Notícias / Direto da Fonte

26/06/2023 - 11:07 | Atualizado em 26/06/2023 - 12:40

Vergonha

Por Da redação

No último sábado, 24, os bolsonaristas de Cáceres promoveram uma reunião em seu reduto, à sede do Sindicato Rural, no Parque Exposições. Os presentes cabiam em uma Kombi. Uma das estrelas do evento foi o deputado estadual Gilberto Catanni (PL), que sofre ações no MPE por comparar a gestação de mulheres a de vacas. Sendo bolsonarista, até ai tudo normal a não ser pelo fato de que o pano de fundo é a construção de uma base para a candidatura do ex-prefeito Francis da Orla (PSDB). Um grupo de ex-defensores de Bolsonaro, contra o uso da imagem do ex-presidente pelos ricos de Cáceres, criou uma postagem que supostamente desmascararia a armação. O texto está rodando em grupos de whatsapp. Leia a seguir: ‘Marcaram uma reunião dia 24/06 e colocaram que o encontro seria de conservadores! Conservadores de que? Estão com vergonha de falar que é de direita? Estão com vergonha de falar que são apoiadores do Bolsonaro? Querem enganar a população de Cáceres para reunir o povo com um ex prefeito que não promoveu o desenvolvimento?  Como q pode achar que engana o povo né?’.
 
Aproveitadores
 
O encontro em Cáceres encerrou a semana em que a família de um bolsonarista, pobre, que está preso após ser filmando no ato da tentativa de golpe em 8 de janeiro, pede ajuda para comer. Isso porque, o provedor da família aguarda para ser julgado por um grave crime federal. O caso serve de exemplo para outros bolsonaristas ‘pobres’ e é a prova de como os ricos de Cáceres, usaram o fanatismo em nome de seus interesses. Tem um monte de fazendeiros e advogados bolsonaristas na cidade. Porque não socorrem o companheiro?  Vão me dizer que é medo do ‘Xandão’. Kkkk
 
Espertalhão
 
O principal astro da reunião dos bolsonaristas, sentou no cento da mesa e mostrou quem manda. Em entrevista a uma locutora local, o ex-prefeito Francis da Orla (PSDB), que está com um pé no PL, falou em falta de democracia no País e falta de liberdade de expressão. Duas incoerências gigantes. Quem está sendo denunciado pelo STF por atos antidemocráticos são bolsonaristas como ele. Em matéria de liberdade de expressão, isso não cabe a ele pois tentou me calar na Justiça por uma dezena de vezes desde que virou político. Na fala, não perdeu a oportunidade e voltou a atacar o governador Mauro Mendes (UB). Uma fonte que compôs a organização do evento bolsonarista revelou a Coluna que apesar do convite público, ninguém quis se filiar ao PL. Acrescentou que boa parte dos presentes não se filiou ao descobrirem que o partido será de Francis. Isso reforça o que escrevi na Coluna passada. Ele já não é mais unanimidade entre os amigos riquinhos.
 
Não mentiu
 
O deputado federal Abílio Brunini (PL), que conheço desde bebê e que se faz de doido para viver, esteve em Cáceres no sábado, 24, e atacou os ‘malas da política' da cidade. Em entrevista ao Jornal Expressão disse: ‘Temos uma preocupação com Cáceres na política. A cidade tem uma reputação de corrupta, de gente que vende o voto por 50 reais ou uma caixinha de cerveja. Candidatos bons não se elegem. Depois reclamam da falta de investimentos, de obras e de que a cidade não cresce'.
 
Tática
 
Em uma tática manjada e pouco eficaz, os deputados estaduais bolsonaristas Faissal Calil e Claudio Paisagista, que também estiveram no evento em Cáceres, ofereceram suplências para turbinar a dupla Francis da Orla (PSDB) e Takao Nasceumorto (PTB). Alguém precisa avisar os deputados que Takao e Francis têm bronca com a Justiça Eleitoral. Se Francis voltar para a Assembleia não conseguirá arrumar nada para a cidade assim como ocorreu na oportunidade anterior. O governador não pode ver a cara dele.
 
Megalomania
 
O secretário de infraestrutura do governo de Mato Grosso, Marcelo Padeiro, revelou a Coluna que um projeto viável do anel viário de Cáceres deve ficar pronto em breve para pôr fim aos transtornos causados por carretas de gado e teca que cortam à área urbana, danificando as redes de energia e internet. Questionado sobre a demora e a urgência da obra, ele disse que o atraso ocorreu porque o ex-prefeito Francis Maris (PSDB), apresentou um projeto com quatros pistas, megalômano, inviável e desnecessário. Acrescentou que o governador Mauro Mendes (UB) foi o primeiro a ‘refugar’ a caríssima obra. De acordo com Padeiro, uma pista nos padrões nacionais para caminhões é o suficiente para atender a demanda. De acordo com um dos dicionários da língua portuguesa, megalômano é quem tem ‘transtorno psicológico definido por fantasias e delírios de poder, grandeza e onipotência.’
 
Malhando em ferro frio
 
Uma boa quantidade de políticos com mandato em Cáceres, ‘tentaram’, pegar carona' na pauta contra o Transporte Zero de Pescado, entre eles o oportunista ex-prefeito Francis da Orla (PSDB). Não critico, mas preciso dizer que a política do ‘se for governo, eu sou contra’, já tem dono, a legitima esquerda. Cáceres, para quem não sabe, possui apenas 287 pescadores reconhecidos pela previdência e que recebem o Auxilio durante a Piracema. NA MINHÃO OPINIÃO, usar isso para mostrar oposição sistêmica a prefeita Eliene Liberato Dias (PSB) e ao governador Mauro Mendes (UB), também não dá votos. O político de qualidade é o que critica, aponta erros, mas sugere soluções.
 
Antidoto
 
Tenho sentido nos bastidores próximos ao governador Mauro Mendes (UB), que ele prepara um antidoto, pelo menos para Cáceres, para amenizar qualquer desgaste que possa ter com a aprovação da Lei do Transporte Zero de Peixe. Peitudo como é, deve estar no Festival de Pesca e anunciar a liberação de recursos para uma série de obras, inclusive algumas promessas requentadas em época de eleição. Na minha modesta visão, o polêmico projeto é uma maneira do Estado forçar cidades pantaneiras como Cáceres, a elegerem o turismo ecológico como principal matriz econômica. Cáceres, vem tentando e falando que é uma cidade turística, mas não é. Precisa, principalmente de infraestrutura. Não tem asfalto para ir no Porto Sadao, Recanto Canaã e Piraputanga, só para exemplificar.
 
Na roda
 
Um dos assuntos dos bastidores políticos de Cáceres na semana, foi uma suposta tentativa dos ‘malas da política' da cidade de dar uma de Judas com o ex-vereador Marcinho Lacerda (MDB). Em uma prática manjada, eles tiram aproveitado um contato com os caciques do partido recentemente em Cuiabá para tentar tomar a legenda dos Lacerda. Tenho que admitir que além de ‘malas’, são corajosos.
 
Política
 
Duas coisas me frustram no ambiente político na comunicação eletrônica. Uma delas me enoja. 95% dos comentários feitos nas matérias no Jornal Oeste, são ‘mascarados’. As pessoas não tem coragem de assumir o que escrevem. Isso é falta de caráter. A outra é em ralação a falta de feedback de políticos e afins. A maioria deles, sequer visualiza as mensagens, de interesse, que a gente envia. O ex-presidente da Assembleia Legislativa, José Riva, que foi uma espécie de governador paralelo do Estado, dava um show nessa área. Eu cobria as sessões enquanto ele era presidente da Assembleia. Observava que ele não colocava a mão no celular durante a sessão. Porém, ele carregava um bloquinho e uma caneta. Anotava os números, nomes e horários. Após a sessão, se trancava no gabinete e retornava e respondia todas as mensagens. Isso é imprescindível para um grande político, afinal, política se faz 24 horas por dia, sete dias na semana. O mesmo digo em relação maioria dos colegas comunicadores. O cara trabalha com informações eletrônicas, mas não sabe usar ou tem preguiça de olhar seu instrumento de trabalho. Isso não existe.
 
Orla
 
A tentativa do puxa saco número um do ex-prefeito Francis da Orla (PSDB), de excluí-lo dá não realização da obra megalômana da Orla de Cáceres, foi rechaçado instantaneamente. Em comentário feito abaixo da reportagem um leitor afirmou que o IPHAN não é responsável pelo atraso da obra. Ele explicou que a questão é que a proposta do ex-prefeito prevê apenas o embelezamento da Orla e não a solução para o lançamento de esgoto na Baia de Cáceres e no rio Paraguai no perímetro urbano da cidade. Pelo que ele disse, a obra patina porque não deixa explicito isso. De acordo ele, é uma obra complexa, cara, e que vai exigir a captação de efluentes na boca dos gigantescos canais que cortam a cidade, incluído o Sangradouro.
 
Máquina
 
Em mais um passo para colocar a economia de Cáceres no eixo, a Câmara de vereadores aprovou o projeto de lei da prefeita Eliene Liberato Dias (PSB) que institui o Plano Municipal de Saúde. Com o plano aprovado, será possível a captação de recursos do Ministério do Turismo e outras entidades. O Plano tem validade até o ano de 2030 e foi aprovado por unanimidade.
 
É o cara
 
Outro destaque positivo da Câmara foi a participação do vereador Cézare Pastorello (PT), no 13º EnGITEC, em Brasília, na sexta-feira, 23. Pastorello é motivo de orgulho para Cáceres. Foi o único vereador convidado a palestrar no evento, que é o maior do Legislativo Nacional. Abordou o tema da Inteligência Artificial no Legislativo, e a organização do Senado Federal já convidou o vereador para participar de forma ampliada no evento em 2024. Merece os parabéns.

Comentários

inserir comentário
3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Leonardo Silva, em 30.06.2023 às 21:36

    Caro João Vitor, infelizmente é por causa de pessoas como vc que o Brasil e principalmente a Cidade de Cáceres não vai pra frente, trocam seus votos por migalhas, 50 reais, 1 jogo de camisa de time, ou bola. Vc nunca vai sair dessa vida miserável, precisando de ajuda do governo pra sobreviver. Seu imbecil, petista de merda.

  • por João Vitor, em 28.06.2023 às 08:34

    A verdade é uma só,esse povo rico e de direita de Cáceres que entraram na marolinha do Bolsonaro,nadou nadou e acabou morrendo na praia,e os pobres que foram na onda desse fanatismo estão ferrados até o pescoço,agora eu pergunto,cade os ricos pra defender esse povo,cade o advogado que estava organizando as caravanas pra Brasilia,no fundo são todos covardes,essa é a realidade

  • por Olho vivo, em 26.06.2023 às 12:23

    Muito boa matéria Gonzaga parabéns pelo trabalho, só avisa a amiga véia que tem muita gente em cargos de confiança principalmente na saúde remando contra a sua reeleição enquanto ela espera esse tal índice baixar a vaca já foi pro brejo com corda e tudo.

 
Sitevip Internet