Notícias / Saúde

10/07/2023 - 08:24 | Atualizado em 10/07/2023 - 08:30

Cáceres é a segunda cidade do Estado a receber 'Mais Médico'

Por Kethlyn Moraes/RDNEWS

RDNEWS

 (Crédito: RDNEWS)
Em MT, 50 municípios devem receber 91 profissionais do Mais Médicos; veja Cinquenta vagas já foram homologadas; cidades com mais vagas são Cuiabá, Cáceres e Tangará da Serra Kethlyn Moraes Mato Grosso deve receber 91 novos médicos por meio do programa Mais Médicos nos próximos meses, que serão distribuídos em 50 municípios.

A maior parte, 22 profissionais, vai para a Capital. Do total de vagas abertas, 50 já foram homologadas. Além da Capital, Cáceres e Tangará da Serra são os municípios que mais receberão médicos do programa.

Nessas três cidades, a maior parte dos profissionais já chegou e foi distribuída pelas unidades de saúde. Em alguns dos municípios, os profissinais serão solicitados novamente nas próximas chamadas. 

De acordo com o Ministério da Saúde, são inseridos no programa médicos formados em instituições brasileiras ou com diploma revalidado no Brasil, com registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), ou médicos brasileiros com habilitação para exercício da medicina no exterior.

Esses dois perfis são os prioritários do programa. Há, atualmente, uma segunda chamada do edital, para preenchimento das vagas remanescentes em que os médicos não conseguiram comparecer com a devida documentação.

Em Cuiabá, das 22 vagas, 17 profissionais já se apresentaram.

Segundo Catarina Célia de Araújo Amorim, co-interventora da Atenção Primária da Saúde da Capital, que está responsável pela pasta atualmente, os profissionais foram distribuídos pelos bairros Pedra 90, Parque Cuiabá, Parque Ohara, Parque Atalaia, Paiaguás, comunidades rurais, entre outras regiões. 

“Nas 110 unidades básicas, hoje os médicos do programa federal estão compondo um corpo de 20 profissionais trabalhando em regime de atendimento ambulatorial em Cuiabá ”

Todas as unidades da atenção primária, tanto da zona urbana quanto da rural, estão habilitadas para receber os profissionais dos Mais Médicos. O que houve, a princípio, foi a inserção dos profissionais em unidades que tinham a falta desse médico. O programa federal veio para dar um auxílio para o município. Já tínhamos outros três profissionais atuando, que foram selecionados no edital passado. Então, nas 110 unidades básicas, hoje os médicos do programa estão compondo um corpo de 20 profissionais trabalhando em regime de atendimento ambulatorial”, esclarece.

Em Cáceres (a 250 km de Cuiabá), segunda cidade com mais vagas disponibilizadas, nove médicos já atuavam pelo Mais Médicos. Agora, com esse novo edital, mais seis vagas foram preenchidas e esses profissionais já foram homologados.

“Recebemos os seis médicos do programa no mês de junho. Todos já estão alocados em equipes da atenção básica e realizando atendimentos”, afirmou o secretário de Saúde do Município, Vitor Miguel de Oliveira.

Em Tangará da Serra (a 242 km de Cuiabá), todos os cinco médicos chamados já se apresentaram e foram alocados, conforme explica o secretário Municial de Saúde, Wellington Bezerra.

“Eles foram alocados onde não havia médicos. Alguns profissionais haviam encerrado os contratos e foram repostos nestas unidades com os médicos do programa. Hoje temos 22 unidades de saúde, todas com a cobertura de médicos”, informa.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), 142 médicos já foram alocados em Mato Grosso pelo Mais Médicos em 2023, em 98 municípios e cinco Distritos Sanitários Especiais Indígena (DSEIs).

Com as novas vagas do último edital, devem ser 233 profissionais atuando neste mês, sem contar o novo edital que já foi aberto e que ainda anunciará o número de vagas disponíveis para o Estado para o segundo semestre.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet