Notícias / Direto da Fonte

05/12/2022 - 14:25 | Atualizado em 06/12/2022 - 08:15

Renovação

Por Da redação

Em quase 250 anos, apenas dois ‘paus rodados’ governaram Cáceres. Antes que alguém se ofenda, deixo claro que foi e são duas referências. Waltão e meu amado ‘coronel’, craque de bola. Walter Fidelis e Aloisio de Barros, foram exemplos de ‘renovação’ que não foram caseiras. Foram bem aos seus tempos e deixaram seus legados. Resolvi tocar neste assunto porque em 20 anos de volta à Cáceres testemunhei o quanto é difícil nascer novas lideranças. Vi Fernanda Martins, Féliz Alvares, Marcinho e uma dezena de gurizada do meu tempo tentando herdar, mas não conseguiram. Não porque não são melhores que os pais, é que tem coisa que não dá para repetir. Ernani Martins, Zé Roberto e Marcio Lacerda são únicos. Nesse caso, Fernanda, Manezinho e Marcinho tinham que acender a própria luz. Longe de criticar as crianças, trago o exemplo mais recente. Nestor Fidelis de Waltão. Com todas as qualidades do pai, estreou com derrota. Aviso de que tem que vir com a própria luz. Entrei por este caminho para dizer que herdar o nome e o patrimônio político passou. ‘Papai e mamãe foram, mas eu sou...’.
 
Casa das tumbas
 
Há muito tempo que a Câmara de Vereadores de Cáceres vem tentando restringir o acesso da população nas sessões. Já tentaram mudar o horário das sessões, de forma permanente, para coincidir com o horário que todos estão trabalhando. E ainda sem abrir mão de pagar aos funcionários um adicional por participar da sessão, que vai de 1 a 2 mil reais. Recentemente, a Câmara também suspendeu o uso da tribuna pela população.
 
Casa da Mãe Joana
 
No sábado, 2, recebi uma nota da assessoria de imprensa da Câmara informando que os vereadores decidiram por fazer a sessão de hoje pela manhã, por causa do jogo que o Brasil vai participar às 15h00. Em resumo, usando de uma desculpa para, mais uma vez, deixar a maioria da população de fora do que vai ser discutido e decidido. A sessão, normalmente, é as 19h00.
 
Berrante

E entre as razões de fazer a sessão pela manhã, está mais um berrante puxado pelos vereadores bolsolóides, os quais não vou citar para não dar palco. Os vereadores estão propondo uma moção de protesto contra o ministo Alexandre de Moraes. Isso não tem efeito prático nenhum, a não ser servir de chamariz para que os bolsolóides encham a Câmara. E quem é que pode ir pra Câmara de Vereadores nesse horário? Exatamente, os desocupados que estão na frente do quartel.
 
Contas
 
Enquanto perdem tempo com essas besteiras, dão tempo ao ex-prefeito Francis Maris (PSDB) de reverter os votos contrários à aprovação das suas contas de 2020. Nos bastidores, sabem que dificilmente haverá a votação de 10 vereadores contra a aprovação. Mas, uma aprovação por unanimidade seria um troféu para quem já está preparando terreno para disputar as eleições de 2024. O povo que acompanhou Francis por 8 anos se apegou ao jeito de fazer os negócios prosperarem enquanto estão no poder.
 
Outros
 
Além da turma de Francis, outro pessoal que vai ter que voltar a trabalhar são os assessores e indicados pelo quase ex-deputado federal doutor Leonardo (Republicanos). E pelas mesmas razões, salários, cargos e poder, vão fazer a cabeça do médico deputado para disputar as eleições de 2024. Acho que Leonardo deveria ir disputar em Pontes e Lacerda, já que destinou mais recursos para aquela região e o prefeito Alcino Barcelos (Republicanos) já é reeleito.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet