Notícias / Direto da Fonte

29/05/2023 - 12:01 | Atualizado em 29/05/2023 - 12:31

Terceira via

Por Da redação

Na costumeira ida a feira no domingo, me encontrei com o ex-vereador Marcinho Lacerda (MDB). Conversamos sobre uma possível terceira via para a disputa da prefeitura de Cáceres no ano que vem. Ele disse que não teria dificuldades para se a aliar ao ex-prefeito Túlio Fontes (PSB), doutor Leonardo (Republicanos) e James Cabral (PT). Já conversei com outras lideranças que também já discutem uma alternativa ao ex-prefeito Francis Maris (PSDB) e a atual prefeita Eliene Liberato Dias (PSB).
 
Jogo
 
Se em 2020 Cáceres teve uma enxurrada de candidatos a prefeito, em 2024 a classe política deve se organizar e ‘imaginar’ que será uma eleição de segundo turno, que deve ficar polarizada entre a prefeita Eliene Liberato e um candidato da Direita. Inclusive, a Direita já está se organizando para lançar uma candidatura única, contando que o PT e outros partidos progressistas lancem candidatos a prefeito, para dividir os votos de Eliene. Essa estratégia é manjada, conhecida, mas funciona. Quanto mais candidatos do lado de cá, melhor para o lado de lá. O escolhido parar articular a candidata da Direita é o empresário e pecuarista Ricardo Castella que assumiu o PL.
 
Articulações
 
Se, por um lado, o tabuleiro municipal continua sendo montado, por outro, esse jogo vai fazer parte do Estado também. O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) é o principal nome para a prefeitura de Cuiabá. Caso seja eleito, abrirá uma vaga para o seu jeito de ser deputado, que poderá ser ocupada futuramente pele prefeita Eliene ou mesmo pelo correligionário petista vereador Cezare Pastorello.
 
Andando
 
Os vereadores Marcos Ribeiro (PSDB) e professor Leandro dos Santos (UB), têm ocupado espaços nas redes sociais com estilo mais arrojado de fazer política. Marcos Ribeiro, mais votado na eleição passada, tem sido frequente nos bairros e zona rural, em um contato direto com o eleitor. Ao meu ver, a estratégia é uma grande passo na busca pela reeleição no ano que vem.
 
Alvo
 
Por falar em vereador, Franco Valério (PROS) e sua esposa Fabiana Mota, estão tendo um desgaste político e emocional por travarem bate bocas em um grupo de whatsapp. O episódio demonstra mais uma vez a necessidade de avaliar o perfil dos grupos de debates políticos pelo whatsapp antes de entrar.
 
 Recursos
 
O presidente do PT de Cáceres, Rafael Costa tem feito boas articulações de bastidores para viabilizar recursos para a cidade. Já havia arranjado com o deputado estadual Lúdio Cabral e desta feita, conseguiu com a ex-deputada federal Rosa Neide. Se todos os presidentes de partido político de Cáceres tivessem essa iniciativa, teríamos outros benefícios.
 
Governo
 
Conversei com vários interlocutores políticos sobre a ida do vereador Domingos dos Santos (PSB), para a Secretaria de Assuntos Estratégicos da prefeitura de Cáceres. Ouvi críticas e elogios. Particularmente, acho que o momento requer um secretário com perfil político e a escolha da prefeita Eliene Liberato Dias (PSB) foi acertada.
 
Efeito
 
Com a saída do advogado Fransérgio Piovezan (PV) da Secretaria de Assuntos Estratégicos, o vereador Cézare Pastorello (PT) anunciou que deixará a liderança de governo na Câmara. Apesar da sua condição de líder não ter sido pacificada no partido, Pastorello ainda fazia as grandes intervenções para destravar os projetos. O vereador Rubens Macedo (PTB) deve assumir a liderança. Convidado por Fransérgio para comandar o Procon, o advogado Lindomar Rezende entregou o cargo. 
 
Foco
 
 
Com dedicação exclusiva na Educação, Fransérgio deve alavancar a popularidade da prefeita Eliene, principalmente, na zona rural. Escolas de madeira e caindo sobre a cabeça das crianças estão sendo substituídas por escolas novas ou totalmente reformadas, climatizadas e prontas para receber os alunos e as diversas atividades das comunidades. Em conversa com alguns produtores rurais na feira, pude ver a satisfação deles com as escolas. Sobre as estradas, ainda há muitas reclamações.
 
Histórico
 
Pela primeira vez nos últimos vinte anos, a Câmara de Vereadores, a Autarquia Águas do Pantanal e a prefeitura de Cáceres, conseguiram fazer processos licitatórios para publicidade institucional que é uma exigência da Lei da Transparência. Meu reconhecimento ao presidente da Câmara, Luiz Landim (PV), ao diretor executivo da Autarquia, Júlio Parreira e a prefeita Eliene Liberato Dias (PSB). Que eles adotem critérios técnicos para a aplicação dos recursos.
 
Eventos
 
Na próxima sexta-feira, 2, a prefeitura de Cáceres apresentará a programação completa do 40º Festival Internacional de Pesca Esportiva (FIPe), que acontecerá de 4 a 9 de julho. Apesar da ansiedade por shows, o foco do evento será na geração de renda. A cidade poderá voltar a ter outro grande evento este ano com o mesmo objetivo. Na semana passada conversei com o presidente do Sindica Rural, Auri Paulo Rodrigues, o Paulo Gaúcho, que revelou que está discutindo com sua diretoria a possibilidade de realizar a tradicional Expoagro, suspensa pela pandemia.
 
Espaço
 
Um grupo de servidores da prefeitura de Cáceres, simpatizantes do ex-prefeito Francis Maris (PSDB), está discutindo a possibilidade de fundar um sindicato para concorrer com atual Sindicato, comandado por Fabio Lourenço. Nesta mesma linha, Nilson Magalhães estaria tentando resgatar a UNARC, para fazer frente a UCAM e seus atuais ‘donos’.

Comentários

inserir comentário
5 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Profissional da educação, em 30.05.2023 às 10:28

    Pobre ""jornalista"" até entendo que está desempenhando o seu papel...afinal é pago para isso e com o nosso dinheiro (dos cofres público). Dentre nós até pode ter "simpatizantes do Francis" como nos nomeia. Mas informe se melhor... não saia por aí se queimando entre seus pares. Pois essa panelinha que você serve hoje é a mesma que pode te cozinhar amanhã, quando achar que seu "desempenho" não é mais viável aos seu interesses!

  • por ANDRÉ LUIS CASTRILLON GARCIA, em 30.05.2023 às 07:21

    Em se falando em uma terceira via acredito que Cáceres e a população agradece, pois chega do que estão ai. Ricardo Castella um grande nome, uma grande pessoa, Cacerense, gente da gente. E tenho certeza que vai dar certo , pois se trata de um empresário que cresceu trabalhando, tem credibilidade para assumir uma prefeitura que há muito tempo só está nas mãos de politiqueiros. CONTE COMIGO RICARDINHO O POVO DE CÁCERES MERECE E VC TEM CREDIBILIDADE PARA TAL CARGO.

  • por Paulo Henrique, em 30.05.2023 às 03:46

    Ricardo Castella só dá bote errado. Fica ligando para pré candidaturas que já tem partidos. Hooo ninguém quer saber de PL de Bolsonaro. Hooo tá feio e o comentário que o tio Francisco que tá por trás dessas arapucas manjada de pegar trouxa

  • por Márcia Regina Silva, em 30.05.2023 às 03:41

    Nem Francisco e nem amiga véia!!!

  • por Rodrigo, em 29.05.2023 às 18:12

    . Sabemos o motivo da criação do nosso Sindicato, ao que eu saiba Francis nunca levantou a bandeira da educação. Uma das Razões foi a inércia do atual do atual Presidente do SSPM. Porém, como nosso sindicato é exclusivo da educação não que se falar em concorrência e sim em direitos. Vamos para a luta, firmes e fortes????????????????????

 
Sitevip Internet