Notícias / Direto da Fonte

27/02/2023 - 12:21

​Sem ressonância

Por Da redação

Na medida em que a gestão da prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB) avança, a chamada oposição se apequena cada vez mais. Sem musculatura política, opositores estão fazendo serviço de youtubers, filmando poças de lama, goteiras e portas sem fechaduras. De forma correta, a gestão por sua vez não polemiza. Segue reformando e construindo escolas. A reforma, ou reconstrução, da Escola Raquel Ramão, no bairro Rodeio, por exemplo, custará quase R$ 3 milhões de reais. Em um regime democrático, a forma inteligente de agir é utilizar críticas e denúncias para ajustar ações.
 
Fracos
 
Já os vereadores de base, de forma equivocada politicamente, estão distantes das inaugurações e lançamentos de obras. Apesar de convidados a prestigiar a assinatura da ordem de serviço de reforma da Escola Raquel Ramão, a maioria não compareceu. A vereadora Valdeníria Dutra Ferreira (PSB), que tem forte atuação na região, não faltou. Os ausentes perderam a oportunidade de compartilhar o mérito da prefeita Eliene e do secretário de Educação Fransérgio Piovesan. Aliás, a última reforma que a escola teve foi justamente na gestão de Fransérgio como secretário de educação, em 2012.
 
Apareceram
 
Por outro lado, depois da cobrança da Coluna, os comissionados da prefeitura participaram em peso da cerimônia de ordem de serviço na Escola. Cargo político não tem esse nome à toa. Quem está ocupando os cargos comissionados deve vestir a camisa da gestão e participar dos eventos, nem que seja para postar em suas redes sociais. Sei de fonte segura que a prefeita deu um ultimato aos espertinhos que não querem fazer política. Quem faltar nas próximas, vai rodar, pode acreditar.
 
Postura
 
Agora, vou fazer outra cobrança e uma sugestão a prefeita. Em vários grupos de whatsapp, secretários e coordenadores ficam calados enquanto as facções descem o reio na administração. Desde a mídia podre da cidade até servidores que perderam a teta, Eliene tem, como é para ter, desafetos. Não dá para agradar esse pessoal. E quando eles falam da gestão, os secretários e coordenadores ficam quietos. Tá errado. Tem que sair em defesa com argumentos técnicos e políticos, sem baixar o nível.
 
Exemplo
 
O único que sai em defesa, sempre, é o primeiro cavaleiro de Cáceres, Felinthinho, que além de marido da prefeita, conhece todos os bastidores da administração. Mas, ele não tem cargo comissionado e nem recebe pra isso. O mínimo que os comissionados precisam fazer é participar desses grupos na cidade e tirar uns minutos do dia para desmentir as fakenews.
 
Lacerda
 
Enquanto o advogado Fransérgio Piovesan se consolida na Secretaria de Educação, o cargo de Secretário de Assuntos Estratégicos, antiga Secretaria de Governo, fica na mira dos aliados políticos. Marcinho Lacerda (MDB) é um deles, está de olho no cargo e promete aproximar a gestão do Ministério da Agricultura, além de outras posições em Brasília, já que seu tio irá assumir como Senador. Sempre defendi aqui e em outros ambientes que o MDB foi injustiçado pela atual gestão. Ainda dá tempo reparar o erro.
 
Atacado
 
Uma matéria supostamente encomendada para atacar diretamente o vereador Marcos Ribeiro (PSDB), na minha avaliação, foi um tiro pela culatra. Se era para tirar o parlamentar da atuação junto ao movimento comunitário, surtiu efeito contrário. Marcos revelou a Coluna que vai intensificar suas ações junto ao movimento, sua nova base eleitoral. Aliás, a postura política adotada por Marcos e pelo vereador professor Leandro dos Santos (UB), já incomoda os profissionais da política de Cáceres, de olho em uma teta na Câmara de Vereadores.
 
2024
 
Como já falei aqui em outras ocasiões, eventuais adversários da prefeita Eliene Liberato Dias (PSB) em 2024, só vão colocar a cara se a gestão dela for uma tragédia. Mas já estou vendo um movimento de espertalhões para cortar caminho para chegar ao comando da prefeitura. Ao menos três, vão tentar colocar a faca, mas o objetivo é ficar com a vice. Bobinhos né.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Pedro fidelis da Silva filho, em 03.03.2023 às 13:55

    E os bons continua sendo amigo da população mesmo não fazendo mais parte da gestão, eu sempre defendi uma cidade com oportunidade de emprego a todos principalmente o primeiro emprego a jovens aprendiz ou aqueles que ainda não tem a experiência em outras áreas mas isso só depende dos empresários locais criando oportunidade

 
Sitevip Internet