Notícias / Mato Grosso

16/11/2022 - 10:02

Pantanal pede socorro na COP27: maior área alagada do mundo já perdeu 74% da superfície de água

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Ativistas realizam ações em Cáceres (MT) e Sharm El-Sheikh (Egito) Ambientalistas, povos tradicionais e militantes de movimentos sociais reunidos no Egito e no Brasil denunciam ao mundo os graves crimes cometidos contra a maior área alagada do planeta, compartilhada por Brasil, Bolívia, Paraguai e Argentina.

O bioma já perdeu 74% de sua superfície de água desde 1985 e corre risco de desaparecer ainda neste século.

Reunidos na cidade de Cáceres, no estado brasileiro do Mato Grosso, os ativistas pedem apoio dos participantes da #COP27, especialmente denunciando os ataques do governador Mauro Mendes contra o Pantanal. Ações também foram realizadas na COP27.

Em agosto, o governador do Mato Grosso Mauro Mendes - que está presente na COP - sancionou a Lei 11.861/2022, que permite a pecuária extensiva em áreas de proteção permanente e a implantação do cultivo de pastagem em até 40% da área de propriedades na planície inundável.

Essa lei criminosa já está sendo contestada por ser inconstitucional, mas é necessário denunciar mundialmente os ataques feitos por Mauro Mendes e pelo agronegócio.

Na cidade de Cáceres, no Mato Grosso, os ativistas se reuniram às margens do Rio Paraguai, principal rio da região, mandando um alerta sobre a situação do bioma; o rio atingiu o segundo menor nível em 121 anos em 2021.

No Egito, em uma ação em Sharm el-Sheikh, ativistas lembram que esse processo de destruição do bioma está chegando ao limite de uma possível não recuperação, alertando que o projeto de Mauro Mendes é claro: "O Pantanal vai virar deserto".

A ação foi realizada em Sharm el-Sheikh, cidade-sede da COP27, mesmo com toda a repressão do Egito contra ativistas.

Além da agropecuária, o Pantanal sofre ameaças como o projeto de ampliação da Hidrovia Paraguai-Paraná, a implantação de dois novos portos, assim como a construção de mais de 135 novas barragens de hidrelétricas na Bacia do Rio Paraguai.

No dia em que deveria ser celebrada a beleza e a importância do Pantanal, a população brasileira pede apoio internacional contra a destruição desse patrimônio de toda a humanidade. 

Fotos da ação no Rio Paraguai: https://we.tl/t-UzREwSwoUn

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por José da Silva, em 17.11.2022 às 07:08

    #foramafiaverde. Não é possível que a população mundial ainda de ouvidos a estes xiitas do crescimento sustentável, ainda mais com o que vem acontecendo na europa com queimadas nunca visto e seca nos rios que não se via a mais de 3-4 séculos. Absurdo essa turma.

  • por Macedo Horácio, em 16.11.2022 às 22:53

    Também pudera com esses ativistas de plantão.,,,só sabem fazer batucada!

 
Sitevip Internet