Notícias / Direto da Fonte

10/07/2023 - 12:24 | Atualizado em 10/07/2023 - 12:52

Comandante

Por Da redação

No final do ano termina a missão do tenente coronel Leandro Bastos no comando do Exército em Cáceres. Vai para a Argentina e deve fechar a carreira como coronel e, já está na história da cidade. De família de militares, nasceu em Cáceres, cresceu e estudou no Destacamento da Corixa, fronteira com a Bolívia. Serviu no Batalhão de Cáceres e, determinado, entrou para prestigiada Academia Militar das Agulhas Negras, por onde passaram presidentes da república. Voltou a sua terra natal para realizar o sonho de muitos jovens e dar orgulho a família. Está deixando um legado que o fará ser lembrado.
 
 Bagre ensaboado
 
Durante participação no Festival de Pesca e visita a Colônia de Pesca Z2, de Cáceres, o Ministro da Pesca, André de Paula, provou porque virou vereador em Recife, deputado estadual e sete vezes deputado federal por Pernambuco. Da famosa escola política do ex-vice-presidente Marco Maciel, fez uma defesa espetacular dos pescadores profissionais em detrimento a Lei do Estado, aprovada pela Assembleia, que proíbe o transporte de pescado por cinco anos em Mato Grosso. Deu fortes sinais que o governo federal poderá intervir judicialmente, se for provocado, para que a medida não vigore a partir de janeiro. Após a declaração, os dois principais opositores a proposta, os deputados estaduais Wilson Santos e Ludio Cabral correram para Cáceres ao saber que o Ministro iria se reunir com os pescadores. O posicionamento do Ministro também foi crucial para que o governador Mauro Mendes (UB) e o deputado estadual Maxi Russi, presidente do partido da prefeita Eliene Liberato Dias (PSB), não colocassem o pé no maior evento do turismo do Estado que eles foram os maiores patrocinadores. O único que esteve dois dias na cidade foi o ex-governador e atual deputado estadual Júlio Campos (UB), que votou contra os pescadores porque já foi tudo o que queria na política. O governador aprovou uma Lei que estimula o Pesque e Solte e não apareceu no maior evento do gênero e que há 27 anos devolve peixes ao rio.
 
Pipocaram
 
Não foram só os políticos governistas que recuaram. A ‘esquerdinha’ de Cáceres, que estava armando protestos para no FIPE, amarelou com a presença de um ministro petista. Subestimaram a importância do maior evento de pesca esportiva do Brasil e quebraram a cara. Oportunistas, já está usando a grande quantidade de peixes capturada no FIPE para defender 220 pescadores profissionais.
 
Políticos?
 
Ainda hoje, 10, vou levar a prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB) em uma benzedeira no final da Rua Joaquim Murtinho. Acho que ela deve estar com ‘quebranto’ tamanha a inveja de políticos da cidade por conta do sucesso esplendoroso do FIPE. O ex-deputado federal doutor Leonardo (Republicanos), que ocupa o cargo de chefe do escritório do governo de Mato Grosso em Brasília, fez igualzinho o ex-prefeito Francis da Orla (PSDB). Não colocou a cara no evento. E olha que Francis ‘mora longe’ da Praça de Eventos. Se a eleição de prefeito fosse hoje, iam tomar uma ‘peia’ da Amiga Veia. Eu também vou aproveitar para dar uma benzidinha.
 
Incorrigíveis
 
Mas, para consolidar uma eventual reeleição, a prefeita precisa tomar algumas medidas políticas urgentes, como por exemplo, com os seus cargos de confiança. Durante o FIPE, ela se arrebentou para fazer política enquanto a maior parte da sua equipe não acompanhou. Resultado, ganharam um apelido. ‘Cargos de confiança camarote’. Definitivamente não entendem que os votos estavam na pipoca, abaixo dos seus pés. Quero ver essa galera, em breve, arrumar um ‘trampo’ em Cáceres para ganhar quase R$ 10 mil por mês no ar condicionado.
 
Perceptível
 
Não conseguiram disfarçar. A maioria dos políticos bolsonaristas de Cáceres ficaram constrangidos de terem que ‘babar ovo’ do Ministro da Pesca do governo Lula (PT). Eles deviam ter a mesma postura que teve os petistas que não prestigiaram o Ministro na chegada à Cáceres em protesto contra o ‘cara de pau do ano’. Quem também não engoliu a presença do ‘office boy’ do Ministro da Agricultura, foram meus colegas da imprensa presentes a coletiva com o Ministro. O moleque trouxe um ‘gorila’ para me intimar e quebrou a cara. Olhei para o cara, que estava do meu lado na entrega de premiação da pesca juvenil e mostrei uma câmera de vigilância da inteligência da PM. Eu e ‘xuxu’, quase rachamos de rir da chegada do filho de Zezinho na Sicmatur. Xuxu apelidou o menino de ‘bagageiro de ônibus’, tamanha quantidade de malas da política de Cáceres que estavam atrás do ‘rasgando dinheiro’.
 
Craque
 
A moça que saiu do Nordeste para passear em Cáceres e ficou, está coroando sua trajetória, como uma das maiores lideranças políticas de Mato Grosso. Corrigindo um erro de quase dois séculos e meio, está tirando muita gente da poeira e da lama. A cidade é um canteiro de obras e isso é visível e real. Para mim, um dos maiores exemplos dessa maturidade política foi ela se apegar aos governos federal e estadual para fazer o 40º FIPE. Poucos sabem, mas em função da troca de governo federal e pouco orçamento deixado pela extinta Secretaria Nacional da Pesca, o ministério recriado por Lula, não pode colocar recursos no FIPE. Mesmo assim, pensando no futuro, a prefeita Eliene Liberato Dias (PSB) fez questão de colocar o governo federal como parceiro do evento. Foi à Brasília e mostrou isso ao Ministro que mesmo não tendo o prestigio dos demais colegas, pegou um taxi aéreo, e não um jato da Força Aérea, e ficou na cidade por dois dias. O que Eliene fez foi mostrar para ele o tamanho do evento e ganhar o compromisso para o ano quem. Ela não abriu caminho só para o FIPE. Está pedindo recursos para preservar e incentivar a cadeia da pesca. A prefeita não só realizou uma dos maiores FIPE da história como resgatou a autoestima dos cacerenses ao promover um evento 100% inclusivo. Milhares participaram de alguma forma do evento. A equipe organizadora ganhou vários elogios da ‘mãe do FIPE’, que graças as inovações tecnológicas, pode assistir tudo, curtindo a sua aposentadoria, em Lisboa, Portugal. Ela criou ‘uma receita de bolo’, que precisa apenas do que atual gestão fez, inovações. Prestigiar os artistas locais, incluir outras modalidades esportivas na programação, não cobrar pelos espaços comerciais e aumentar o foco na cultura. Um funcionário da Biblioteca Municipal me contou que o local recebeu inúmeros visitantes a noite, inclusive de cacerenses que passam todos os dias na frente do histórico prédio e nunca entraram. O Museu também esteve aberto a noite durante o evento. Isso sim é fazer a maior indústria do mundo funcionar. Para quem não sabe, o turismo movimenta simultaneamente 52 elos da cadeia econômica no mundo. Uma demonstração de que não estou exagerando foi a longa nota divulgada na manhã desta segunda-feira, 10, por uma das mais antigas entidades de classe de Mato Grosso. O Sindicato do Comércio Varejista, liderado pelo empresário Tato Giraldelli, rasgou elogios a prefeita e sua equipe. Também reconheceu o apoio decisivo do governador Mauro Mendes (UB).
 
Lembrete
 
Na vida a única coisa que vamos deixar são marcas. Boas e más, inevitáveis. Conscientes disso, não podemos nos apegar. Entre os que trabalharam na coordenação do FIPE, havia alguns que acham que o evento é deles e que não existirá sem eles. Nos cemitérios de Cáceres existe tanta gente que ajudou na realização do FIPE em 40 anos. Elas passaram, o FIPE ficou.   
 
Derrapada
 
O ‘relabucho’ foi tão bom quanto o Calcinha Preta. Até tocou dois dias no palco principal do FIPE. Agora é só levar uma almofada para sentar na hora da sessão, né. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Paulo Renato, em 10.07.2023 às 14:50

    Uma das coisas sem sentido foi interditar por completo a praça barão no período noturno. Imagine uma família que tem idosos deixar o carro em frente o quartel e caminhar a pé com idosos e deficientes até o FIPE. Mas como os nossos jornalista só sabem elogiarem fazer o quê. Crítica construtiva é sempre a base do sucesso. Não poderia ao menos essas família deixar seus idosos e crianças na praça e depois o motorista procurar um espaço para Estacionar e se fosse motorista de aplicativos procurar buscar outro passageiro.

  • por Letícia, em 10.07.2023 às 12:48

    Sem dúvidas a Eliene Liberato deu aula para cego e surdo ouvir e ver como se faz um mega evento com qualidade que nos cacerense merecemos, com forte aparato de segurança, ótimas premiação e uma grande participação do povão. Eliene tá de parabéns sua equipe foi nota 10

 
Sitevip Internet