Notícias / Direto da Fonte

02/01/2023 - 13:48

Mexer

Por Da redação

As mudanças tão esperadas nos cargos de confiança na prefeitura de Cáceres devem começar esta semana. O primeiro alvo é a Secretaria de Saúde, considerada um ‘mamute’ da gestão. Tem grana, tem gente, mas não funciona como deveria. Como venho dizendo aqui, não adianta trocar apenas o secretário. Tem que mudar tudo. Colocar técnicos de carreira para cuidar das compras, gestão das unidades de saúde e colocar médicos e enfermeiros de carreira para coordenar e fiscalizar o cumprimento da jornada e as condições de trabalho. O que está faltando na Saúde, é um gerentão tipo o advogado Fransérgio Piovesan, que acumula as secretarias de Governo e Educação. Hoje dentro da gestão vejo o advogado e Assessor Especial do gabinete Herbert Dias com este perfil. Fora, o nome ideal, na minha opinião, seria do advogado e vereador Cézare Pastorello (SD).
 
Mudanças
 
Por falar em Fransérgio, ele já teria comunicado a prefeita Eliene Liberato Dias (PSB), o desejo de permanecer apenas na Secretaria de Educação, onde segundo ele, há muito trabalho. Fonte próxima a prefeita revelou que há ao menos dois nomes cotados para assumir a Secretaria de Governo. O do diretor da Autarquia Águas do Pantanal, Júlio Parreira e o do Procurador Geral, Maikon Oliveira. O procurador da Águas do Pantanal, Alexandre Quida figura como uma espécie de coringa podendo assumir a Autarquia, Assessoria Especial, Secretaria de Governo e ou a Procuradoria.
 
Novatos
 
Também são aguardadas com expectativa na gestão as participações do ex-reitor da Unemat, Taisir Karin, de petistas e de pessoas ligadas ao ex-deputado federal doutor Leonardo (Republicanos). A prefeita revelou a uma fonte que passadas as eleições do Estado, é preciso deixar as disputas partidárias de lado e pensar no desenvolvimento de Cáceres. ‘Vamos unir forças para fazer nossa cidade crescer ainda mais’, teria dito.
 
Acomodação
 
A Coluna apurou que já está em análise um arranjo político para acomodar e melhorar a situação, dos ‘bons’ aliados do ex-deputado federal doutor Leonardo (Republicanos). Inclusive foi aberta uma sondagem para ver a possiblidade do vereador Cézare Pastorello (SD), ir para a gestão, abrindo espaço para o suplente Jonas Costa (SD), homem de confiança de Leonardo, assumir como vereador. Outro aliado histórico que pode melhorar a sua participação na gestão é a coordenadora da Vigilância em Saúde, Cynara Piran.
 
Câmara
 
Por falar em Pastorello, ele foi convidado pela prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB), para reassumir a liderança do Executivo na Câmara de Vereadores em substituição ao veterano Rubens Macedo (PTB). Politicamente e tecnicamente qualificado para o posto, Cézare deve decidir se aceita o convite nos próximos dias.
 
Sem surpresa
 
Na Coluna anterior mencionei uma articulação para fazer os Lacerda voltarem ao poder. Ela já está em andamento. O ex-deputado, ex-vereador e ex-vice-prefeito de Cáceres, José Esteves de Lacerda Filho (Zezinho), vai assumir como senador. Todo este arranjo é para introduzir o filho Irajá Lacerda no mundo da política. Quase acertaram na última eleição. Ao meu ver, os Lacerda já vão errar com Irajá indo para o governo Lula como assessor do Ministro Carlos Fávaro na Agricultura. O vídeo dele pedindo votos para Bolsonaro e descendo a lenha em Lula e no PT ainda está rodando nos grupos de whats e está postado nas redes sociais, inclusive na dele. Olhem lá antes que apaguem. Infelizmente, os Lacerda tiveram tudo para ficar na história de Cáceres, e não fizeram. Prefeririam o fisiologismo político.
 
Outros
 
O mesmo ocorreu com outro sobrenome famoso que chegou ao senado por Mato Grosso. José Benedito Canellas. Por Cáceres, foi eleito vereador em 1965 e depois ingressou na ARENA elegendo-se deputado estadual em 1970, deputado federal em 1974 e senador em 1978. Acho que nem nome de rua ele é em Cáceres. Procure uma placa de obra cujo recursos foram alocados por ele e ou pelos Lacerda. Não vai achar. E as novas gerações de políticos dessas famílias seguem no mesmo trilho. Thomas Canellas (UB), já assumiu como vereador, foi diretor da 4ª Ciretran e deve integrar a assessoria do deputado estadual Júlio Campos (UB).
 
Pra pensar
 
Porque que o ex-prefeito de Cáceres, Francis Maris (PSDB), odeia os órfãos dos Lacerda, doutor Leonardo (Republicanos), Pedro Henry e Takao Nakamoto (PTB)? Eu sei e muita gente no Estado sabe né. Taí uma qualidade que admiro no ‘rei da coxinha’. Não tolera malandros que vivem de política.

Comentários

inserir comentário
7 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Sentindo vergonha alheia, em 03.01.2023 às 18:31

    Tem uns que adora passar vergonha em público somente pelo prazer de puxar saco.

  • por Cezare Pastorello, em 03.01.2023 às 12:50

    Gonzaga, agradeço pela deferência, mas, não vou deixar o mandato para assumir nenhuma secretaria. Entendo que quando um parlamentar assume uma secretaria, o cargo comissionado não é o do secretário, mas, sim, do suplente, que fica com a obrigação da obediência, desequilibrando a harmonia entre os poderes. E também não sou advogado, sou só um servidor do judiciário federal que estudou um pouco de Direito, e defensor ferrenho da advocacia e da democracia. Que seja um ótimo ano para todos nós.

  • por Sheriff, em 03.01.2023 às 11:08

    Lucas...deixa de ser ingênuo rapaz!!! A política é podre, não presta! A Simone chamou o seu queridinho presidente de ladrão, corrupto, e com quem ela tá aliada hoje? O Ciro Gomes chamou o Lula de maior ladrão e corrupto do planeta, com quem ele tá aliado hoje?? O Carlos Favaro puxava o saco de Bolsonaro até ontem deu até uma camisa do Cuiabá pra ele, com quem ele tá aliado hoje??? A política é nojenta, é podre não presta, a politica é um jogo de mal caratismo! O pior cego não é o cego de vista, e sim o cego de mente!!!

  • por Eleitor Cacerense / João da Silva, em 03.01.2023 às 10:02

    Lendo comentários desse povinho amante da picanha metáfora entendo perfeitamente porque Cáceres MT vive nessa eterna miséria social sem geração de empregos e renda. A pobreza sempre foi fonte de renda e geração de riqueza desses esquerdistas caviar…

  • por lucas, em 03.01.2023 às 08:31

    Deus nos livre de tanta gente boa que só querem mamar do dinheiro público, fazem campanha contra agora que o PT venceu vai querer fazer parte do alto escalão? Espero que os eleitores desse povo porcaria vejam isso e lembrem nas próximas eleições, por favor povo. A turma do PT são fiéis aos seus, sabe por qual motivo? simplesmente pelo fato deterem um ideal de mudança e justiça social, espero que os eleitores dos Lacerdas vejam isso e aprendam com isso, É INADIMISSÍVEL ACEITAR UM BOLSONARISTA NA GESTÃO, ESTAMOS VIGILANTES, ESPERAMOS MAIS AÇÕES DOS VEREADORES DO GRUPO DO PT EM CÁCERES PRA QUE ISSO NÃO ACONTEÇA, NÃO PODEMOS DEIXAR AS RAPOSAS FAZEREM PARTE DESSE JETO GRANDIOSO, SE ELE O IRAJÁ É MUDANÇA QUE VÁ ADVOGAR E GANHAR O SEU PRÓPRIO DINHEIRO, ESPERO QUE REVEJAM ISSO E NÃO ACEITEM ESSE SUJEITO LÁ COMO ASSESSOR DE NADA, ESTAREMOS VIGILANTES POR AQUI...

  • por Imazap, em 02.01.2023 às 22:17

    Das muitas colunas que li, esta, termina de um modo incrivelmente lúcido ao falar dos "zumbis" da política e do rei. E vamos admitir, os zumbis assombram e o rei tá fazendo uma falta para a "cara" da cidade (o que não quer dizer que ele o rei é incrível).

  • por Professor interino, em 02.01.2023 às 17:26

    Se a prefeita chamar os malandros que estavam com o Leonardo é o fim do tempos. Se chamar a outra turma de rapa canoa que estavam com Irajá tbm será o caos. Essas pessoas nunca apoiaram a prefeita e ainda vivem nos grupos detonando a Gestão. Essas pessoas sempre quiseram o caos da cidade.

 
Sitevip Internet