Notícias / Polícia

02/08/2023 - 13:49 | Atualizado em 02/08/2023 - 14:14

4ª Vara Criminal de Cáceres emite 17 mandados contra os intocáveis da fronteira

Por João Arruda

Com 17 mandados ,04 de prisões e 13 de buscas e apreensões emitidos pela 4° Vara Criminal em Cáceres- 210 quilômetros Oeste de Cuiabá -', nas primeiras horas desta quarta feira (02), policiais federais e um esquadrão do Batalhão de Operações Espaciais de Mato Grosso,  cumpriram as ordens judiciais nos municípios situados na fronteira com a Bolívia: Mirassol do Oeste; Porto Esperidião e Sapezal.

Aeronaves; carros de luxos; cabeças de gado, foram apreendidos,  além de fazendas e empresas bloqueadas. Esse foi o resultado da primeira fase da " Operação os Intocáveis ",  os presos e bens apreendidos foram encaminhados para a sede da Policia Federal em Cáceres.

Conforme informações da PF, o bando desarticulado nessa etapa da operação,  se fazia ostentar um padrão de vida incompatível com a renda. 

Viagens; passeios aéreos e aquisição de carrões  faziam parte da rotina da organização criminosa que, de acordo com as investigações,  internavam entorpecentes ( cocaína), em território brasileiro. 

Para dar lastros às suas ações, utilizavam empresas para lavar os ganhos decorrentes das transações financeiras ilícitas.  Essas empresas também foram alcançadas nessa ação da Policia Federal. 

A Quarta Vara Criminal em Cáceres,  foi criada recentemente,  tendo o magistrado Elmo Lamóia como titular,  no mês passado,  essa Especializada emitiu 91 mandados,  que a exemplo de hoje teviram os mesmos fins, ou seja frear e prender traficantes dentro e fora do Mato Grosso. 

A operação segue,  os presos serão interrogados na PF, passarão por exames de corpo de delito, ficarão à disposição da Justiça,  em cárcere,  na Cadeia Pública local. Uma das aeronaves apreendidas está em nome de Thiago Pereira da Silva,  modelo Ipanema.

Se sentido acima da Lei, Thiago Pereira da Silva, conhecido como " El Capo da Fronteira", exibia farto arsenal de grosso calibre,

. E, no  acampamento intervencionista diante do Exército Brasileiro (II Batalhão de Fronteira),  em Cáceres,  se fez presente junto a outros comparsas, até à sua prisão preventiva decretada,  era tido como "famanaz* " na área de fronteira. O termo famanaz , decorre do verbete pantaneiro sinônimo de faz chover e ou desmancha festas.   

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet