Notícias / Cultura

25/11/2022 - 09:25

Museu Municipal realiza a partir de hoje exposição fotográfica e audiovisual Manifesta

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
O Museu Histórico Municipal "Professora Emília Darci de Souza Cuyabano", realiza a Exposição Fotográfica Audiovisual intitulada, Manifesta – levando a Cultura até seu povo, entre os dias 25/11/2022 à 22/01/2023, destacando a cultura pantaneira de povos que vivem nas regiões do Pantanal.

A exposição é de autoria do Fotógrafo Luís Henrique Lemos, que desde 2005 vem registrando manifestações culturais em diversas localidades rurais e urbanas de Mato Grosso, em especial nas cidades de Cáceres, Poconé e Vila Bela da Santíssima Trindade.

 As Festanças em Cáceres começam com os levantamentos de mastros de diferentes Santos, ao longo do ano, acompanhadas de muita devoção, comida farta, música e dança típica.   

Cururueiros se encarregam de contar a história, em forma de música, utilizando violas de cocho e ganzás. Após as rezas, a alegria dos Grupos de Siriri, com suas saias coloridas e rodadas, contagiam os presentes.
A Cavalhada em Poconé, uma batalha travada entre cavaleiros Mouros e Cristãos, inicia-se com o roubo da Rainha no Castelo dos Mouros. Espadas, argolas, pontaria, velocidade e dedicação, fazem dessa festa um evento agradável e disputadíssimo.

Congo e Chorado é outra maravilha que concentra por vários dias os devotos do Espírito Santo, do Glorioso São Benedito, a Mãe de Deus e a Santíssima Trindade. Soldados marcham pelas ruas chamando a população para o espetáculo das dançarinas que equilibram garrafas em suas cabeças enquanto dançam e cantam. Ladainhas arrecadam por dias, donativos para custear a festa entre seus moradores.

Além da missa principal, rezas acontecem nas casas de alguns moradores, que são lotadas em nome do Santo. No final, biscoitos e licores são ofertados aos presentes em sinal de agradecimento.

Para Lemos, a cultura vive nas tradições, e por décadas, vem rompendo as inúmeras dificuldades em nome da fé e dos costumes tradicionais. “Nesse sentido, procuro mostrar em fotografias e vídeos um pouco das riquezas culturais do nosso povo mato-grossense” anuncia o fotógrafo.

A exposição estará aberta para visitação a partir das 8h00  e vai até às 17 horas. “Venham prestigiar”, convida o Coordenador de Cultura Hélio Santana.
 

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por João Edson Fanaia, em 25.11.2022 às 09:58

    A exposição está muito bem montada com belas imagens. Parabéns ao Museu de Cáceres.

 
Sitevip Internet