Notícias / Politica

06/09/2023 - 08:18

Vereador defende alteração no horário de trabalho para proteger trabalhadores de longo período de exposição ao sol

Por Sinézio Alcântara/Expressão Notícias

Expressão Notícias

 (Crédito: Expressão Notícias)
Uma indicação aprovada por unanimidade na Câmara de Cáceres, ressalta a preocupação do vereador Franco Valério (Pros), com algumas classes de trabalhadores, castigados pelo forte calor, dos últimos tempos, diante do longo período de exposição ao sol, no horário de trabalho.

     Franco sugere, através da indicação, que a Assembleia Legislativa, assim como a prefeitura de Cáceres, altere o horário de trabalho dos trabalhadores. A proposta, justifica o autor, tem por finalidade, incluir, dentre os fatores de risco que afligem os trabalhadores, a exposição à radiação solar.

     Franco cita como principais beneficiados pedreiros, garis, entregadores de encomendas e todos que permanecem por mais de 30 minutos expostos ao forte calor que, nos últimos tempos atinge até 40ºC em algumas cidades, do Estado, principalmente, Cuiabá e Cáceres.

     O vereador observa que “a situação é preocupante”. Explica que “a exposição direta da pele a altas temperaturas é o principal desencadeador de câncer de pele. E, que as campanha de esclarecimentos à população não protegem adequadamente os trabalhadores”.
 
 
    Franco defende a proposta assinalando que “os empregados não podem optar, sob o horário de trabalho sob pena de demissão, bem como não podem arcar com os custos de equipamentos de proteção”.

     Cita que a ideia é “fomentar” discussão técnica, no âmbito do Ministério do Trabalho e Emprego, para que médicos e engenheiros do trabalho definam a forma adequada de proteger o trabalhador. A indicação foi encaminhada ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho e a prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias.

Comentários

inserir comentário
5 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Talita, em 07.09.2023 às 06:16

    Ele está certo, quem fica aí criticando, você gostaria de trabalhar o dia inteiro no sol?

  • por ADERLAN, em 06.09.2023 às 15:28

    Este cara é um tremendo babaca. Legislar sobre direito trabalhista é de competência exclusiva da União e sobre direito administrativo a competência é de cada ente, sendo que no caso de servidores a proposição é do Executivo. Vamos brincar de pé na bunda no ano que vem, a gente entra com o pé e ele com a bunda.

  • por lucas, em 06.09.2023 às 13:30

    Queria saber quem teve a coragem de jogar um voto fora e ajudar a eleger esse sujeito inútil/ Quem votou nele que apareça por favor, pra que lhe dar uma puxão de orelha bem dado, hum, vê se aprende e não vote nesse sujeito o ano que vem por favor, dessa vez passa, kkkkkkkkkkk, tá doido mano, como podem eleger esse fanfarrão...

  • por VERGONHA DE MORAR EM CACHACERES, em 06.09.2023 às 09:05

    2024 ta chegando, não aguento mais esse cara!

  • por cacerense em busca de progresso, em 06.09.2023 às 08:58

    Esse vereador é simplesmente um fanfarão

 
Sitevip Internet