Notícias / Direto da Fonte

20/02/2023 - 12:49

A obra

Por Da redação

Duas obras vão marcar a gestão da prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB). A pavimentação do prolongamento da Avenida Getúlio Vargas até a BR, próximo ao Caranguejão, e pavimentação da Rua da Membeeca. Getúlio Vargas, além de desafogar o perigoso trevo atual, vai ajudar a desenvolver a região do entorno. No caso da Membeca, vai ser uma revolução. Uma ligação direta entre a Avenida dos Estados e a Padre Casemiro, atravessando seis bairros. A pavimentação, com iluminação de LED e calçadas dois lados, vai transformar a Membeca em uma via comercial e supervalorizada. Literalmente, do inferno ao céu. No ato de assinatura da ordem de serviço, um pessimista de carteirinha me questionou sobre o valor da obra. Achou muito. Antes do secretário de Obras, Wesley Souza explicar tecnicamente aos presentes, eu respondi que o valor seria necessário porque teria que ter uma drenagem diferenciada, já que a Membeca, ao lado do Córrego Lavapés, são os dois dos principais caminhos do grande volume de água de chuva que desce da morraria em busca do rio Paraguai
 
Alinhar
 
Durante o evento, um importante e experiente interlocutor político me chamou a atenção para um fato. Mais da metade dos ocupantes de cargo de confiança na atual gestão não compareceram ao histórico ato. Inclusive houve casos em que não havia um único representante de uma pasta. O mesmo ocorreu em relação a base de apoio na Câmara de Vereadores. Poucos presentes. Em relação aos vereadores, acho que falta melhorar a relação com a base. Já em relação aos cargos de confiança, está passando da hora de deixar eles no lugar que eles mais gostam, em casa. Troca por agentes políticos urgentemente, afinal, começou a contagem regressiva. Fácil de fazer pois a maioria são indicações pessoais e não políticas.
 
Ironia
 
O erro político fatídico do ex-deputado federal doutor Leonardo (Republicanos), pode ter sacramentado sua trágica e curta carreira. Como a maioria dos políticos, habituados a contar com o ovo no fiofó da galinha, ele fez um estardalhaço antes da eleição para anunciar a pavimentação de 100 ruas de Cáceres ao custo de R$ 25 milhões. Ocorre que o recurso é vinculado a Sudeco e precisará de um deputado federal para destravar. A prefeitura fez os projetos e atendeu todas as exigências, mas como Leonardo, para caprichar ainda apoiou Bolsonaro, esse recurso não sai antes do ano que vem nem na bala. Se sair, será por uma interferência forte junto ao atual presidente da república.
 
Senador
 
Os 40 anos do Festival de Pesca de Cáceres, em abril, deve marcar o retorno triunfal de um Lacerda ao cenário político. O ex-vice-prefeito José Esteves de Lacerda Filho (Zezinho) deverá estar no evento como Senador da República. Que compense o passado, inclusive o recente. Talvez Zezinho possa salvar a carreira de Leonardo se conseguir destravar o ‘asfaltamento das 100 ruas’.
 
Saúde
 
No final de semana estive com a galera das secretarias de Saúde e Fazenda da prefeitura de Cáceres. Entre uma cervejinha e outra, perguntei sobre como estava indo a gestão, especialmente secretários e coordenadores. Me certifiquei de uma suspeita. O coração da saúde hoje é a regulação. O único problema é o risco de uso político. Ponderamos também sobre a humanização da Saúde. É desumano deixar as pessoas na fila de madrugada ao relento na porta da secretaria e não dar uma alimentação básica para quem vai em busca de tratamento em Cuiabá. Basta orientar o vigia a distribuir fichas e recolher as pessoas até o início do expediente. No ônibus para Cuiabá, não custa dar um bolacha, água e um café. Tem muita gente vai e volta sem comer nada porque não tem grana. Esse é o papel do poder público, cuidar dos francos. Fica a dica para o secretario Vítor Miguel. Já na Fazenda, a galera só está achando incoerente notificar e multar donos de terrenos sujos em tempos de chuva. Concordei.
 
Começou
 
A água já bateu no traseiro do senador Jayme Campos (UB). Já vai vazar do seu partido para se aliar ao senador ministro Carlos Fávaro (PSD). Já sabe que a única chance de não perder sua vaga para o governador Mauro Mendes em 2026 é com Fávaro governador com apoio e Lula. Acho que desta vez o ‘Pedra’ vai rodar com antecedência. Se continuar só do jeito que está, Mauro é imbatível para senador. Só precisa caprichar na escolha do seu sucessor.
 
Aliado
 
A filiação do líder da prefeita de Cáceres, Cézare Pastorelo ao PT, reforçou ainda mais a aliança entre as duas legendas. O deputado estadual, Lúdio Cabral, que esteve em Cáceres para prestigiar a filiação e Pastorello, demonstrou muita simpatia com a participação da legenda na atual gestão da cidade. Agora cabe a prefeita arrumar um bom espaço, afinal o PT agora tem dois vereadores e o presidente da república. Como a maioria dos cargos são indicações pessoais, não vejo dificuldades.
 
2024
 
O considerado Nilson Magalhães, como sempre, está montando uma chapa competitiva para vereador na próxima eleição em Cáceres. Como estratégia, não aceita vereadores com mandato. Isso significa que Isaias Bezerra e Pastor Junior, que ele ajudou a eleger pelo Cidadania, estão fora do grupo.
 
Momo
 
O assunto do ferido de carnaval em Cáceres são os desmamados. A maioria, já desnutridos e longe das badalações. Situações calamitosas de vários já causam preocupações. Surgiu inclusive rumores de que Irajá Lacerda, Francis da Cometa, doutor Leonardo e Takao Nakamoto teriam se juntado em um projeto social e alugado uma chácara para montar um orfanato. Lindo gesto né kkkkkk...

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Sérgio de Oliveira, em 24.02.2023 às 10:25

    Em relação às filas na porta da secretaria de saúde, acho um absurdo. Assim como para conseguir fazer exames ou marcar cardiologista no Postão - esse é o meu caso, mas deve haver outros. Em geral são idosos que têm que madrugar para estar às 5 da manhã nesses locais, pois são poucas as senhas distribuídas diariamente. Quem, como eu, mora na zona rural, tem que deixar as tarefas da manhã, deslocar-se até a cidade para arriscar pegar uma senha. Por que tanta maldade, eu não compreendo.

 
Sitevip Internet