Notícias / Direto da Fonte

07/11/2022 - 12:05 | Atualizado em 07/11/2022 - 14:50

Patetas

Por Da redação

Em 1964 os militares, com apoio dos EUA, queriam depor o presidente do Brasil, João Goulart, que tinha trânsito com os países socialistas, e criaram uma mobilização popular para justificar o golpe. Deu certo, porque os militares queriam, e qualquer coisa que fosse feita seria para não ficar tão mal aos olhos internacionais. Acontece que agora, em 2022, os militares não querem. Os patetas nas portas de quartéis só atrapalham o trânsito. Não há nenhum movimento dentro das Forças Armadas para impedir a posse de Lula.
 
Ordem
 
Se fosse para terem feito alguma coisa, teriam feito em 2002. Lula foi presidente por 8 anos, e os oficiais já sabem como ele trabalha. Não vai ter comunismo e nem corte de recursos para as Forças Armadas. Em resumo, nada que justifique o atendimento do pleito dos que ficam com S.O.S Exército. Ainda bem. Os tempos de ditadura foram os piores para o Brasil. E militar no governo, é ditadura.
 
Pecuaristas piram com medo do preço da carne cair
 
O movimento antidemocrático de Cáceres havia anunciado uma greve geral do comércio para hoje. Alguns, chegaram a anunciar que não abririam. Porém, com um esperando o outro, meia porta aberta aqui e ali,  abriram normalmente. Um dia de faturamento a menos e a certeza de não influenciar em nada um golpe pode ser uma das razões. Não caracterizar o constrangimento dos funcionários para participar do movimento pode ter sido a outra.
 
Municipais
 
Eleições terminadas, hora de arrumar as ferramentas para 2024. A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB) já está buscando diálogo com o MDB e o PT, de modo a ampliar sua base de apoio. Além desses, pode conseguir também o apoio de alguns vereadores para os quais está se abrindo uma janela para mudança de partido por conta das fusões partidárias.
 
Janela
 
O PROS do vereador Franco Valério e o Solidariedade do vereador Cézare Pastorello já anunciaram a fusão. Pela lei eleitoral, ambos ficam desimpedidos de trocar de partido, já que não são obrigados a manter fidelidade partidária a programas diferentes dos quais foram eleitos. A mesma coisa vai acontecer com a fusão do União Brasil e o PP. O vereador Leandro dos Santos e a secretária de Saúde, que também é suplente de vereadora, Marilsi Queiroz são nomes que devem deixar o UB na primeira oportunidade.
 
PDT
 
O vereador Cézare Pastorello é um dos que mais tem convites para mudança de partido. O Solidariedade estadual se desmanchou com a saída do prefeito de Rondonópolis, Zé Carlos do Pátio, para o PSB. O próprio PSB é uma opção para Pastorello, mas ele também tem convites para o PT e para o PDT. Inclusive, o PDT tem sido o mais firme no convite, já tendo oferecido até a presidência do partido. Os vereadores Leandro dos Santos (UB), Franco Valério (PROS) e a suplente Márilsi Queiroz (UB) também devem ser convidados para o PDT. Com PV, PSB e PT com muitos candidatos, inclusive vereadores em 2024, o PDT, pelo seu perfil político de centro-esquerda, passou a ser uma ótima opção. PT, PSB, PV, MDB e PDT serão a base do presidente Lula a partir de primeiro de janeiro.
 
Posse
 
Inclusive, o PT, MDB, PV, PSB e PDT de Cáceres devem integrar a caravana de Mato Grosso que participará da posse de Lula. A prefeita Eliene Liberato Dias (PSB), só aguarda a formalização do convite para estar presente e já levar os projetos da cidade.
 
Vereadores
 
Enquanto não tem o rodízio de partidos entre os vereadores, o rodízio de suplentes na Câmara Cáceres já passou do razoável. No meio do mandato e há meses não se tem uma única sessão com todos os vereadores titulares. Prestigiar os colegas de chapa com a posse do primeiro, ou até o segundo suplente, tudo bem. Acordo de eleição, mas essa quantidade de suplentes assumindo está atrapalhando o andamento dos projetos na casa, já que os suplentes não fazem parte das comissões. Nunca antes na história de Cáceres houve tantos suplentes assumindo.
 
Mesa
 
Outro assunto que vai mexer com os vereadores, titulares, é a composição da mesa diretora da Câmara de Cáceres. Os titulares não podem se acovardar e deixar o suplente votar. Têm que honrar os compromissos. Por enquanto, a composição mais firme é encabeçada pelo vereador Luiz Landim (PV), mas nem Celso Silva (Republicanos) e nem Isaías Bezerra (Cidadania) jogaram a toalha. Nessa disputa, quando chegar na última hora, é capaz de Rubens Macedo (PTB) levar de novo. Vai vendo.
 
Educação
 
Em uma bate papo com interlocutores políticos de Cáceres no final de semana, conversei sobre a ida de Taisir Karim (PSD) para a Secretaria de Educação. O nome do turco é unânime, porém se ele não conseguir sair da Unemat, um outro nome de respeito foi mencionado. O do professor e ex-vereador Salmo César (Republicanos). Não sei se ele pode por conta do vínculo com o IFMT, mas também acho um bom nome.
 
Perdedores
 
Pela segunda eleição consecutiva, os amigos que integram o grupo de whatsapp do Jornal Oeste, vão se reunir no Barco Bonanza, em Cáceres, no próximo sábado, 12, a partir das 11h, para avaliar a eleição presidencial. Os convidados, levam um pedaço de carne e sua bebida. Estarão lá todas correntes políticas e os amigos do dia a dia do grupo. Antecipo agradecimentos ao Mário Figueiredo pela cessão do espaço. A única baixa este ano será de Adriano Silva a quem brindaremos pela amizade eterna.

Comentários

inserir comentário
8 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Juca, em 14.11.2022 às 09:36

    Essa polarização só beneficia os dois candidatos. Quando lula estava inelegível, a direita estava com o campo livre pra colocar um candidato viavel, mas preferiram bolsonaro, que se mostrou um completo desqualificado para o cargo. Agora, pra se livrarem dele, colocaram de volta o PT, um partido notoriamente corrupto. Enquanto metade da população é composta (ambos os lados) de extremistas lunáticos e seus aproveitadores q os usam como massa de manobra. A outra metade, ponderada e com senso crítico, precisa escolher entre o sujo e o mal lavado. Essa outra metade (que também é formada por ambos os lados) ORA entrega seu voto quando o seu candidato, alinhado a seu espectro político, é oposição ao governo vigente marcado pelos atuais escândalos, ORA precisa anular seu voto quando este candidato é o atual governo. Esta metade sensata é capaz de transitar entre candidatos fora da bolha, indo além das figuras messiânicas ou pais dos pobres. Vcs que extremistas que não conseguem enxergar além de Lula e bolsonaro, vcs são tão responsáveis quanto os políticos que vcs colocam pelo atual palco de guerra. Quanto a outra metade, só resta sobreviver sobre oq sobrou entre os escombros.

  • por Antunes, em 11.11.2022 às 16:11

    Esse Costa é mais um que apoia a turma do lularapio e Cia esquerdistas. Faz um L e vai comer a picanha metáfora seu fiel cão de guarda do chefe da quadrilha petistas.

  • por Costa, em 11.11.2022 às 08:45

    Ver os ruminantes nas portas dos quartéis pedindo intervenção militar, como dizia a propaganda de um certo cartão de crédito, não tem preço. Estão garantindo memes até 2050. Pior é ver a completa desmoralização das FFAA, que tiveram que admitir que as urnas não foram fraudadas e a eleição foi limpa. Voltem para casa, patéticos ridículos e insignificantes. Enquanto meia dúzia de pseudo empresários fecharam as portas, o "véio da Havan", a Riachuelo, o Coco Bambu, a Mormaii e todos os mega empresários que apoiaram o BOZO estavam com as portas abertas e vendendo. Deixem de ser otários, bando de manés!!!

  • por Patriota sim, em 08.11.2022 às 09:44

    O momento de "brigar", vcs bolsonaristas deixaram passar em branco à tempos atrás, quando o STF, voltou a habilitar Lula à ser votado, mesmo sendo ladrão, agora. Ser patriota significa acatar o resultado das urnas é fiscalizar o governo vindouro, não adiantar ficar fazendo movimentos patéticos, atrapalhado o Brasil, e pedindo o impossível, isso sim é ser Patriota e Democrático, em toda eleição 1 perde e outro ganha, vcs... Perderam, portanto acatem, o que se está sendo feito é crime e será punido

  • por Sheriff, em 08.11.2022 às 07:17

    Não concordamos com um presidente bandido no poder ! E vamos lutar até o fim! Melhor ser pateta do que " mal caráter" em apoiar um candidato, bandido, corrupto, e ladrão! Cada um vota naquele o qual o seu caráter assemelha! Mas nós vamos lembrar no ano de eleição do posicionamento desse vereadorzinho meia boca...pode aguardar que o troco vem....nas urnas!!!!

  • por Jlcacerense, em 07.11.2022 às 19:44

    É meu caro Gonzaga, os Bolsominions estão todos com cara de tacho, foram todos iludidos pelo Nazifacista. Acharem que o exército brasileiro iriam compactuar com essa aberração em pleno século 21, não há mais espaço para esse tipo de pessoas que pensam que só porque são de classe mais abastada podem tudo. Até que enfim vai ser dado um basta no desmatamento, na invasão de terras indígenas, nos garimpos ilegais na Amazônia tudo que o Nazifacista permitia sem fazer nenhum esforço para esconder é com isso que os homens do "agronegócio" estão preocupados, não é com o futuro do país não, é só com suas contas bancárias. E aí acham uns pés rapados que não tem nem aonde cair morto e apoiam esses malucos.

  • por joao, em 07.11.2022 às 17:46

    Como vejo a cidade. A anos essa briga por politica e quem perde é a população, não elegemos ninguém para deputado e agora estão brigando pq o Lula venceu! E a cidade fica brecada em investimentos e crescimento. Ano que vem irei buscar outros rumos , pq Cáceres não vai para frente! Vou fazer igual vc Gonzaga Pica a mula e vir apenas a passeio!

  • por Zé bacuri, em 07.11.2022 às 15:48

    Essa semana no Vale a Pena Ver de Novo a Globo reprisa uma novela em homenagem ao presidente Jair bolsonaro O Rei do Gado

 
Sitevip Internet