Notícias / Direto da Fonte

19/06/2023 - 14:09 | Atualizado em 19/06/2023 - 15:29

Espertalhões

Por Da redação

Na semana passada o MDB renovou sua executiva municipal. Marcinho Lacerda segue comandando a legenda e repete o discurso de candidatura a prefeito, o famoso tiro de chumbeira. A única novidade é que, sendo candidato a qualquer coisa, inclusive a vereador, terá o apoio exclusivo e irrestrito da família, e patrocínio do primo rico, Irajá ‘Rasgando Dinheiro Lacerda (PSD)’, o cara de pau do ano. Os manés que sonham com a grana do office boy de Carlos Fávaro para a disputa da Câmara de Vereadores de Cáceres no ano que vem, precisam parar de quererem ser espertos e cair na real. Foram pagos até para dançar com Irajá na campanha, ao contrário Marcinho que não recebeu nada e é parente.
 
PL
 
A notícia da provável inelegibilida de ‘Francis da Orla’ e da inviabilidade dele em ter grandes apoios para uma eventual candidatura a prefeito no ano que vem, está fazendo com que setores do PL de Cáceres iniciasse a busca de outros nomes. Entraram na lista, Amarildo Merotti, Neto Gouveia e uma meia dúzia de eleitores de Bolsonaro, com muito boi no pasto. Isso significa que Francis não é mais unanimidade entre seus amigos riquinhos.
 
PV
 
Se confirmada a saída do presidente da Câmara de Vereadores de Cáceres do PV, Luiz Landim, a suplente de vereadora, Alessandra Castilho deve assumir automaticamente a estruturação da legenda. Alessandra é cota do partido na atual gestão. O presidente do PT, Rafael Costa só está esperando a definição dessa situação para estreitar o diálogo com o PV e o PC do B que formam a federação para a eleição do ano que vem.
 
Competitivo
 
Por falar em PC do B, o partido vem forte para a disputa para vereador em Cáceres. Três pré-candidatos já trabalham organizadamente. Vitor Cruvinel, Madiba do Banco do Brasil e a professora Luciene da Unemat. Uma coisa posso afirmar com certeza. O partido já tem o número de candidatos necessários para a disputa. Como disse na edição anterior, aposto em três vereadores nesta federação.
 
Federação
 
Enquanto outros partidos vão ter que "caçar" candidatos para completar 16 postulantes, o PT e o PV vão ter que fazer convenção pra escolher os 7 que vão disputar. Ou seja, será só os cabeceiras de cada partido. E mais 2 do PCdoB, que vão vir com votos. Então, quanto mais votos os colegas tiverem, mais chance de ser eleito, precisa só ter os 20% do quociente eleitoral. Foi o que aconteceu com o PL no MT. Na semana passada, a federação PT/PCdoB/PV fez a primeira reunião para discussão das eleições do ano que vem. Atualmente, a federação tem 3 vereadores, sendo dois do PT, Mazeh Silva e Cézare Pastorello, e um do PV, com o presidente da Câmara Luiz Landim. Com o limite de ter apenas 16 candidatos por chapa, as federações serão beneficiadas.
 
Janela
 
Com a abertura da janela, um dos partidos da base da prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB) que será mais competitivo para vereador é o PDT presidido pelo procurador da Águas do Pantanal, Alexandre Quida. Partido histórico com bandeira trabalhista e defesa das minorias. Uma opção para fugir da polarização entre esquerda e direita.
 
Companheiros
 
A prefeita de Cáceres Eliene Liberato Dias (PSB) tem 15 nomes de aliados que estão ocupando cargos na gestão que se dispuseram a serem candidatos a vereador no ano que vem para ajudar em possível projeto de reeleição. Fiquei feliz em constatar que pela primeira vez, em anos, membros do primeiro escalão e coordenações, estão se voluntariando e, não sendo obrigados. Isso se chama articulação política.
 
Perdidos
 
Os ‘malas da política’ de Cáceres estão igual biruta de aeroporto. Queimadas com Francis, Leonardo e Eliene, bateram no desespero atrás do eterno candidato a prefeito Sergio Arruda. Que desespero hein, Jesus. Só tem uma forma de Sérgio ser o candidato a prefeito do desejo do bolso deles. Arrumem dinheiro para a campanha dele, porque o dele, não põe ‘nem na bala’. Do jeito que eles estão desesperados, é capaz do ‘engomadinho’, comprar todos bem baratinho. Aguardem para ver!!!
 
Salvação
 
Na semana que passou, enquanto tomava café no último ponto de ônibus que sai para a região de Pontes e Lacerda, aqui perto de casa, bati um longo papo com o ‘Favela’, uma figura de Cáceres, politizado. Falamos sobre o fracasso de doutor Leonardo, das eleições de prefeito do ano que vem e sobre a falta de empregos. Ele é um dos incrédulos com Porto, ZPE e saída para o pacifico. Segundo ele e muitos, essas pautas são discursos políticos ultrapassados. Porém, fiquei muito feliz em ver que ele compreendeu o que disse sobre a verdadeira vocação de Cáceres e seu futuro. Disse para ‘Favela’ que Cáceres tem o que Sinop, Rondonópolis e as mais ricas cidades do agro de Mato Grosso não tem. O Pantanal. Se focar tudo na exploração desta riqueza e preservá-la, a cidade poderá não ser a mais rica, mas será autossuficiente. O primeiro passo para isso seria um curso regular de Turismo. Acho que a Unemat e a Estácio Fapan podem e devem contribuir neste aspecto. Paralelamente, a prefeitura deve voltar todo o seu foco para essa matriz econômica. As secretarias de Turismo e Cultura precisam ser profissionalizadas. E aproveito para pedir que a prefeita corrija um desastre cometido pelo ex-prefeito Francis da Orla (PSDB). Recrie a Coordenação de Turismo e coloque nela um técnico da área. Inconcebível uma Secretaria de Turismo sem uma coordenação de Turismo.
 
Desenvolvimento
 
A vida é feita de algumas coisas básicas. Uma delas é acreditar sempre no melhor. Depois de um passado tenebroso, com elevação de impostos pela gestão passada, o comércio e investidores retomam a crença na economia de Cáceres. O Iarisoba Sushi na Praça Barão e os Canoas Restaurante estão recebendo investimentos privados. Vão gerar emprego e renda e deverão ser reabertos por ocasião do Festival de Pesca. Cáceres também deve ganhar ainda este ano a maior churrascaria da região, que está sendo construída no pátio do Posto Bandeirantes na Avenida São Luiz. E ainda tem uns desmamados com coragem de colocar um adesivo com a #voltafrancisdaorla
 
FIPe
 
Encerrando meu ciclo com o Festival de Pesca de Cáceres, tenho usado a experiência de anos, para ajudar a movimentar a imensa cadeia do turismo da cidade. A partir do próximo final de semana, quem tem barco e motor em casa, criando aranhas, pode dar uma geral e colocar eles para locação para passeios e até pescaria. Basta anunciar nas redes sociais. Quem tem casas, chácaras, quitinetes e até clubes, pode anunciar a disposição de hospedagem e até espaço para camping.
 
Peroba
 
Tem um ditado popular que diz; ‘pote tanto vai a fonte que um dia volta quebrado’. Meu amigo Thiago Brandão, conhecido nas redes sociais por algumas alcunhas, até impublicáveis, mexeu tanto com a vereadora Valdeníria Dutra Ferreira (PSB) e outros políticos com mandato em Cáceres, que tomou uma ‘naba’. Se sonhar com o nome de Valdeníria, vai casar no Cadeião de Cáceres. A jurisprudência de Valdeníria abre uma avenida para quem está sendo atacado criminalmente nos grupos de whatsapp com cunho político. Para quem não sabe, o Brandão é mais um político ‘mandioca’, que nasceu enterrado. Já tomou já uma multa de R$ 10 mil da Justiça Eleitoral e está inelegível. Segundo ele, tem outras ações para estourar que vão chegar a R$ 100 mil de multa. Thiago, passa um óleo de peroba na cara e pede para o Francis pagar essas multas. Kkkkkkkkkkkkkkkkk
 
Teimando
 
Na semana passada parte de um grupo de ‘malas da política’ de Cáceres que foram em Cuiabá pegar carona em um evento do governo federal passou muita vergonha ao se passarem por lideranças políticas da cidade. Teve um que teve que ser retirado de um local onde estava presente a prefeita Eliene Liberato Dias (PSB), sob pena de ser preso novamente.
 
Transporte zero
 
O governo de Mato Grosso, sob o comando do inteligentíssimo Mauro Mendes (UB), está dando um baile na minúscula oposição. O projeto do transporte zero de peixe é só mais um exemplo. Igual a Rubinho Barriquelo nos tempos de Formula 1, a oposição só chega atrasada. O barulho que estão fazendo é só para justificar para os eleitores. 
 
Postura
 
O Transporte Zero de Peixe tem movimentado as rodas de conversa em Cáceres. Avalio que o posicionamento da prefeita Eliene Liberato Dias (PSB), em ver o lado bom do projeto, que é o estímulo ao pesque e solte, foi correto. Se ela não pode reprovar, tem que aproveitar o que for bom. O município ainda não se deu conta, mas terá um trabalho com a aprovação do projeto, já que ele trata dos pescadores profissionais, mas não fala nada sobre os pescadores difusos, esses que buscam o peixe nas barrancas do rio.
 
Realidade
 
Em meio a essa polêmica, ouvi vários amigos de infância que sobrevivem trabalhando nos barcos hotéis de Cáceres. A maioria esmagadora já foi ou é pescador profissional, porém desistiu pelo custo e escassez de peixe. Detalhe: a maioria apoia o ‘transporte zero’.
 
Cachinhos Dourados
 
Tem um bosoloide de Cáceres, que ganhou dos fazendeiros para ficar na frente do Quartel, fazendo pré-campanha a vereador as custas dos outros.  Conheço o rapaz e tenho imenso respeito, que não perdi, apesar de ver seu posicionamento ideológico. Tomara que ninguém salve suas postagens para impedir uma futura posse como vereador.
 
Não duvido
 
No final de semana, bati um longo papo com um irmão em cristo, servidor efetivo da Unemat Cáceres. Lógico que o tema central foi política e especificamente o processo eleitoral do ano que vem. Quando falamos da pretensão do ex-prefeito Francis da Orla (PSDB), ele me alertou para um fato. Se o bilionário voltar a governar, poderá privatizar a Águas do Pantanal com base no Marco Legal do Saneamento, aprovado em 2020, que estabeleceu a universalização do saneamento básico para 2033. Decreto atualizado pelo presidente Lula, deu até 2025, para as companhias públicas como Autarquias aportarem investimentos para atingirem as metas. Caso contrário, a iniciativa privada fica apta para postular a prestação do serviço. Assim que ele me chamou a atenção, me veio à cabeça o desespero de Francis em arrumar um empréstimo milionário, impagável, para o saneamento do município. Sorte que a prefeita Eliene foi esperta e não fez o empréstimo que iria inviabilizar a prefeitura por décadas.
 
Destempero
 
A semana começou quente na Câmara de Vereadores de Cáceres. Na sessão ordinária de hoje, 19,  o principal destaque foi para a queixa da vereadora Mazeh Silva (PT) em relação ao secretário de Educação, Fransérgio Piovesan. A manifestação até seria plausível se Mazeh não fosse servidora efetiva da Educação do município. Ao meu ver, ela misturou as coisas e se deixou levar mais uma vez pelo vítimismo político.
 
Ciclo
 
Quero pedir licença a vocês para fazer um agradecimento púbico aos doutores Ieda Chaves, Hildon Chaves, Aécio Pereira e aos professores Elvys Ferreira, Rosana Nascimento, Walter Antônio e Carolina Barros da Estácio Fapan por darem a mim a mais de 59 colegas, a oportunidade de concluir o curso de bacharelado em Direito. Tenho imenso orgulho em ter participado da trajetória vitoriosa do Grupo Athenas desde o início tímido nas salas do colégio CEAF. Mais orgulhoso ainda como cacerense em ver gente de outros estados acreditando, investindo e dando oportunidade para a população de toda a região de buscar uma formação superior. A região ganhou, eu ganhei e muitos outros ganharão. Gratidão!

Comentários

inserir comentário
4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por joao, em 20.06.2023 às 13:41

    Unemat ja teve no passado o curso de turismo , se nao me engano foi 1 apenas e fechou por falta de interesse da população transporte zero de peixe passou da hora, muitos estados vivem do turismos e pesca esportiva ( AM, GO,) e argentina é muito visitada para pesca de dourados, esta na hora de o povo abrir o olho e ver que da para ganhar $$ com o turismo e peixe

  • por Sir_Duvel, em 19.06.2023 às 20:56

    essa Mazé é uma piada, sempre se fazendo de vítima, esse secretário de educação não é santo não, mas educado o homem é, trabalho na prefeitura e nunca vi ele matratando ninguém, e, no final das contas, ela alega o que exatamente? qual é a acusação afinal? a vitiminha nunca diz nada com nada!

  • por Ramos, em 19.06.2023 às 19:21

    Partido comunista do Brasil (Pc do B) essa aberração deveria ser criminalizado assim como o nazismo, o comunismo matou mais q o nazismo e continua matando mundo a fora, não dá pra entender como ainda tem gente defendendo isso!!!

  • por Marcelo, em 19.06.2023 às 15:40

    fora francis!

 
Sitevip Internet