Notícias / Direto da Fonte

02/05/2023 - 11:48

Histórico

Por Da redação

A Assessoria de Projetos da prefeitura de Cáceres, remeteu a Coluna a lista de obras já lançadas e que serão lançadas nos próximos meses. O montante deve chegar a um bilhão de reais, o maior da história. Eu pedi os números para medir o efeito destes recursos na economia. O primeiro impacto é na geração de empregos, especialmente na construção civil. O dinheiro que esses trabalhadores vão ganhar vai ficar em Cáceres. Isso ajuda diretamente o comércio e melhora a qualidade de vida da população. Estou dizendo isso para destacar os efeitos dos investimentos públicos, que apesar de sazonais, são importantes para cidades como Cáceres que não são industrializadas e as oportunidades de trabalho são limitadas. É trabalho para pedreiros, serventes, eletricistas, pintores, auxiliares de serviços gerais, motoristas, operadores de máquinas, entre tantos outros.  
 
Política
 
Em se tratando de projeto político eleitoral, as obras sendo concretizadas nos próximos doze meses dará musculatura a prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB), e certamente atrairá apoios. O que ela e sua equipe precisa é de eficiência. Entregar as obras até junho do ano que vem vai restabelecer a autoestima dos cacerenses e devolver a confiança na classe política.
 
Piada
 
Nos últimos trinta dias, os dublês de políticos de whatsapp de Cáceres têm mostrado um desespero sem tamanho por uma futura teta. Estão se lançando candidatos e parindo enquetes fajutas, sem efeito nenhum. Não basta ter nome, precisa ter serviços prestados, nome limpo, grana e conhecimento para integrar um grupo político com viabilidade de eleição. Vi também que nomes queimados em outras pré-campanhas estão sendo requentados para prefeito. Tudo ilação. Para concorrer é primordial ter um grande grupo político. Aliado a isso, precisa de muito dinheiro e da   conjuntura estadual e nacional. Na minha avaliação, o lançamento prematuro é na verdade uma queimação antecipada.
 
Quer
 
Por falar em conjuntura estadual, a prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB), sofrerá, nos próximos meses, uma grande pressão do governador Mauro Mendes (UB), que acabou de assumir a presidência do União Brasil com a meta de eleger 40 prefeitos no ano que vem. Há tempos o governador vem convidando a prefeita para integrar o seu grupo político, mas ela tem resistido em lealdade ao presidente do PSB, deputado estadual Maxi Russi. Mas, da forma que o cenário está posto, não me surpreenderei se ela trocar o PSB pelo UB para ir reeleição com as bênçãos do governador.
 
PT
 
Estrategicamente apenas dois partidos têm se articulado com mais intensidade visando às eleições para vereador no ano que vem em Cáceres. O PSB da prefeita Eliene Liberato Dias e o PT dos vereadores Mazeh Silva e Cézare Pastorello. A posse do primeiro suplente Pedrinho do Sindicato é um exemplo claro do que estou afirmando. Fortalece ainda mais a futura chapa do partido que tem grandes chances de voltar a ter no mínimo dois vereadores.
 
Tiro no pé
 
O movimento dos vereadores ‘cristãos’ da Câmara de Vereadores de Cáceres, contra a instituição do Dia Municipal do Orgulho LGBTQI+, na minha avaliação, está sendo um verdadeiro ‘tiro no pé’. Boa parte desse eleitorado, que eles supostamente estão defendendo, é formado por gente hipócrita. Os católicos, ao meu ver, tinham que apenas seguir os passos do Papa Francisco. Pelo meu mínimo conhecimento jurídico, já vi que o vereador Pastor Júnior (Cidadania), será o ‘boi de piranha’ dessa contenda desnecessária.
 
Janela
 
A reeleição, especialmente para o legislativo, é mais difícil que a primeira vitória. Para os vereadores é pior ainda. Em Cáceres, vejo que a renovação tende a ser a maior da história. Isso pode mudar um pouco caso haja ‘janela’ para troca de partido sem a perda de mandato. O grau de dificuldade é para todos, independente de posição e condições financeiras. Cito o caso do presidente de Câmara de Cáceres, vereador Luiz Landim (PV). Por conta da Federação Nacional ele e os futuros candidatos da legenda vão ter uma disputa muito forte com os petistas hoje com dois vereadores. Já tem como concorrentes Cézare Pastorello, Mazeh Silva e o suplente Pedrinho do Sindicato. Essa é a mesma condição dos vereadores Marcos Ribeiro (PSDB), Isaias Bezerra e Pastor Júnior do Cidadania. Se ficarem nos seus partidos, vão protagonizar uma disputa boa para se manterem na Câmara. Ao meu ver, os vereadores Franco Valério (PROS), Rubens Macedo (PTB) e professor Leandro Santos e Flávio Negação (UB) vão ter dificuldades por conta de legenda.  
 
PSB
 
A disputa também será pesada no PSB. Os vereadores Valdeníria Dutra Ferreira, Manga Rosa, Domingos dos Santos e o suplente Jerônimo Gonçalves vão ter que montar boas estratégias para continuarem na Câmara. Em recente pesquisa, Valdeníria e Manga aparecerem na liderança, mas isso não significa reeleição.

Comentários

inserir comentário
7 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por DG, em 04.05.2023 às 15:27

    Pelo visto, a prefeita tem que abrir o "olho" mesmo, por que me parece que a população acordou, e percebeu, que quem paga e chega cedo, bebe agua limpa. Os invejosos vão dizer que esse descontentamento geral, alocado aqui em baixo através desses comentários é por causa do longo período de chuva na cidade.

  • por joao, em 04.05.2023 às 12:10

    Como diz né juca , não fazem porque nao querem! Cáceres é tudo ao contrario o que deveria ser correto. Saúde é a melhor do estado, asfalto de fazer inveja, cidade sobrando empregos etc. E o povo preocupado com Lei lgbt na camara e FIP

  • por juca, em 03.05.2023 às 08:04

    Mas Cáceres é a cidade onde as ruas são indecentes, a saúde é uma piada, a educação está na média brasileira. Mas festivais gratuitos, festas free, eventos "memoráveis" e demonstrações pomposas de enfeites em algumas épocas do ano nunca faltam. Será que se trocassem esses subsidios anuais a festas por km de asfalto, mais remédios e equipamentos para saúde e educação. Quanto conseguiríamos avançar? Claro que podem dizer que a população, em grande parte, não paga IPTU. Mas há formas legais de se cobrar isso e não é feito porquê? Alguém realmente sabe?

  • por Cidadão Cacerense, em 03.05.2023 às 00:39

    Por que esse jornal não fala da saúde de Cáceres,cada dia pior, ambulatório da criança parece um necrotério,feio,escuro sem nenhum semblante feliz para receber as crianças,upa que nem pode se dizer upa ,está cada vez pior...povo nem sabe hoje quem é o secretário de saúde,mas o que importa é o Fipe né...tá certo !!?

  • por Funcionário Público, em 02.05.2023 às 20:30

    Eu fico muito feliz lendo esses endeusamento desse site sobre a gestão municipal atual. Está no caminho certo, quando o barco estiver naufragando ele pula fora e continua escrevendo sobre o abraço dos afogados.

  • por Zé ninguém, em 02.05.2023 às 17:06

    Kkkkkkk católicos tem q seguir o papa, sabia não!!! Temos que seguir Deus e os ensinamentos da Bíblia!

  • por cacerense em busca de progresso, em 02.05.2023 às 16:02

    Gostaria que este site, fosse menos partidário e fizesse uma reportagem sobre as obras(asfaltos) que estão sendo feitas na cidade, mas uma reportagem séria com profissionalismo e imparcial, mostrando a realidade do serviço mal feito, cobrando as autoridades responsável.

 
Sitevip Internet