Notícias / Direto da Fonte

10/04/2023 - 06:28 | Atualizado em 10/04/2023 - 10:59

Consolidou

Por Da Redação

Quem assistiu recentemente a inauguração do Centro de Iniciação Esportiva, Renato Wildal Garcia, em Cáceres, constatou o que venho dizendo aqui. A prefeita Eliene Liberato Dias (PSB), se tornou uma das maiores lideranças políticas do sudoeste do Estado, principalmente de Cáceres. Trouxe a carismática campeã olímpica de vôlei e atual Ministra dos Esportes, Ana Moser, para entregar o equipamento esportivo a comunidade. Como antecipei, atraiu para a cidade a nata da política atual do Estado, com destaque para os senadores Margaret Buzetti (PSD), Wellington Fagundes (PL) e o governador Mauro Mendes (UB). Da região vieram prefeitos, vereadores e o deputado estadual Valmir Moretto (Republicanos) de Nova Lacerda. De Cáceres, o evento reuniu os ex-prefeitos Aloisio de Barros, Ricardo Henry, Tulio Fontes, críticos, opositores, e possíveis adversários futuros como o ex-deputado federal doutor Leonardo (Republicanos) e o ex-vereador Marcinho Lacerda (MDB). A prefeita também convidou o ex-prefeito Francis Maris (PSDB), que alegou uma viagem para estar ausente. Diferente de antecessores recentes, a prefeita colocou as disputas eleitorais de lado, e ainda priorizou fazer justiça com quem, de alguma forma, contribuiu para idealizar a importante obra. Em matéria de política e gestão, ‘a amiga veia’, deu e está dando um baile.
 
Bola da vez
 
O que estou dizendo acima também pode ser atestado no sábado, 8, em reportagem veiculada na grande mídia do Estado onde o presidente do PSB de Mato Grosso, deputado estadual Maxi Russi, que tem mais de uma dezena de prefeitos no Estado, colocou como prioridade da legenda a reeleição de Eliene.
 
Micão
 
O bom de fazer crônica política olhando detalhes dos bastidores, é que você vê e ouve coisas que outros não enxergam. Vou contar uma que antecedeu a chegada da Ministra Ana Moser à Cáceres para o evento. Quando os bolsonaristas incrédulos, os senadores Margaret, Wellington e o governador Mauro Mendes, tiveram a certeza que a Ministra havia aceito o convite da prefeita de Cáceres, de forma oportuna tentaram pegar uma carona no jato da Força Aérea de Brasília para Cáceres. Fonte ligada ao alto escalão do governo, revelou que autoridades do Estado chegaram a ligar para a chefie de gabinete da Ministra para alterar o plano de voo para dar uma parada em Cuiabá para pegar o governador e seu ‘cordão’ de puxa-sacos, mas quebraram a cara. Tiveram que cada um pegar suas conduções e correr para Cáceres para sair na foto. Nem no carro que fez o translado da Ministra do aeroporto pegaram beira. Nunca vi tanta gente sem graça em um evento deste tamanho.
 
Plebeus
 
Outro coisa que apenas e eu e poucos notaram. A máxima do ‘rei posto, rei morto’. Outrora veneradas, lideranças políticas de Cáceres não passaram de simples convidados para terceira e quarta fila de cadeiras do palanque. Que o diga o ex-prefeito, Aloisio de Barros, que se quer foi citado e chamado para o dispositivo. Na política você só tem importância quando tem mandato, e tem que ser Executivo, no mínimo. Esperei o dia que iria ver o ex-deputado estadual e federal doutor Leonardo (Republicanos), chegar e sair quase anonimamente de um evento. Deixou a cerimonia de fininho ao lado apenas do suplente de vereador Jonas Costa (SD).
 
Perceptível
 
Sabe aquela vergonha quando a pessoa acaba indo a um churrasco na casa de uma outra que sabe que você a odeia? Pois é. Perdi a conta em ver ‘bosoloides radicais’, que passaram um ‘óleo de peroba na cara’, ´para ver um ministro lulista inaugurar uma obra fruto de um programa lançado em 2013, pela ex-presidente Dilma, deposta em um ‘suposto golpe’ político que teria sido encabeçado pelo seu vice na época, Michel Temer (MDB). Vivi para ver esta em cena.
 
Farra
 
Lógico que em um megaevento deste não faltaria o ‘trem da alegria’. As custas do ICMS que pagamos na caríssima conta de energia, o pátio do aeroporto Nelson Dantas, literalmente ficou congestionado de aviões, que trouxeram, entre outros, assessores, secretários, diretores de autarquias e deputados. Dentre eles, Beto Dois a Um (PSB), Max Russi (PSB) e Walmir Moretto (Republicanos).
 
No oxigênio
 
Não é só o ex-prefeito de Cáceres, Francis Maris (PSDB), que está correndo atrás do apoio do governador Mauro Mendes (UB), para disputar a prefeitura da cidade no ano que vem. Sem mandato, pela primeira vez em oito anos, o ex-deputado estadual e federal doutor Leonardo (Republicanos), ainda acredita que pode ressuscitar politicamente. Uma importante fonte, que cobre os bastidores no Palácio Paiaguás e da Assembleia, revelou que ele está buscando um espaço no governo para tentar viabilizar uma vaga com candidato a prefeito ou de vice. O dilema é o local que daria essa musculatura política a ele até o ano que vem. Questionado, o governador teria dito que poderia ver, eventualmente, alguma coisa do segundo escalão para baixo, mas nada importante politicamente. Pessoas próximas a Leonardo, no entanto, no desespero por uma futura ‘teta’, já estariam o estimulando a assumir a direção do Hospital Regional de Cáceres. Se assumir, ficará refém do governador, o que não lhe garantirá candidatura no ano que vem. Está em uma sinuca de bico, na minha opinião.
 
Começou
 
Já iniciou a sondagem de eventuais candidatos a vereador pelos partidos da base da prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB). Além do PV e do PDT, ela deve formalizar convite ao PC do B e PT para integrarem a gestão e uma eventual aliança futura. A prefeita deve mobilizar nos próximos dias os vereadores Manga Rosa, Domingos dos Santos, Valdeníria Dutra Ferreira e os suplentes Jerônimo Gonçalves e Wilson Kishi, para intensificar o diálogo com aliados e simpatizantes. Entre os que devem ser convidados para encarar as urnas, estão secretários, coordenadores e executivos da autarquia Águas dos Pantanal. Com relação aos secretários, ele precisará manter a espinha dorsal como esta. As quatro principais pastas da gestão hoje são ocupadas por técnicos altamente competentes.
 
Desnecessário
 
E o pau da semana vai quebrar nas costas da Câmara de Vereadores de Cáceres. A ideia de mudar as sessões para o período matutino, na minha opinião, só trará desgastes. O presidente da Casa, Luiz Landim (PV), ao meu ver, tem que fazer política e não se envolver em questões administrativas como aparenta.
 
Lei de Newton
 
O episódio do almoço com a Ministra Ana Moser e o governador Mauro Mandes (UB), parece que não foi o suficiente para mostrar para ‘os malas’ da política de Cáceres, que ataques pessoais e fake news não serão mais tolerados pela assessoria jurídica da prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB). E pelo que apurei, os efeitos também chegarão a Câmara de Vereadores. Como fake news são crimes, a ideia fazer Boletins de Ocorrências com efeito em medida protetiva. Ou seja, mais um bando de desocupados não poderão frequentar os mesmo lugares que a prefeita. Deve subir para o governador Mauro Mendes (UB) nos próximos dias um pedido para instalação de uma Delegacia de Crimes Virtuais em Cáceres. A proposta deve chegar a Câmara de Vereadores nas próximas horas.
 
De volta
 
Semana passada, fui visitar a mudança radical na minha segunda casa, a Rádio Jornal de Cáceres, que após um período decadente, está finalmente migrando para a FM na frequência 107,3. Literalmente destruída fisicamente e moralmente, a emissora está sendo reconstruída pela família Ninomya, que decidiu investir no resgate de um patrimônio que faz parte da história da comunicação da região. A proposta é fazer uma programação equivalente à da Difusora e da Centro América, com jornalistas e radialistas profissionais. Se seguir por esse caminho, pode ter um informativo a político, pela manhã, que garantirá o sucesso do negócio com a contribuição dos veteranos, Djalma de Souza e Paulo Rocha.

Comentários

inserir comentário
5 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por joao, em 10.04.2023 às 19:16

    E esta cisão política binária entre a população, Brasileiro, só facilita o trabalho dos politiqueiros, já que basta elaborar um discurso radicalizado pra conquistar o eleitorado extremista (que tendem a ser os grupos mais engajados e com pensamentos uníssonos), resultando em propostas malucas e dignas de chacota (como o "dia do orgulho hétero" ou uso do "gênero neutro") mas que mostram pro seu eleitorado um alinhamento com suas ideias esdrúxulas e que esse não é um daqueles esquerdopatas ou bosolóides. Se deixar levar por um discurso vazio desses é burrice, caímos na historia da "picanha e cerveja" pra colocar lula, assim como caímos lá atrás na historia de "acabar com a corrupção" que colocou bolsonaro. E a chance de colocarmos bolsonaro de volta na próxima é grande, temos que encerrar este ciclo. Mas pra isso, não podemos acreditar em salvadores, no bipartidarismo político, temos q ter ideias mais pluralistas e abertos a diferenças.

  • por Brasileiro, em 10.04.2023 às 12:29

    O nobre escriba deste meio de comunicação, é fanático pelo PT, petista roxo, não tenha tanta certeza quanto a reeleição da prefeita Eliene, eu acho que não vai não, a cidade politicamente está dividida ao meio, e eu vou te dizer mais uma coisa, tem muitas pessoas decepcionadas com o seu barbudinho(Lula) e gente que votou nele tá , e isso refletirá na reeleição da atual prefeita aqui em Cáceres, não se elege mais, pode acreditar, se quiser valer meia dúzia de gelada eu topo.kkkkkkk, abraço nobre escriba.

  • por O cacerense, em 10.04.2023 às 11:48

    a prefeita de Cáceres está fazendo o possível para melhoria da CIDADE não tem condições de transformar a cidade em uma metrópole não podemos perder a esperança

  • por DG, em 10.04.2023 às 10:21

    Eliene precisa investir em asfalto, Cáceres não pode continuar do jeito que está, as ruas não estão em condições (mínimas) para se trafegar, é buraco dentro de outro buraco. Agora, uma coisa que precisamos tirar o chapéu, é que desde a implantarão do plano de "mobilidade" urbana, o que a população viu foi a multiplicação de (Quebra-molas) nas vias urbanas, já está quase parelho a quantidade de "quebra-molas" com os "buracos" nas principais vias de Cáceres.... se ta doido!!!

  • por ator anonimo, em 10.04.2023 às 08:51

    Mas, não esquece de combinar com a população cacerense, a atual Prefeita não está em condição confortável (votos) como o escriba deste blog disse na sua opinião política, eleição muda como o tempo. Tudo bem, que a prefeita tem a máquina pública nas mãos, mas o poderio financeiro, as traições políticas, muda o jogo. ficou muito evidente na última eleição, onde a população conseguiu eleger candidatos de fora e não do município em nível estadual e federal. O nobre escriba vive numa bolha inflável achando que o município por ter acunha os nomes dos bairros jardim está um "paraíso" a atual prefeita é uma liderança política, isso é uma falácia..a sua liderança não conseguiu eleger um candidatos na eleição passado vai nos bairros periféricos para você ver escriba a grande rejeição da prefeita..Sai dessa bolha e vive com o povão..

 
Sitevip Internet