Notícias / Direto da Fonte

15/05/2023 - 14:40 | Atualizado em 15/05/2023 - 19:25

​Vítima

Por Da Redação

O deputado estadual Francis Maris (PSDB), está sendo alvo de um bombardeio de fakenews que estão sendo postadas nos grupos onde estão os maiores malas da política de Cáceres. A única novidade é que a maioria dos ataques estão sendo feitos pelo ‘Rei do Fake de Cáceres’, revoltado porque Takao Nakamoto (PTB) está apaixonado pela fama do ex-prefeito de Cáceres, que também surfa na marola do maluco que presidiu o País recentemente. Já avisei para a galera que está repassando os fake. ‘O Francis é tudo, menos burro’. Vai levar todo mundo para ver o juiz. Eu sei, sou prova viva.
 
Fraquinho
 
Eu nunca tive dúvidas da capacidade política de Francis. Quando ele foi para Assembleia disse a interlocutores que ele não iria se destacar no parlamento. Há quase um mês, não arrumou um palmo de lama asfáltica ou emulsão para tapar buracos em Cáceres. Para marcar o que ele é na vida pública, conseguiu a aprovação de uma Lei que Incentiva o Melhoramento da Pecuária. Vista como uma proposta para beneficiar ele e seus amigos ricos, o projeto foi batizado nas rodas políticas de Cáceres como ‘pró-eu’. Parabéns ao deputado ‘Francis da Orla’, está arrebentando na Assembleia.
 
Risco
 
Os vereadores Marcos Ribeiro (PSDB) e Professor Leandro dos Santos (UB), fizeram uma escolha, ao meu ver, arriscada. Fazer oposição contra uma máquina armada é quase um suicídio. Os insatisfeitos com a atual gestão, votarão no candidato a prefeito adversário, e historicamente, não nos vereadores que fazem oposição por fazer. Neste aspecto, é preciso ser inteligente. Ou escolhe fazer o que o Vereador Cezare Pastorello (PT) está fazendo ou o que os vereadores Valdeníria Dutra Ferreira, Manga Rosa e Domingos fazem. Pastorello defende um segmento e os outros assistem seus eleitores.
 
Efeito
 
Esse enfrentamento que Marquinhos e Leandro estão fazendo dá ibope, mas se não for feito de forma inteligente pode levar a conflitos e desgastes desnecessários. Na semana passada, Leandro, ao meu ver, entrou no pessoal e quase foi as vias de fato com o secretário de Saúde, Vitor Miguel. Na minha modesta avaliação, acho que Leandro deveria voltar a atuar no eleitor que o colocou na Câmara, assim como Marquinhos. E acho que ambos precisam focar em estar em uma chapa competitiva para a reeleição. Como diz um velho ditado: ‘é melhor um na mão do que dois voando’. E um conselho de amigo: ‘não briguem por política. Jamais valerá a pena’.
 
Exemplo
 
A convocação dos secretários na Câmara de Cáceres, na última sexta-feira, 12, foi um tiro no pé dos vereadores que ensaiam fazer oposição à prefeita Eliene. Primeiro, que mostrou desconhecimento das ferramentas de transparências. Bastaria acessar o processo da licitação dos 240 postes de iluminação para ler que seriam comprados para iluminar o Geraldão e vários outros campos de futebol. Achar que a prefeitura iria colocar 240 postes só Geraldão é muita sandice. Em segundo lugar, deu palco para que os secretários fizessem propaganda dos vários campos de futebol que serão iluminados.
 
Perigo
 
Na sessão de hoje, 15, na Câmara de Cáceres, o que chamou atenção foi a denúncia do vereador Franco Valério (PROS) de que havia pessoas entrando armadas na sessão. Se realmente tem, é grave. Nem sempre o clima da sessão é amoroso como a troca de olhares que sempre tem entre dois vereadores e o agente prisional (vulgo carcereiro) que está presente em todas as sessões. Se a coisa inflamar, pode sair tiro lá dentro. E crimes passionais acontecem em qualquer lugar, portanto, é melhor sem armas. O presidente da Câmara Luiz Landim (PV), precisa tomar providências para prever o pior.
 
Bola da vez
 
Nos próximos dois meses o foco em Cáceres será o festival de pesca. Um evento que gera acima de tudo  renda e eventualmente uma chance de capitalizar politicamente. Porém, a história atesta que o dividendo político só vem se o evento de fato dar renda e agradar, do ponto vista cultural. Em resumo, precisa mexer com a autoestima do cacerense e despertar a nostalgia. Neste aspecto, acho que a prefeita, o secretário de Turismo, Claudio Henrique e a equipe da Secretaria de Turismo e Cultura estão com a faca e o queijo na mão já que todos tem larga experiência no evento. Vamos torcer para que seja bom para todos, principalmente para quem precisa muito de uma renda.
 
Educação
 
Um dos braços fortes de um eventual projeto de reeleição da prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB), ao meu ver, é a Secretaria de Educação. O experiente secretário Fransergio Piovesan, certamente sabe disso, e deve estar trabalhando muito para executar obras de creches, reformar e construir salas de aula. Coisas que não ocorreram nos oito anos da gestão do ex-prefeito Francis Maris (PSDB). Outro que está com um canhão mão, é o secretário de Infra-estriutura, Wesley de Souza Lopes. Ao meu ver, em ambos os casos, é só executar o que está em andamento, dentro do prazo e correr para o abraço.
 
Tiro
 
Por falar disso, a prefeita Eliene Liberato Dias (PSB), por meio da Assessoria de Projetos, deve concluir até o final deste mês o lançamento das obras que deverão ser executadas nos próximo doze meses. Uma delas, é a reforma da histórica praça Duque de Caxias. Ao meu ver, será a cereja do bolo, graças a uma emenda do então deputado estadual Túlio Fontes (PSB).
 
Reconhecimento
 
Cresci e moro no Jardim Paraíso, em Cáceres, onde está o miniestádio Claudio de Souza Brandão, o nosso amado Lameirão. A galera da ‘pelada’, é só alegria com a reforma do espaço. Também já ouvi elogios a respeito da reforma do Estádio Geraldão e da modernização do complexo do Ginásio Didi Profeta, todas obras em andamento, frutos de emenda de Túlio. Torcendo pela conclusão. Sobre esse assunto, o pessoal da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Cultura, na semana passada derramou elogios ao complexo Renato Vidal Garcia que sediou recentemente os jogos regionais. Foi só elogios para o ‘Renatão’.
 
Polo
 
Finalmente as coisas estão de volta aos eixos em Cáceres no que diz respeito a saúde. A criticada estadualização do hospital São Luiz gerou efeitos positivos. Ganhamos um hospital particular, e o maior da região, o Laboratório São Matheus incrementou seus serviços e voltou a atender pela Unimed. Como diz o ditado: ‘depois da tempestade, vem a bonanza’.

Comentários

inserir comentário
6 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Eleitor Pantaneiro, em 18.05.2023 às 21:35

    Abel Donato! Não sei se vc sabe, mas todo orçamento público é aprovado no exercício anterior. Isto é, 2022 foi aprovado em 2021, então 2023 foi aprovado em 2022. Considerando q o governo passado cortou verbas da Saúde e Educação, é claro q ia sobrar grana. Francis fez isso no último ano, deixou de gastar uns 30milhoes pra terminar o exercício no azul pra ficar bem na foto. Apesar dos princípios de gestão de empresas serem úteis na administração pública, uma prefeitura tem objetivos e obrigações diferentes de uma empresa privada. Tem q gastar, mas gastar certo, pensando no bem público. Falando em Francis, verdade seja dita, tirando este último ano, ele construiu pelo menos duas creches (Guanabara e a Madre, se não me engano), fora outras obras. Então, acho mau-caratismo por parte do jornalista falar q ele não fez nada nos seus anos.

  • por Polo de saúde, em 18.05.2023 às 18:31

    Polo de Saúde. Que susto, quando o jornalista colocou polo, achei que era o polo de Saúde aquí em caceres, porque disque o diretor Ju Ju garcia quase saiu nos finalmente com o outro diretor? Será.

  • por vivi, em 18.05.2023 às 08:04

    esse jornalista elogia tanto a adiministracao que a rua lateral da casa dele virou uma baia tom pegando ate bagre nela isso ele nao ve kkkkkk ou nao quer ne ta ganhando um cascalho para falar bem

  • por Marcia Sebalho, em 18.05.2023 às 01:36

    Derrubaram o Francis da vaga de deputado! Ninguém aguentava mais ele e acionaram o Faissal.

  • por Abel Donato Deluqui, em 16.05.2023 às 16:29

    "Maluco que presidiu o País", s.m.j., o Mito deixou a Presidência com um superavit de quase 60 bilhões (reais) nos cofres públicos, inobstante a pandemia, a guerra da Ucrania. O Barba/bandido já está no vermelho, já gastou o que o Mito deixou e mais acima do teto de gasto( 200 bilhões negativos). O Bolsonaro ganhou no Sul/Sudeste/Centro Oeste perdeu apenas no NE e tenho a certeza que o Nordestino já se arrependeu GRAVA O QUE VOU CITAR: o PT não fará um Prefeito nas CAPITAIS, digo isto com muita convicção.

  • por debochadinho, em 15.05.2023 às 15:20

    Só uma dúvida, esse tal de carcereiro, não aquele que prendeu sua irmã deficiente em uma jaula, um homem chamado de Chuelay carcereiro de irmã?

 
Sitevip Internet