Notícias / Cultura

23/06/2023 - 09:02 | Atualizado em 23/06/2023 - 09:33

O maior São João a céu aberto começa hoje no Tijucal. Festa começou na Jacobina em Cáceres

Por João Arruda

Jornal Cacerense

 (Crédito: Jornal Cacerense)
Um quarteirão inteiro é fechado no setor III, Rua 300, no Bairro Tijucal, lá segue tradição de mais de 130 anos,  da Festa em louvor a São Batista, se inicia hoje 23 e se encerra amanhã dia 24, quando será servido almoço aos participantes. 

É conhecido como " Arraiá da Vò Negra " numa referência à líder católica Cleotildes Arruda dá Costa Mendes,  que mantém festividades trazida desde seus avós e pais do Pantanal de Cáceres. 

A festa surgiu no final do século 18, na histórica Fazenda Jacobina, o pai de Cleotildes, João Batista levou a devoção por muitos anos,  quando chefe do clã faleceu à mãe  da Vò Negra, assumiu os festejos. 

Ela,  pegou o pião à umha seguindo o ritual enquanto esteve viva a dona Esther de Arruda Costa faleceu no início da década de 1980,  então Cleotildes já residia em Cuiabá assume o cajado mantendo à tradição dos Arruda Costa em pé, mudando apenas de cidade, da fronteira para a Capital,  porém sem desapartar da fé em São João Batista. 

Desde o início da semana,  é um vai e vem frenético na única casa do Grande Tijucal , região sul de Cuiabá, que não possui muros, são filhos,  filhas,  netas,  netos, bisnetos de Vó Negra junto a  voluntários ultimando preparativos para esta data,  dia de São João. 

O quintal à sombra de frondosa mangueira,  se transforma numa verdadeira cozinha industrial,  diferenciando apenas dos fogões,  lá se cozinha os alimentos na base do tacuru * fogão improvisado com cumpizeiros em formato de triangulo com lenhas de angico.

A prefeitura de Cuiabá através da Secretaria de Trânsito, isola o trecho,ônibus e veículos pegam outra rota para não atrapalhar a tradição festiva. 

Os vizinhos apoiam e participam da Festa. Não é permitida a venda de bebidas alcoólicas, aos adeptos podem levar e consumirem após a devoção ao Santo. 

Bares e distribuidoras nos arredores,  aumentam de maneiras significativas suas vendas durante a comemoração.

Logo mais à noite,  a centenária imagem com partes carcomidas pelo tempo,  será carregada em andor numa procissão até o Rio Coxipó, para o "banho " simbolizando o quê João Batista fizera com Jesus Cristo no Rio Jordão. 

A caminhada é acompanhada por uma multidão e moradores das ruas que dão acesso ao regato mais famoso de Mato Grosso, e lendário Coxipó, espocam fogos,  cantorias e rezas para o homenageado, sem trocadilho " vai um verso de Cururu bem trovado , viva São João Batista sagrado ".

Amanhã um formigueiro humano se desenrola em parte da extensão da Avenida Coronel Meirelles até bifurcar com a Rua 300, quando é servido o almoço gratuito aos festeiros.

Dona Negra,  descende de fornada de nove irmãos Manoel Secundino; Airton Arruda; Bento Costa João Baptista Filho ( todos falecidos) exceto Bento que desapareceu durante uma grande enchente no Rio Coxipó, teve ainda as irmãs Irene;  Alzira; Felicidade da Costa Arruda ( falecidas), restam Cleotildes e Dady Costa.

De pai branco e mãe com origem indígena, Cleotildes nasceu com a pele morena dai decorre seu afetuoso apelido de Negra. 

No Tijucal é uma referência cristã e católica dedicada ao evangelho e ao catecismo,  exemplo de amor ao próximo. 

O repórter é sobrinho de dona negra sexto filho de dona Felicidade da Costa Arruda.
Pode ser uma imagem de 4 pessoas e texto

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto que diz

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet