Notícias / Direto da Fonte

24/04/2023 - 14:54 | Atualizado em 24/04/2023 - 15:30

Poder

Por Da Redação

Nos últimos vinte dias, o ex-prefeito de Cáceres, Francis Maris (PSDB), iniciou uma movimentação para voltar a comandar a cidade. Pleitear isso é legitimo, mas o meios usados para isso é que são questionáveis. No caso do ex-prefeito, que surgiu com um discurso contra a ‘velha política de Cáceres’, posar ultimamente com os malas da política da cidade não tem repercutido positivamente. Gente que até dias atrás, xingava Francis de nomes impublicáveis. Mas, o bilionário ex-prefeito tem um jeito próprio de lidar com esse povo. Basta lembrar que ele convenceu o ex-deputado doutor Leonardo (PSD) e seus aliados a apoiarem a sua reeleição. Francis ganhou, pagou e deu uma banana para os malas. Não deu único cargo.
 
Changueiros
 
Na última semana uma série de interlocutores políticos me questionaram sobre a oposição política a prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB). Me mandaram até duas enquetes mequetrefes para prefeito e vereador. Quem viu a sondagem do Percent de hoje, 24, sabe que a suposta oposição, vem sendo feita por pessoas com interesses estritamente pessoias e não coletivos. Nos bastidores políticos, elas são conhecidas como ‘sem tetas ou desmamados’. A oposição de fato é do eleitor e não dessa classe política.
 
Cilada
                            
Por falar em Francis, uma fonte, ambientalista, me alertou que o deputado estadual Wilson Santos (PSD), estaria pronto para colocar em votação a liberação da pesca do Dourado em Mato Grosso. Ela acrescentou que o parlamentar, inclusive quer aproveitar que a Assembleia está cheia de suplentes inexperientes no tema, para aprovar a matéria. Wilson Santos já estaria preparando uma manobra para ganhar o voto do ex-prefeito de Cáceres, Francis Maris (PSDB). Estaria bolando uma Moção pelos 50 anos do Grupo Cometa. Vamos aguardar sair na mídia.
 
Pinóquio
                       
Sem articulação política, o ex-prefeito de Cáceres, Francis Maris (PSDB), que está deputado estadual neste momento, tem insistido em capitalizar em cima das ações da atual prefeita, Eliene Liberato Dias (PSB). Na semana passada, por meio de assessoria, Francis disse que doou uma área para construção do Centro Sócio Educativo na cidade. O que não corresponde à verdade. O doação foi feia pela atual gestão. Assim como ocorreu com as obras da reforma do Aeroporto, projeto desengavetado por Eliene. Outra inverdade foi em relação a aquisição de ônibus escolares. A maioria esmagadora dos veículos foram viabilizados na segunda gestão do ex-prefeito Tulio Fontes junto ao governo federal. Os veículos só foram entregues na primeira gestão de Francis. Outra falácia do ex-prefeito, é em relação ao projeto de construção da Avenida Perimetral para tirar o transito pesado do centro de Cáceres. O governador Mauro Mendes (UB) achou a proposta do ex-prefeito, faraônica, com quatro pista e a refugou. Um novo projeto, atendo orientações do Estado, está sendo elaborado pela equipe da prefeita Eliene Liberato Dias (PSB). Se alguém tiver dúvidas do que estou dizendo, use a busca do seu computador e pesquise. Hoje em dia, com a internet, não tem como enganar o eleitor.
 
Debanda
 
A saída o deputado estadual Eduardo Botelho e dos irmãos Campos (Jayme Júlio), do UB para o novo partido, Mais Brasil, deve provocar uma debanda na legenda no Estado e em Cáceres. Os vereadores Leandro dos Santos, Flavio Negação e o suplente Thomas Canellas, ao meu ver, vão seguir os caciques do dinheiro no Mais Brasil. O racha é porque o governador Mauro Mendes (UB) nunca engoliu o grupo de Botelho e dos Campos, e a prova disso é que o governador já adiantou que vai apoiar o pupilo Fabio Garcia para prefeito de Cuiabá em detrimento de Botelho.
 
FIPe
                                                                                                               
O secretário de Turismo e Cultura de Cáceres, Claudio Henrique Donadoni, revelou a Coluna que esta semana a prefeitura deve definir a data do 40º Festival Internacional de Pesca Esportiva (FIPe), maior evento do turismo do Estado. O evento estava marcado para a próxima semana, mas foi adiado em função do atraso na abertura do orçamento do Estado de apoio a eventos. O FIPe é aguardado com expectativa porque movimenta a economia da cidade.
 
Medição
 
O RDNEWS divulgou hoje, 24, uma sondagem para prefeito de Cáceres. Como era previsível, a sondagem, feita em pleno período de chuva, mostrou a insatisfação de 13,3% da população com atual prefeita Eliene Liberato Dias (PSB) em opiniões espontâneas. De acordo com a pesquisa, 12, 5% aprovam a gestão de Eliene. A medição ainda crava que faltando mais de um ano para a eleição, mais de 60% dos eleitores estão indecisos. O que a amostra não menciona é que a durante os oitos anos da gestão de Francis não choveu 10% do que choveu no último ano da administração de Eliene. Mas as chuvas já cessaram e há muitas obras para serem executadas nos próximos doze meses. Lá na frente vamos ver a pesquisa de novo. Mas é preciso ressaltar que do ponto de vista qualitativo, toda a pesquisa é importante para balizar a gestão. Porém, hoje, se colocarmos os reais números dos oito anos da gestões Francis e do pouco mais de dois anos de Eliene, ela fez mais que o dobro. Disputa será interessante.
 
Animado
 
Recentemente tive oportunidade de rever o ex-reitor da Unemat, Taisir Karim. Filiado ao PSD do senador ministro Carlos Fávaro, o ‘turco’ deixou claro que só está aguardando a aposentadoria para entrar na política partidária. Nome qualificado e que pode contribuir com o desenvolvimento de Cáceres.
 
Renovação na Câmara
 
Há 18 meses das eleições municipais, alguns dos atuais vereadores de Cáceres já estão desesperados. Não fizeram nada de útil até agora, e não terão mais tempo de fazer. A maioria depende umbilicalmente do Executivo, porque atuam como presidentes de bairro, pedindo patrolhamento, cascalhamento e troca de lâmpadas. Acontece que a prefeitura está sendo eficiente e fazendo isso sem interferência de Vereador.
 
Direita
 
A eleição de alguns vereadores bolsonaristas Brasil afora serviu para expor o quanto eles têm de gogó e quanto falta de produtividade. O representante dessa direita histérica em Cáceres, Lacerda do Aki (PRTB), por exemplo, não tem um projeto relevante para população. E quando usa a palavra, daí que ninguém entende para que veio.
 
Natimorto
 
Essa é a razão pela qual o ex-candidato a prefeito e deputado estadual Takao Nakamorto (PTB) não é visto falando em lugar algum. Quem fala por ele são velhos parasitas da política, como um ex-carcereiro, demitido a bem do serviço público. O futuro candidato a vereador Takao não tem o que conversar. A onda Bolsonaro e anti-PT passou.
 
Dica
 
Com a Direita cheia de narcisistas e de egos gigantescos, a prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB) precisa agregar a esquerda no seu projeto de governo. Chamar mesmo os partidos de esquerda, e os que não se juntarão à direita, para ajudar na gestão dos últimos anos e compor um grande projeto de governo para 2025-2029. Lula ainda será presidente nos anos de 2025 e 2026, essa janela não pode ser perdida.
 
Arrasto
 
Ao menos cinco figuras polêmicas, que não acreditavam que os Guardas Patrimoniais de Cáceres pudessem se tornar Guardas Municipais, vão ter que vestir a farda na marra ou terão que pedir exoneração do concurso.  Por falar do GM, boa parte podia pegar um treino com colegas Alexandre Marin e Rosalino Silva, para entrar em forma. Os barrigudinhos vão ter dificuldades para aguentarem o trabalho, que é diferente de ficar sentado de vigia.

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por lucas, em 08.05.2023 às 14:13

    GRAÇAS À DEUS ESSA ONDA BOLSONARISTA VEM DERROCADA TOTAL, ESPERO QUE APAREÇAM NOMES BONS SE É QUE TEM NOMES BONS PRA POLÍTICA KKKKK THOMAS CANELLAS E CIA SOMA EM QUE?

  • por Flor, em 25.04.2023 às 13:50

    É bem provável que o francis ganhe pra prefeito pois o servidores públicos municipais são bem mentes curtas e já vejo uns falando que estão com saudades de francis, na vdd o burro gosta de serem chicoteados kkkkkkk

 
Sitevip Internet