovadas. Fizemos tudo dentro da legalidade. Se desapareceu o problema deles. Estou absolutamente tranquilo”.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Sir_Duvel, em 10.09.2023 às 09:51

    Devem estar escondidas dentro de alguma coxinha kkkkkkkkk

 
Sitevip Internet