Notícias / Polícia

21/07/2023 - 12:15

4ª Vara Criminal de Cáceres 'abre a caixa de ferramentas' com 91 mandatos

Por João Arruda

A recém criada Quarta Vara Criminal, sob a titularidade do magistrado Elmo Lamóia,  em Cáceres- 210 quilômetros Oeste de Cuiabá -',  abriu seus trabalhos com uma tarrafada de 91 mandados judiciais,  entre prisões e de buscas/apreensões,  na Operação batizada de Krakem,  coordenada pela Polícia Civil de Cáceres,  através do delegado Marlon Nogueira e a delegada Cíntia Cupido, ainda outras delegacias de vários municípios,  notadamente da região de Fronteira. 

Até o momento 10h36, no Centro Integrado de Segurança e Cidadania ( Cisc), a reportagem apurou que já foram 04 pessoas presas decorrentes dos mandados. Apenas um deles foi identificado trata se do operador de caixa do Posto Tuiuui,  Marciano Pereira da Silva (34). Contudo, não há maiores informações sobre quais acusações Marciano estaria respondendo. Os investigadores iniciaram à bagualhar* ainda no final da madrugada , Marciano foi enquadrado no instante em que passava a função para outra pessoa da mesma empresa. 

Todos os presos foram submetidos à exames de corpo de delito,  na Polícia Forense de Cáceres,  anexa ao Cisc. Após praxe,  estão sendo interrogados pelas autoridades responsáveis pela operação. 

De acordo com press release,  distribuídos aos veículos de imprensa,  trata se de uma investigação que consumiu vários meses, até chegar aos suspeitos,  inclusive com quebras de sigilos fiscal e telefônicos,  devidamente autorizados pelo Poder Judiciário de Mato Grosso. 

Conforme,  nota esparramadas nas redes sociais ao sabor do vento deste inverno,  a organização criminosa operava em várias frentes com internação de entorpecentes no território brasileiro,  lavagem de dinheiro,  associação para a prática de crimes hediondos entre outras acusações. 

A reportagem não conseguiu o contato da assessoria jurídica do Marciano Pereira,  apenas seu automóvel permanecia no pátio de local de trabalho desde que foi conduzido pelos agentes policiais. 

No Cisc,  a reportagem obteve a informação de que o delegado Marlon Nogueira,  prosseguia juntos aos policiais e seus pares dando sequência na "bagualgação", assim como as congêneres de Cáceres,  Mirassol do Oeste,  Rio Branco,  São José dos Quatro Marcos e outras. 

* O termo bagualhar ou bagualhação  decorre do verbete pantaneiro sinônimo de caçar e apreender baguás gado selvagem,  baguás é também apelido dado à traficantes que insistem em incorrer insurgir contra as leis vigentes.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet