Notícias / Direto da Fonte

22/05/2023 - 15:59 | Atualizado em 22/05/2023 - 17:18

Fracasso

Por Da Redação

Durou exatamente trinta dias, o mandato de deputado estadual, do ex-prefeito de Cáceres, Francis Maris (PSDB). Diferente do ex-prefeito Túlio Fontes (PSB) que quando esteve na Assembleia, conseguiu recursos para reformas da Praça Duque de Caxias, Miniestádio Jardim Paraíso, Estádio Geraldão e para a construção do complexo esportivo no entorno do Ginásio Didi Profeta, somando aproximadamente R$ 10 milhões de reais em valores atualizados, Francis, além de não arranjar sequer um palmo de lama asfáltica, não conseguiu uma única audiência com o governador Mauro Mendes (UB). Repetindo uma história que o cacerense conhece bem, tratando sua ex-vice e atual prefeita, Eliene Liberato Dias (PSB), como adversária, não se dignou a convidá-la ao menos para sua posse. Não ligou, não ofereceu nenhuma ajuda política e não colocou os pés na prefeitura enquanto foi deputado. A frustrada passagem de Francis pela Assembleia decepcionou muitos dos que votaram nele, principalmente pela produtividade pífia, marcada por entrega de moções e um projeto de incentivo a pecuária. Sobre as moções, o uso político foi tão descarado que um famoso radialista de Cáceres se recusou a receber a tal honraria.
 
Poder
 
A ida para Assembleia com o claro propósito de turbinar a pré-candidatura a prefeito no ano que vem, está fazendo com que a meia dúzia de ‘puxa-sacos’, do bilionário, cometa erros crassos. Um crime eleitoral que pode impedir Francis de ser candidato, é uma adesivo que está sendo ostentado pela condução do ‘engomadinho’. Só precisa alguém ‘bater um retrato’ do veículo e mandar para o aplicativo pardal do TRE. O nome disso é propaganda extemporânea.
 
Evaporar
 
O União Brasil, maior partido do Estado, deve implodir nos próximos meses com a saída das principais lideranças incluindo o senador Jaime Campos, e os deputados estaduais, Sebastião Resende, Júlio Campos, Dilmar Dal Bosco e o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho. Eles estão com um pé no Mais Brasil, resultado da fusão do PTB com o Patriota.  A mexida vai ser grande e vai envolver diretamente o governador Mauro Mendes presidente do União Brasil em Mato Grosso, que detém a maioria das prefeituras, vices e vereadores do Estado. Em Cáceres a mexida também será grande e envolverá os vereadores Rubens Macedo (PTB), professor Leandro dos Santos (UB), Flávio Negação (UB), e os suplentes do UB e PTB. Outro que terá suas pretensões políticas futuras afetadas será o ex-candidato a prefeito Takao Nakamoto (PTB). Mas, como disse em edições passadas, um fato como esse pode ser uma janela para a troca de legenda sem perda de mandato.
 
Quer
 
Na última sexta-feira, 19, na tradicional ‘resenha no quintal’, um dos assuntos foi o surgimento de uma terceira via na disputa municipal em Cáceres. Eu particularmente não acho que isso irá ocorrer, porém tenho visto postagens, uma delas do vereador Pedrinho Sindicato (PT), relatando que ele está na pré-campanha de James Cabral, que disputou a última eleição.
 
PT
 
No próximo ano, a federação PT, PCdoB e PV terá que dividir 16 vagas para candidatos à vereadores. Pelo que a Coluna apurou, a intenção de uma ala do PT é jogar o vereador Cézare Pastorello (PT) para a disputa como prefeito. Os rumores dizem, inclusive, que o nome do seu assessor Victor Cruvinel está colocado como pré-candidato a vereador para ser seu sucessor. Pastorello não ganha. Vai atrapalhar a reeleição da prefeita Eliene Liberato Dias (PSB) e o único benefício político que pode tirar disso é fortalecer o nome para deputado estadual em 2026, já que Lúdio Cabral (PT) deve ganhar a prefeitura de Cuiabá e deixará uma lacuna no seu estilo de atuar.
 
Estratégia
 
Ter um candidato a prefeito nas eleições passadas foi o que garantiu uma vaga para o PT na Câmara de Vereadores de Cáceres. Se saísse apenas os 10 candidatos a vereador pelo partido, não teriam eleito Mazeh Silva e nem dado a expressão de votos ao Pedrinho do Sindicato. Isso porque, além dos votos de legenda, também vem recursos financeiros para a majoritária, que engrossa a campanha dos vereadores. Resta saber se o mais novo vereador do PT vai aceitar ser o boi de piranha e renunciar a uma reeleição garantida.
 
Baixaria
 
A Câmara de Vereadores de Cáceres continua dando mais esperança para os pré-candidatos da cidade. Na sessão de hoje, 22, por exemplo, só faltou vias de fato, mas o quebra-pau foi grande. Os vereadores discutiram, no meio da sessão, sobre a quantidade de proposituras que cada um poderia fazer. Alguns queriam o máximo de duas, outros de quatro. Os que queriam de quatro, levaram. Agora, precisam realmente se preocupar é com a qualidade e não a quantidade, já que a maioria é só de patrolamento e cascalhamento de ruas.

Comentários

inserir comentário
7 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Luiz Carlos, em 28.05.2023 às 22:43

    Pastorello não é bobo, n irá assumir cargo executivo , ao menos não agora, reeleito com sucesso , vereador ímpar, sabe criticar e mostrar a solução e aplaudir quando necessário , agora uma verdade é certa , conhecerá a Prof colega de partido nas vésperas da eleição … escreva aí !!

  • por Magalhães, em 24.05.2023 às 09:47

    Longe de querer discordar do escriba Luis Miguel. Mas a leitura da citações de Santo Agostinho evitaria ele de passar vergonha desnecessário em rede sociais. Vou citar apenas uma: Prefiro o que me Corrigem a aqueles que me bajula.

  • por Juca, em 23.05.2023 às 18:15

    Concordo com a Maria em parte. É certo que após eleitos os vereadores deveriam se dedicar a capacitações referentes a suas atividades entre 6 meses a um ano. Mas a outra parte é de responsabilidade exclusiva dos eleitores que votam em candidatos bacanas, que abraçam, comem pastel nas ruas, mentem descaradamente. Claro que um novato fará as mesmas coisas, mas por ser novato há uma esperança verdadeira que ele pode fazer algo. Porém veja que a taxa de renovação é extremamente baixa a cada eleição. O ideal é que os eleitores mantenham essa taxa, no mínimo, em 80%, quando verificarem que 80% ou mais das propostas de cada legislatura são de moção de aplausos, patrolamento e cascalhamento de ruas.

  • por Luiz Miguel, em 23.05.2023 às 15:38

    Eliene tá com mandato garantido, tem base muito apoio político tanto no estado com na base do município, muitas pessoas gostam de Eliene, não vejo rejeição ao nome dela. É fazer o dever de casa saúde, educação e patrolar as ruas reeleição garantida o resto dos louco só vai ver o carro passando que subir tá no governo

  • por Maria Ângela Cardozo, em 23.05.2023 às 08:51

    ineficiente as proposituras dos vereadores...sem qualidade nenhuma...não vemos nada para alavancar a economia.. gerar empregos...fortalecer o turismo...acredito que precisam se qualificar...

  • por Goiano, em 22.05.2023 às 22:09

    Ninguém tem reeleição garantida. Pastorello perdeu uma grande parte do seu eleitorado de pessoas que admiram a sua inteligência mas não votam no PT de jeito nenhum. E o próprio PT vai jogar pesado para ele ser escadinha dos preferidos do partido, Mazé e Pedrinho do Sindicato. Dessa vez ele errou.

  • por Jair, em 22.05.2023 às 20:58

    Esse Maris, não irá a porto algum, kkkk.

 
Sitevip Internet