Notícias / Direto da Fonte

13/02/2023 - 15:38

Deu no RDNEWS

Por Da redação

Algumas lideranças políticas de Cáceres foram com muita sede ao pote, achando que já estariam eleitas na corrida a deputado estadual, acabaram derrotadas e perderam o estímulo para concorrer a prefeito em 2024. Uma delas é o empresário e ex-prefeito por duas vezes de Cáceres, Francis Maris. Concorrendo pelo PSDB, que formou federação com Cidadania, Francis montou uma grande estrutura de campanha e até figurou nas pesquisas entre os primeiros. Mas, com 18.389 votos, ficou na terceira-suplência. E isso o deixou frustrado. O fracasso eleitoral já estava previsto. Enquanto prefeito por oito anos, Francis não construiu grupo e mais desagregou do que atraiu aliados. A hoje prefeita Eliene Liberato Dias (PSB), por exemplo, era não só uma das parceiras políticas de Francis, como vice deste nos dois mandatos. E ambos romperam politicamente, com Eliene dando uma surra de votos no candidato de Francis no pleito de 2020.
 
Queimação
 
O assunto da semana nos bastidores políticos de Cáceres foi a foto e o vídeo do Agente Prisional Luiz Carlos dos Passos Veloso na mesa do Ministro da Agricultura Carlos Fávaro (PSD). O material circula nos grupo de whatsapp e vem causando desconforto ao Secretário Executivo do Ministério, Irajá Lacerda. Fontes próximas a ele revelam que a dor de cabeça começou quando desembarcou na Capital da República, na semana passada, um grupo de 12 pessoas, entre eles o presidente da UCAM, Dener Aniceto, o contador Enézio Mariano, além do ‘carcereiro’, acompanhado do filho.      Irajá Lacerda não retornou à Cáceres desde que foi derrotado nas urnas para deputado federal. Na cidade amargou a terceira colocação ficando atrás do ex-prefeito Túlio Fontes (PSB) e do candidato à reeleição doutor Leonardo (Republicanos).
 
Inhaca
 
Enquanto a maioria do grupo de apoiadores foi conhecer o Ministério da Agricultura do PT, um vídeo chamou atenção. O filho de Veloso, Luiz Carlos dos Passos Veloso Júnior, abordou o bolsonarista fanático deputado federal Sargento Fahur e gravou um vídeo insinuando que o presidente Lula ainda será derrubado. Logo o patrão de Irajá. Muito amador.
 
Carrapatos
 
Irajá precisa urgentemente tomar uma dose de ivermectina para se livrar de uma galera manjada da política de Cáceres. A maioria ajudou a destruir a carreira política do deputado federal doutor Leonardo (Republicanos). Esse pessoal são os que vivem de migalhas em época de campanha e depois tentam ainda extorquir, pedindo empregos e outras coisas mais. O interessante é que elas pegam grana, mas não têm nada.
 
Prefeitura
 
Sei de fonte segura que Irajá não será candidato a prefeito de Cáceres na próxima eleição. Me disseram que ele luta para corrigir o erro de apoiar a reeleição do ex-presidente Bolsonaro. De acordo com a fonte, Irajá quer inclusive ir a Cáceres e alinhar ações com a prefeita Eliene Liberato Dias (PSB). Inteligente!
 
Lenha
 
Ontem, 12, durante um grade evento em Cáceres, fui abordado por uma grupo de empresários de eventos e comerciantes da Rua dos Tuiuiús, na Vila Mariana em Cáceres. Eles estão em uma roda criticando a não realização do Carnaval e denunciando a falta de iniciativa e apoio da prefeitura para ajudar a iniciativa privada fazer o evento. Ao menos seis empresários da Tuiuiús, entre eles, o proprietário do Grella’s, Bocão, se dispuseram a fazer o Carnaval, mas reclamaram que a prefeitura ficou inerte. Quem também está chateado com o assunto é o vereador Franco Valério (PROS) que tentou fazer um evento neste modelo na Praça Barão do Rio Branco, mas que também não recebeu o devido apoio da prefeitura. Ainda sobre a inercia do setor de Turismo e Cultura da prefeita, Luiz Preto, do Bar Curva do Rio, questionado, justificou que deseja melhorar a calçada na margem esquerda da Baia de Cáceres, mas que não tem apoio da prefeitura.
 
Onda
 
O PT de Cáceres tem aproveitado muito bem a onda Lula. No final de semana filiou o vereador Cézare Pastorello, que era do Solidariedade e repatriou a ex-presidente da legenda, Silvia Fernandes. Silvinha, Josué Alcântara, Arlene Alcântara, Fransergio Piovesan e o saudosa Elias Frederico Alves, foram expulsos da legenda há mais de dez anos por não aceitarem romper uma aliança com então prefeito Tulio Fontes. Naquela ocasião, o PT tinha dois vereados, participava da gestão, mas era extremamente dividido em correntes ideológicas. O jovem presidente do partido, Rafael Costa tem o desejo de repatriar todos os expulsos, que jamais deveriam ter saído, segundo ele. O presidente da Câmara de Vereadores Luiz Landim (PV) fez questão de prestigiar o evento que comemorou os 43 do PT.
 
Pastorello
 
Pastorello chega ao PT em uma situação inédita. Ele será o líder da prefeita Eliene Liberato Dias (PSB) na Câmara. Não tenho dúvidas que ele será a ponte para que o PT possa voltar a ajudar a prefeita a governar Cáceres. Como disse em edições anteriores, o partido tem um quadro qualificado, que pode assumir qualquer pasta. Também destaco a presença no ato do presidente do Solidariedade e presidente do Sindicato dos Servidores da prefeitura, Fabio Lourenço. O Fabião, aliás, não colocou qualquer empecilho para a saída Pastorello do Solidariedade. Pelo contrário, apoiou e estimulou.
 
Entrosados
 
Em busca de um segundo mandato, os vereadores Marcos Ribeiro (PSDB), Leandro dos Santos (UB) e Mazeh Silva (PT), intensificaram seus trabalhos de fiscalização da atual gestão. Marcos e Leandro estão usando bem as mídias. Na minha avaliação, a estratégia deles é muito interessante. O principal papel do vereador é justamente fiscalizar e propor ações de melhorias em favor da coletividade. Parabéns aos três.
 
Covardes
 
Há meses estou querendo contar para vocês que a internet é o maior habitat de covardes do mundo. Aqui na Coluna e no Jornal Oeste, 99% dos comentários são feitos com nomes fictícios. A maioria não presta atenção aos nomes dos comentaristas, mas nós que monitoramos ficamos com nojo ver criminosos ofender a redação e outros leitores. Mas vai aqui um recado para os usuários do nosso site. Os IPs (endereço dos computadores), ficam gravados no sistema. Para quem não se lembra, certa vez um carcereiro ofendeu um juiz criminal de Cáceres em um comentário deste tipo. Na mesma semana ele foi convidado a comparecer na frente do magistrado onde se mijou todo com medo de perder o emprego. Ele fez o comentário via celular de dentro Cadeião onde prestava serviço.
 
Mal educada
 
A deputada federal bolsonarista, Amália Barros (PL) esteve em Cáceres na última sexta-feira, 10. Como de praxe, sua assessoria pediu agenda com a prefeita Eliene Liberato Dias (PSB), a maior autoridade do Município, que desmarcou tudo o que tinha para poder atender a deputada. Acontece que a antes de ir para prefeitura, a deputada se reuniu com o ex-prefeito Francis Maris Cruz (PSDB), e esse disse à deputada que não deveria ‘dar corda’ para Eliene porque ela é inimiga dele. A deputada então virou para o ‘rei da coxinha’ e disse que não iria pois, irá apoiar Francis para disputar a prefeitura no ano que vem.
 
Prejuízo
 
Com uma lista de reivindicações nas mãos, Eliene ficou aguardando a deputada que nem sequer justificou a ausência. Esse comportamento do ex-prefeito é parecido com o de um antigo deputado federal que Cáceres teve, que, por ter um desafeto, à época, na condução da prefeitura, fez de tudo para prejudicar a cidade no que diz respeito a receber recursos. É importante que a população saiba que o ex-prefeito está jogando contra Cáceres.
 
Espaço vazio
 
Como diz o mais novo petista filiado de Cáceres, o vereador Cézare Pastorello (PT), não existe espaço político vazio. Pastorello divulgou nas suas redes sociais que esteve com o Deputado Lúdio Cabral (PT) no gabinete da prefeita Eliene Liberato Dias (PSB). Em visita à cidade para filiação do vereador, o Deputado Lúdio aproveitou a brecha na agenda da prefeita com o cano da deputada e atendeu a prefeita e seus secretários. Bingo.
 
Petista carteirinha
 
Sobre a filiação de Pastorello, vários nomes da esquerda de Cáceres pontuaram como tendo sido o ato mais emocionante depois da posse do presidente Lula. O evento lotou o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e contou com a presença de representações de diversos partidos. Todos que usaram a palavra foram unânimes em dizer que o vereador já defendia as pautas do PT, e que agora passaria a ser oficializado.
 
Fome
 
Engana-se quem pensa que a filiação de Pastorello seja só alegria. Apesar da receptividade no partido e nos grupos simpatizantes ao vereador, a mudança de partido, autorizada pela lei, não vai ser de graça para o grupo do ex-deputado federal doutor Leonardo (Republicanos), que, agora sem mandato, não tem como alimentar sua facção. Durante o pleito 2020, Leonardo fez campanha ferrenha para dar um emprego de vereador ao seu assessor Jonas Costa. Não conseguiu, Jonas ficou mais de 100 votos atrás de Pastorello. Agora, vão tentar tirar o mandato de Pastorello para terem algo para dividir na facção.
 
Esperança
 
E para não ser exposto pela facção, de onde se diz que há muita intimidade e falcatrua guardada, Leonardo alimenta a esperança de ganhar a prefeitura em 2024. E daí, aquele folhetinho que circulou em 2012 pode voltar com força, porque ficou comprovado com quem ele anda e quem ele quer colocar na prefeitura para gerir o orçamento de mais de meio bilhão de reais. Por conta dessa fome desenfreada do grupo, poderemos ver até Leonardo e Francis, juntos novamente.
 
Amiga veia
 
Deixo aqui um recado para a prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB). Só a equipe de convênios liderado pela coordenadora Gesica Chaika não dará conta de tocar as obras que garantiriam a reeleição.

Comentários

inserir comentário
4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Jlcacerense, em 13.02.2023 às 23:42

    Está certo a prefeitura não dar apoio, esses empresários querem realizar Carnaval mas, muitos deles não tem espaço físico em seus estabelecimentos aí tem que fechar ruas e atrapalhar o direito de ir e vir dos cidadãos, isso sem contar o som que pertuba quem não curte e não tem nada a ver com carnaval. Coitados das vizinhanças desses estabelecimentos. É só cacos de garrafas que eles nem sequer limpam, e o odor de urina que fica.

  • por Filiada no PT, em 13.02.2023 às 21:15

    Pastorello e Rafael convida a nossa assistente social e Coordenadora da Ação Social,Camila, para filiar no partido do PT. Falta mais mulheres inteligentes e com história no social para dar força na Câmara.

  • por Professor Marcão, em 13.02.2023 às 19:40

    Bem articulado e conhecedor de todas as demandas do município, especialmente as áreas mais sensíveis, o Professor Leandro vem realizando um trabalho sério e com responsabilidade na fiscalização das mazelas do executivo municipal, trabalho esse que o credencia a disputar e vencer com o apoio da maioria do povo Cacerense e com certeza fazer uma gestão de excelência.

  • por Brasileiro, em 13.02.2023 às 19:29

    Meu nobre escriba deste canal de comunicação, vc só não pode generalizar chamando de covardes as pessoas que discordam de suas idéias, eu acho que não é por aí, as vezes tem comentários ofensivos sim, mas não são todos, eu acompanho o seu trabalho aqui neste canal,e não são todos que fazem isso! É uma pequena minoria, mas aproveitando o ensejo do assunto da palavra "covarde". Eu vou expor a minha opinião, posso?? No meu ponto de vista, covarde mesmo é quem dá um rombo no país de quase 4 trilhões de reais em 14 anos de poder, covarde mesmo é quem rouba 50 milhões em espécie e guarda no apartamento, covarde mesmo é quem enche a cueca de dinheiro público, covarde é quem solta um corrupto e vagabundo igual Sérgio Cabral e deixa preso um ladrão de galinha, covarde mesmo é quem desvia milhões que era pra ser comprado respiradores na pandemia!!! E por ai vai ...oque vc acha dessas pessoas ???? Não são covardes? Sucessos nobre jornalista! Admiro o seu trabalho!

 
Sitevip Internet