Notícias / Direto da Fonte

17/04/2023 - 14:08 | Atualizado em 17/04/2023 - 14:09

2024

Por Da Redação

A movimentação dos bastidores com vistas às eleições municipais do ano que vem estão a todo vapor País a fora. A busca para quem está fora, acima de tudo, é pelo poder. Um bom exemplo disso, é Cáceres. O bilionário empresário e pecuarista, Francis Maris (PSDB), não satisfeito com dois mandatos, já se articula para voltar a comandar a maior cidade da região sudoeste, hoje, governada pela sua ex-vice-prefeita, Eliene Liberato Dias (PSB), que conta, em seu primeiro escalão, com boa parte dos ex-secretários de Francis.
 
Campanha
 
Tenho observado atentamente a movimentação política do ex-prefeito e tenho visto que ele está com dificuldades de encontrar um discurso convincente para tomar o lugar da sua ex-vice. O que ele está enfrentando é semelhante a uma separação de casais conflitante. Vive-se anos, mas ao separar, saí difamando. Isso não é aceitável em uma relação conjugal e na política é pior porque você tem que explicar isso para os eleitores.
 
Subestimou
 
O ex-prefeito poderia hoje estar sendo o preferido para voltar a comandar a cidade se não fosse por um fator. Duvidou da capacidade de sua vice em gerenciar Cáceres com um modo próprio. Ao humanizar a gestão, restabelecendo a boa relação com servidores, Eliene desarmou máquina e a governança harmônica foi retomada. Manteve o equilíbrio das finanças, não aumentou ou criou novos impostos e montou uma equipe técnica que a permitiu fazer o que Francis não fez. Concluir, executar e lançar novas obras. Aos poucos está devolvendo a autoestima da população, como exemplo, com a conclusão da restauração da antiga sede da Câmara de Vereadores e as reformas da Praça Major João Carlos e do muro do histórico Cemitério São João Batista. Concluiu também unidades de saúde, centro esportivo, iluminação de campos de futebol, entre vários outras ações inéditas. Em relação a inovação, a prefeita executou com recursos próprios o tão sonhado asfalto da Avenida dos Bandeirantes no DNER e deve executar também, nos próximos meses, a pavimentação de duas artérias importantíssimas da cidade. O prolongamento da Avenida Getúlio Vargas até o ‘Carangueijão’ e a pavimentação da Rua da Membeca. A Getúlio passará a ser o novo acesso da cidade para quem vem de Cuiabá. Já a Membeca, além resolver um problema crônico, passará a ser a principal ligação entre o lado norte e sul da cidade, passando pelos bairros Jardim Guanabara, Santa Isabel, Marajoara, Maracanãzinho, terminando na Avenida Padre Casemiro, no bairro Santa Cruz. Pelo projeto elaborado por Eliene, a Membeca deverá se transformar em um grande corredor comercial, valorizando os imóveis dos bairros beneficiados e das redondezas. Isso também deve ocorrer na Getúlio Vargas, conforme o projeto. Pode parecer pouco, mas, são obras que geram automaticamente benefícios diretos e indiretos. Hoje, um terreno sem asfalto é um valor, daqui um ano, com asfalto, valerá no mínimo, o dobro. Enquanto cacerenses, temos que torcer para que tudo dê certo e a cidade possa ganhar mais qualidade de vida.
 
Educação e Saúde
 
O ex-prefeito e outros possíveis adversário da atual prefeita de Cáceres, vão ter que caprichar nas críticas. No caso de Francis, é pior ainda. Os problemas que a atual gestão está enfrentando na Educação e na Saúde, são heranças de seus oito anos de mandato. Escolas precisando de reformas e milhares de exames na fila há anos. Não pergunte a prefeita e aos secretários, pergunte aos profissionais da educação e da saúde.
 
Simples
 
Uma outra coisa difícil para os adversários superarem é o estilo socialista da atual prefeita de Cáceres. Além de tratar os servidores e os contribuintes com respeito, ela é presença constante junto à população. Para chegar a isso, Eliene está tendo que fortalecer ações de esporte, lazer, cultura e turismo. Este último, um desafio constante.
 
Vale tudo
 
De olho na prefeitura, o ex-prefeito, que ficou como terceiro suplente de deputado estadual pelo PSDB, ‘negociou’ uma suplência com o titular Faissal Calil. Ficando um mês ou quatro, vai ter que ralar muito para superar o ex-prefeito Túlio Fontes (PSB), que em dois meses como deputado, arrumou mais de R$ 5 milhões que já estão na conta da prefeitura para reforma do Estádio Geraldão, Ginásio Didi Profeta, Mini Estádio do Jardim Paraíso e da Praça Duque de Caxias. Só fiquei pessimista ao ler uma matéria de assessoria onde Francis colocou que irá priorizar ZPE, Orla, Aeroporto e Zona Franca. Os seus eleitores certamente esperam mais que isso.
 
Alianças
 
A ida de Francis para Assembleia ocorre justamente quando o Republicanos do ex-deputado federal doutor Leonardo, presidido pelo deputado estadual, Valmir Moretto, reforçou a sua parceria com a gestão da prefeita Eliene ao empossar Leandro Barbosa, ex-assessor de Moretto, na Secretaria de Planejamento. O partido é hoje o principal aliado da gestão. O vice-prefeito Odenilson Silva, o secretário Wesley de Souza Lopes e o coordenador da Secretaria de Infraestrutura, João Fonseca, também são filiados ao Republicanos.
 
Aliado$
 
A julgar pelas imagens da posse do ex-prefeito como deputado estadual e de suas andanças por Cáceres, após a solenidade, parece que ele deve atrair o apoio da chamada ala dos ‘magoados’. Gente que apoiou de alguma forma a eleição da prefeita Eliene e alimentava a expectativa de ter poder e uma fonte de renda, direta ou indireta. Perfeitamente normal em política.  O problema é que até bem pouco tempo atrás, Francis, ao seu estilo, atacou e até prejudicou a vida pessoal de muita gente que hoje mostra simpatia a sua volta. Que o diga o presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Landim e o ex-deputado federal doutor Leonardo, que travou e ainda trava demandas judiciais com o ex-prefeito. Eu particularmente assisto de camarote a movimentação. Para mim e para muitos, Francis nunca escondeu que não gostava de ‘malas’ que hoje inundam as redes sociais com fotos, de rostinho colado com ele. É muita falta de vergonha na cara, não é não ?. Falando em ‘magoados’, deu o que fazer para encher uma van para fazer barulho na posse do ex-prefeito. Isso só atesta o que sempre digo aqui e o colega Romilson Dourado, repete no RDNEWS, Francis não tem grupo político.
 
Comunitários
 
A semana que passou foi marcada por uma disputa de bastidores pelo comando da União Cacerense de Associação de Moradores (UCAM). Como sempre, as vésperas de ano eleitoral, antigos aliado estão ‘brigando’ para ter o comando da entidade, famosa por ser usada como moeda de troca política. Isso é Brasil meu povo.
 
Merecido
 
A semana que passou foi marcada pelos 25 anos que a Agência Fique de Olho promove o evento ‘os melhores do ano’ em Cáceres. Entre os homenageados desta edição, está João Braulino Fonseca, o Fonseca, que atua como coordenador da Secretaria de Infraestrutura da prefeitura. Fonseca trabalhou por 28 anos na TransJaó de onde saiu para trabalhar com um antigo sócio da empresa, Osmar Antunes da Usina Cooperb, em Lambari D’Oeste. Em 2012, ele se candidatou a vereador e ficou como segundo suplente. Logo após a disputa, foi convidado para ser coordenador da Secretaria de Obras, na gestão Francis Maris (PSDB). Em 2020, voltou a concorrer a vereador e desta vez se tornou o primeiro suplente do Republicanos. Parabéns ao Fonseca e aos demais agraciados. Reconhecimento é estimulante.
 
Câmara
 
O vereador Cézare Pastorello (PT), conseguiu com uma proposta, ao meu ver simples, criar uma tempestade na Câmara de Vereadores de Cáceres. Vai mudar o que na vida das pessoas se o legislativo aprovar a Lei nº   52/2021, que institui o dia do Orgulho LGBTQIA+? Hipocrisia e conservadorismo está sobrando, hein.
 
Renovação
 
O advogado Alexandre Quidá que é Presidente do PDT Cáceres, tem mobilizado para que seu grupo tenha uma chapa competitiva no próximo pleito municipal. O Procurador da Autarquia Águas do Pantanal é visto como uma emergente liderança política da cidade e isso já chamou a atenção do Republicanos do deputado Valmir Moretto e do União Brasil do Governador Mauro Mendes, que já o convidaram a se filiar. Alexandre é dono de um sobrenome tradicional da política, especialmente no PDT, e tem bom trânsito político tanto em Cáceres, quanto na capital. Será um nome competitivo na eleição do ano que vem.

Comentários

inserir comentário
7 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Divina Junco, em 18.05.2023 às 09:49

    Escelente matéria Gonzaga, por favor cobre mais seriedade dessa secretaria de saúde, as unidades estão abandonadas, sem medicamentos. Ouvi comentários que na Upa não tem nem antídoto caso alguém tome picada de cobra venenosa.

  • por João Francisco, em 18.05.2023 às 09:47

    Prefeita abra o olho, em sua gestão tem gente trabalhando contra a senhora. Tem secretário utilizando do cargo para ganho próprio e jogando contra e manifestando que ano que vem irá apoiar seu concorrente. Não precisa ser muito esperta para verificar o que está acontecendo...

  • por Jussara, em 18.05.2023 às 09:42

    Muito bem colocado meu amigo Gonzaga, a prefeita tem sido muito humana em ações que vem realizando com todas as secretárias. Secretaria de saúde deveria seguir exemplo da educação e assistência social. Infelizmente a saúde não anda, muito egocentrismo, aquele corredor da secretaria de saúde parece feira de Santana, uma fofocaiada entre os servidores apostando quanto tempo ainda irá durar o secretário. Coordenadora Silvia não visita as unidades já faz anos, unidade de vila Aparecida que o dia, meus colegas andam bem descontentes com esse descaso. Até o esporte que antes era esquecido e com pouco recurso está fazendo mais ações que a saúde.

  • por Neuza Cristina, em 24.04.2023 às 09:23

    Realmente excelente observação gonzaga, a prefeita está realizando diversas ações que trarão mais tranquilidade a população que tanto merece, única coisa que ainda não está andando é a saúde, que deveria ter como secretário algum profissional da saúde. Enquanto essa coordenadora da ações em saúde for essa silvia ai, infelizmente não teremos avanço na saúde pública municipal. Postinho do meu bairro nem se lembra quando foi a ultima vez que recebeu visita da coordenadora. Secretaria de assistencia social está de parabéns, ações bem organizadas.

  • por DG, em 18.04.2023 às 13:48

    Cézare Pastorello se deixou influenciar, já não consigo ver o vereador que votei no primeiro mandato, será que nem Negação, Obrigado e tchau!

  • por Sentindo vergonha alheia / Funcionário Público Municipal, em 17.04.2023 às 20:03

    Com essa capacidade administrativa daqui a cem anos isso será concretizado. O governador Mauro Mendes disse na inauguração do ginásio que os recursos para asfaltar as ruas ao redor a muito tempo já estava na conta da prefeitura.,,, alguém explica isso meu no nobre escriba!

  • por Cacerense, em 17.04.2023 às 16:26

    Gonzaga, muito boa sua fala.. realmente a prefeita Eliene está desempenhando um ótimo mandato, fazendo muito por Caceres!! A população agradece e reconhece! Porém acho que ainda há muita politicagem, coisa que na gestão do Francis não tinha, muito pica fumo da política cacerense querendo ficar na cola dela para ver se decola! Quanto ao Alexandre Quida, acredito que com o sangue jovem e com boas articulações ele venha com tudo nas próximas eleições!

 
Sitevip Internet