Chamando a atenção para a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, o novembro azul ganhou destaque entre as inúmeras ações realizadas pelo Instituto Cometa.
Buscando valorizar a saúde do homem, a campanha custeou palestra orientativa, consultas e exames PSA para os colaboradores esposos e pais acima de 40 anos, que trabalham nas empresas do Grupo Cometa em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Amazonas e Pará.
Segundo tipo de câncer mais comum em homens, em que a mais da metade dos casos ocorre em pessoas com mais de 65 anos de idade, se descoberto cedo, o câncer de próstata apresenta 90% de chances de cura. Porém, para que isso seja possível, há um grande desafio: vencer o preconceito e permitir diagnósticos em fases iniciais da doença. Sendo assim, o Instituto Cometa incentiva a prevenção e os cuidados com a saúde de seus colaboradores.
No ano passado, 16.055 homens morreram em consequência da doença, o que corresponde a cerca de 44 mortes por dia. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados 65.840 novos casos de câncer de próstata em 2022.