Notícias / Economia

17/01/2023 - 14:28

Abrazepe e Conselho Chinês assinaram acordo de cooperação econômica e tecnológica

Por Sérgio Roberto

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
A Associação Brasileira de Zonas de Processamento de Exportação (Abrazpe) e o Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional (CCPIT) de Xiamen, cidade portuária de 4,29 milhões de habitantes localizada na costa sudeste da China (província de Fuquiém), assinaram na última sexta-feira (13), em São Paulo, acordo de cooperação econômica e tecnológica.

O evento – Conferência Econômica e Comercial China (Xiamen)-Brasil – foi realizado em formato híbrido (presencial com participações online – foto a seguir) ao longo da última sexta-feira (13.01) no auditório do Conselho Municipal de Promoção do Comércio Internacional, na Avenida Liberdade, centro da capital paulista.
 

O objetivo do acordo de cooperação é promover integração de negócios entre Xiamen e o Brasil – em especial as Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) – para o comércio de commodities, investimento bidirecional e comércio eletrônico transfronteiriço, além de cooperação aprofundada em outros campos e intercâmbio de pessoal.

O documento do acordo de cooperação foi assinado pelo vice-presidente do Conselho Municipal de Promoção do Comércio Internacional de Xiamen, Yan Zhiping, e o presidente da Abrazpe, Helson Braga.

Durante o evento foram apresentadas três ZPEs brasileiras – a de Mato Grosso (Cáceres), a do Piauí (Parnaíba) e de Pernambuco (Suape).

A ZPE de Cáceres foi apresentada pelo presidente da Administradora do complexo (Azpec), engenheiro Adílson Reis.

As apresentações incluíram informações sobre estruturas físicas, políticas preferenciais, desenvolvimento industrial, ambiente de negócios e características regionais.

O evento

A Conferência Econômica e Comercial China (Xiamen)-Brasil foi presidida pelo executivo Gao Hengli, da alta direção do CCPIT Xiamen no Brasil. Também participaram, de forma remota, o presidente do CCPIT Xiamen, Ke Biru, representantes do Centro de Promoção de Investimentos da Comissão de Livre Comércio de Xiamen e da Gerência de Assuntos Exteriores da Xiangyu, entre outros agentes empreendedores do país asiático.
 
Participação online dos representantes chineses, de Xiamen.
 
A representação chinesa interagiu com o governador em exercício de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, e com o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico César Miranda, que participaram na modalidade online. A reunião também atraiu cerca de 30 empresas representativas da indústria da China e, também, do Paquistão, país vizinho dos chineses.

O presidente do CCPIT Xiamen, Ke Biru, falou sobre as relações econômicas e comerciais entre a China e o Brasil nos últimos anos, especialmente os novos avanços que Xiamen alcançou com o Brasil em termos de intercâmbio econômico e comercial, cooperação empresarial, intercâmbio de ZPEs e treinamento de pessoal.
Segundo Ke Biru, o CCPIT continuará a promover a cooperação prática entre Xiamen e o Brasil e convidou instituições e empresas econômicas e comerciais relevantes do Brasil a visitarem Xiamen para inspeções econômicas e comerciais.

O governador Otaviano Pivetta, em sua participação, destacou que o estado de Mato Grosso é o maior exportador de produtos agrícolas do Brasil. Pivetta deu as boas-vindas às instituições e empresas chinesas e oficializou convite para visita à ZPE de Cáceres. Ele assegurou apoio governamental nas cooperações com os parceiros asiáticos.

Avaliação

O presidente da Azpec, Adílson Reis, avaliou como relevantes as participações do governador Otaviano Pivetta e do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, e destacou a importância das informações repassadas aos chineses. “Tivemos a oportunidade de mostrar o gigantismo de Mato Grosso, que impressionou a todos, indistintamente. Citamos a ZPE como grande instrumento de desenvolvimento regional”, relatou.
Adílson Reis, durante apresentação da ZPE de Cáceres: “Tivemos a oportunidade de mostrar o gigantismo de Mato Grosso”.
 
Segundo Reis, a visita dos chineses à ZPE de Cáceres, através da representação do CCPIT Xiamen e comitiva de empresários, deverá acontecer em março. O presidente da Azpec observou que Mato Grosso e a ZPE chamaram atenção dos chineses, interessados na aquisição de alimentos – grãos e proteína animal – e comercialização de produtos industrializados.
     
Adilson Reis destaca que a aproximação com os chineses poderá resultar em avanços importantes para Mato Grosso, em especial à macrorregião Oeste-Sudoeste do estado. “Nossas maiores dificuldades estão na logística, que a gente vem pontuando há algum tempo através da Agenda Regional Oeste (ARO)”, disse.
 
Imagem da palestra sobre a ZPE de Cáceres, no evento de sexta-feira.

Sobre a ZPE de Cáceres, a estrutura está em fase de consolidação, com obras em estágio avançado e processo de alfandegamento em curso, com conclusão prevista para fevereiro e inauguração da estrutura em março, já com operação de empresas no loteamento disponibilizado.

Sobre a ARO, Adilson reis explica que se trata de uma organização de natureza privada com escritórios em Cáceres e Tangará da Serra, que tem por objetivo acompanhar as obras de integração logística e de desenvolvimento socioeconômico da Mesorregião Sudoeste do Estado de Mato Grosso, colaborando com a sociedade e os poderes constituídos no que for possível e necessário para que os trabalhos tenham continuidade e a devida celeridade.

Os telefones para contato da ARO são do próprio Adilson (65 – 99989-1206, escritório Cáceres) e dos representantes do escritório em Tangará da Serra, Sílvio Tupinambá (65 – 99999-4636) e Sergio Roberto (65 – 99620-4262).

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet