Notícias / Direto da Fonte

23/01/2023 - 13:29 | Atualizado em 23/01/2023 - 14:16

Oposição

Por Da redação

A oposição feita pelos vereadores de Cáceres, Marcos Ribeiro (PSDB), Leandro dos Santos (UB) e Mazeh Silva (PT) à prefeita Eliene Liberato Dias (PSB), é o tipo que qualquer prefeito quer. Elas apontam o problema e a prefeitura vai lá e facilmente resolve. O que eles estão fazendo é contribuir efetivamente com a gestão e cumprir o verdadeiro papel do vereador. O que eles fazem é saudável pois, toda unanimidade é burra. Agora é preciso saber fazer, pois ser oposição só por ser, não é inteligente.
 
Largada
 
Com o fim das eleições de 2022, já começa o pleito de 2024. A primeira movimentação é em relação aos partidos. Alguns, como o Solidariedade do vereador Cézare Pastorello nem existem mais.  Com a saída do prefeito de Rondonópolis Zé Carlos do Pátio para o PSB, o partido desmoronou. Uma opção para Pastorello é ir para o PSB, outra, é aceitar o convite de partidos mais à esquerda, como o PT ou PCdoB. Com a fusão do Solidariedade com o PROS, haverá uma janela para a troca de partidos. No PROS, o vereador Franco Valério também vai poder trocar de partido. Por incrível que pareça, pode ser que ele vá para o PSD do Carlão Gogó (Ministro Carlos Fávaro), partido que não fez nenhum vereador nas eleições passadas. Outro que pode partir para o PSD é o vereador Leandro dos Santos (UB). Tudo isso por conta dos planos de Irajá Rasgando Dinheiro Lacerda de ser prefeito a partir de 2025. Primeiro, ele vai ter que se entender com os outros pré-candidatos da direita, e que não são pipoca, doutor Leonardo (Republicanos) e Francis Maris (PSDB).
 
Movimentação
 
Já o atual presidente da Câmara de Vereadores de Cáceres, Luiz Landim (PV), também cogita uma mudança para o PSB. Com isso, sairia da Federação PT/PCdoB/PV. Se fizer isso, corre o risco de ser engolido pelos colegas no novo partido. O PSB virá com uma chapa forte ajudando a reeleição da prefeita Eliene. Na federação, um fato curioso. O assessor do vereador Cézare Pastorello, Victor Cruvinel, é pré-candidato a vereador também. Perguntei ao Pastorello se isso não iria atrapalhar a sua reeleição. Ele disse que pessoas boas precisam entrar na política e que o Victor, hoje seu assessor, será um grande vereador, talvez, colega de parlamento. Com certeza, Pastorello é um político à frente do nosso tempo.
 
Cacerense e preparado
 
Com o apoio de diversos movimentos sociais, dentro e fora de Mato Grosso, o Coletivo de Museus e Patrimônios da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) está indicando o nome do professor doutor Renato Arruda para a superintendência do IPHAN-MT. Renato, sobrinho do colega João Arruda é cacerense nato, criado no DNER e egresso da Unemat. Reúne todos os requisitos para ser o superintendente e dar um rumo para o Patrimônio Histórico de Cáceres, que não se resume apenas ao tombamento. Mas, confirmando o que eu havia dito, o ‘cara de pau’ Irajá Lacerda já está querendo pagar suas dívidas de campanha com indicação em cargos federais. Eu disse que o PT de Cáceres tinha que se articular e não deixar Irajá se criar em Brasília. O que eu previa era isso aí. Para o cargo de Superintendente do IPHAN, Irajá estaria querendo emplacar o nome do Enézio Mariano. Enézio, meu amigo/irmão, é indiscutível um dos melhores contadores que conheço, principalmente, de campanha eleitoral. Mas, se for para ter um cacerense na direção do órgão, é unânime na área que esse deve ser o Renato Arruda.
 
Receberam
 
Odenir Nery, Nilson Magalhães, Dener Cabelereiro, Enézio Mariano, Franco Valério, Thomas Canellas e meu irmão de fé Marquinhos Ribeiro e os demais que pegaram grana de Irajá Lacerda, estão crendo fielmente que serão financiados na próxima campanha. Podem tirar o cavalo da chuva. Comprou e pagou. Se tiver que apoiar alguém, Irajá irá apoiar alguém da família, como o Marcinho ou o Júlio Panoff, que já está ensaiando na política.
 
Valorização
 
Os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Combate às Endemias, são, agora, profissionais de saúde. Pode parecer estranho, mas, antes da lei 14.536, sancionada pelo Presidente Lula, na semana passada, esses profissionais não eram regulamentados como profissionais de saúde, apesar que, em Cáceres, já fossem reconhecidos assim. Tanto é que receberam as vacinas contra COVID na primeira leva, coisa que não aconteceu em outros municípios.
 
Carrasca
 
Quem com ferro fere, com ferro será ferido. Essa frase nunca fez tanto sentido como foi com a demissão da servidora Odenise Jara Gomes Lente, publicada no diário de sexta-feira, 20. Ela era um verdadeiro pitbull do ex-prefeito de Cáceres, Francis Maris (PSDB), para fazer Processos Administrativos Disciplinares (PADs) contra servidores da prefeitura. Dizem que Francis escolhia o servidor e ela escolhia o jeito de mandar embora. Agora, com o resultado do PAD de acúmulo ilegal de funções, os vários servidores que ela perseguiu poderão repetir o que ela dizia: ‘nada pessoal, colega, é apenas o cumprimento da lei’.
 
 
Vertical
  
Para fechar a Coluna de hoje quero mostrar um cenário do que vai acontecer na próxima eleição. Todos que estão com cargos no governo federal terão que se ajustar nos estados. Quem apoiou a reeleição dos governos vencedores também terão que se ajustar nos municípios. Se precisar, eu desenho para ver o que vai acontecer em 2024. Já vi de tudo, menos água voltar para a nascente.

Comentários

inserir comentário
15 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Alberto, em 25.01.2023 às 16:24

    Há que se destacar a maturidade política do nobre vereador Pastorello. Ao invés de tentar matar o surgimento de outras lideranças, como os demais políticos da cidade fazer, ele busca incentivar e apoiar os novos nomes, que podem fazer muito pela cidade. Ele sempre foi um vereador diferenciado e espero poder votar nele pra prefeito da nossa cidade.

  • por Joed Luiz, em 25.01.2023 às 10:00

    Fabiana Mota e Professor aposentado. Prezados, vocês foram sensacionais e muito realistas em seus comentários, comentários estes muito verdadeiros estão de parabéns, por não terem medo da verdade. "Pois, estamos vivendo em uma época, que os esclarecidos, tem que viver calados para não ofender os ignorantes". É triste ver uma universidade, como a UNEMAT, ser transformada em uma "unemat", passando de uma academia de busca de saber e conhecimento, para uma instituição de idiotização ideológica.

  • por Sandra Maria Ferreira dos Santos, em 24.01.2023 às 13:42

    Victor é um rapaz muito consciente e que faz um trabalho incrível em movimentos sociais, acredito muito no papel dele na política. E sobre as pessoas que falam mal, temos que desejar consciência e paz no coração pra que não destile tanto ódio gratuito assim.

  • por Professor aposentado, em 24.01.2023 às 10:24

    Vivi o suficiente para ler um comentário sensato nessa coluna. Independente de quem seja esposa e isso não é mérito de questão para o momento. Essa escriba Fabiana Mota escreveu a mais pura verdade é reafirmo . Certas coisa desse tipo acontece na Unemat desde a década de oitenta quando ainda era IESC. Existe uma casta que vivem uma mordomia com o dinheiro da instituição com o único objetivo. Sequestrar as minorias ali presente em favor das suas estrepolia ideológica.

  • por Aline dos Santos Casimiro, em 24.01.2023 às 09:41

    Concordo plenamente com o Pastorello, Victor é uma ótima representação estudantil e com certeza será uma ótima figura para a política de Cáceres, dentro da Unemat Victor sempre deu voz aos estudantes e sempre teve muita garra pra defender tudo que acredita e tudo que nós estudantes temos direito.

  • por Luander Arruda, em 24.01.2023 às 09:32

    Não sei por que há tanto ódio gratuito acima de Victor. Precisamos justamente de pessoas como o Victor, que representa a comunidade LBGT, os estudantes, levando amor, compreensão e determinação a essa população. Conheci o Victor recentemente, mas foi o suficiente para decidir apoiá-lo!

  • por Matheus Pavone, em 24.01.2023 às 09:08

    Os estudantes estão cada vez mais fortes na política e fazendo coisas mínimas que VOCÊS deveriam, e isso assusta a corja, por isso ataques infundados aos nossos! O Victor é um ser mais que competente para ser um grande vereador de Cáceres e se você passou pela Unemat após 2018, com toda certeza o conhece e sabe da sua ótima reputação de lutas pelos nossos direitos. Grandes vitórias e conquistas que nós estudantes usufruímos, foram através do Victor, que se tornou referência não só na Unemat, mas para todo o Estado de Mato Grosso.

  • por Aline Marques, em 24.01.2023 às 09:07

    Quem é Fabiana Mota mesmo? Ahhhh, esposa do vereador ...

  • por Daniel Vitor Pereira de Abreu, em 24.01.2023 às 09:03

    Victor é um grande nome, jovem promissor, sabe das dificuldades da juventude e da população de cáceres, é um grande nome para a disputa do pleito eleitoral municipal. Precisamos entender que precisamos de jovens engajados na luta para defender os interesses da população, o Victor sempre demostrou muita altivez, e muita disposição para defender os interesses da população. Tenho certeza que a população de cáceres vai ganhar muito com a futura eleição do Victor!! Espero que ele venha mesmo, pois precisamos dele dentro do legislativo ??????

  • por Matheus, em 24.01.2023 às 08:59

    A Fabiana usa a frase "menos rancor" depois de tecer um texto gigante para atacar alguém, já demonstra incoerência de cara. O fato de você falar tanto assim do Victor demonstra o seu caráter, não o dele.

Mais comentários
 
Sitevip Internet