Notícias / Politica

17/08/2023 - 11:58

Pastorello propõe inovação ecológica para calçadas em Cáceres: Um passo à frente para o meio ambiente e os mais necessitados

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Cáceres, 15.08.2023 — O Vereador Cézare Pastorello-PT, tem demonstrado mais uma vez seu comprometimento inabalável com os cidadãos menos favorecidos e com o meio ambiente. Em uma proposta que se destaca por sua visão progressista, Pastorello apresentou ao plenário uma indicação que visa não apenas atender às necessidades dos cidadãos de baixa renda, mas também promover uma ação ecológica na cidade. A propositura foi aprovada por unanimidade na sessão de segunda-feira, dia 14.

Em sua propositura, o vereador aborda a preocupação com a destinação dos resíduos da construção civil, aliando-a aos princípios da redução, reutilização e reciclagem de materiais. Pastorello destaca a necessidade de garantir a permeabilidade do solo, o que é essencial para a saúde do ambiente urbano. Com base em um estudo realizado na PUC-Goiás, ele propõe a utilização de resíduos de construção civil e demolição para a construção de calçadas ecológicas permeáveis em áreas públicas e para a população de baixa renda.

O vereador destaca que a cidade de Cáceres tem enfrentado desafios relacionados à pavimentação e drenagem, consequências de um passado em que a infraestrutura urbana não acompanhou o crescimento da ocupação. Com essa proposta inovadora, Pastorello busca não somente enfrentar esses problemas, mas também estabelecer um modelo de desenvolvimento urbano que esteja em harmonia com o meio ambiente e beneficie diretamente os habitantes mais vulneráveis.

A utilização de resíduos de construção civil nas calçadas ecológicas não apenas reduz a necessidade de extração de novos recursos naturais, mas também contribui para a redução da poluição ambiental. A reutilização desses materiais duráveis e resistentes confere uma vida útil prolongada às calçadas, minimizando a necessidade de manutenção frequente. Além disso, a permeabilidade das calçadas ajuda a prevenir o acúmulo de água e o consequente "afundamento" da base, melhorando a durabilidade e a segurança das vias.
O enfoque ecológico da proposta do Vereador Pastorello está em linha com os princípios de desenvolvimento urbano sustentável e economia circular, que valorizam a reutilização e reciclagem de materiais. Além dos benefícios ambientais, essa abordagem também proporciona impactos positivos na conscientização da população sobre a importância de práticas sustentáveis e na redução da pegada ecológica da cidade.

Ao adotar essa estratégia inovadora, a Prefeitura de Cáceres não apenas estará aprimorando a infraestrutura urbana, mas também promovendo um ambiente mais saudável e acessível para todos os cidadãos, em especial aqueles em situação de vulnerabilidade. A proposta do Vereador Cézare Pastorello é um exemplo de como a atuação política pode ser moldada para atender aos interesses da sociedade e do meio ambiente de maneira integrada e progressista.

Para leitura da propositura, justificativa e projeto, clique abaixo:
https://bit.ly/CalcadasEcologicas

Comentários

inserir comentário
4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por DG, em 18.08.2023 às 13:20

    Concordo em partes com o nobre vereador, porem em uma cidade/vila que 70% das ruas são de cascalho, poderíamos fazer mais por essa questão do que propriamente por causadas. Temos prioridades maiores e essa questão que deveríamos debater diuturnamente antes das calçadas. Mais acho interessante o tema do vereador.

  • por Márcio Lemes, em 18.08.2023 às 06:48

    Para uma cidade como Cáceres, mais importante que calçada ecológica é a arborização. E essa gestão está acabando com qualquer estímulo dos cidadão terem árvores. Como disse o colega no outro comentário, quem tem árvore está com problemas no descarte das folhas, pois a coleta de lixo não recolhe mais. E daí fazemos o quê? Colocamos fogo nessas folhas ou cortamos as árvores e acimentamos tudo pra cidade ficar ainda mais quente? É inadmissível que uma cidade que diz querer ser uma potência turística não tem sequer um plano de descarte desse tipo de resíduo.

  • por Paulo Renato, em 17.08.2023 às 18:24

    Meu nobre vereador! Permita -me com o devido respeito questionar as suas alegóricas falácia e poucas produtividade efetiva em favor dos munícipe: De um passeio a pé entre a câmara até a beira do rio Paraguai. Vá de um lado e volte do outro . Veja a situação precária, deplorável e crítica dos desnível das calçadas e proponha um nivelamento único das calçadas no centro. Tente um projeto com parceria público / privado . Mas tome cuidado para não cair nesse percurso, quebrar o pé, torcer o joelho e lesionar a coluna. Saia do ar condicionado.

  • por Cacerense em busca de progresso, em 17.08.2023 às 14:24

    Gostaria que essa gestão fizesse coletas de folhas na cidade, pós é sabido que praticamente todos os imóveis de Cáceres, possuem árvores no quintal (mangueira, goiabeiras e outros), mesmo acondicionado em sacos não fazem o coleta, vale ressaltar que anteriormente fazia a coleta. Fica aqui o meu pedido.

 
Sitevip Internet