Notícias / Cultura

30/10/2022 - 11:45

Artista de Cáceres vai compor a identidade visual do Prêmio Jabuti

Por Giordano Tomaselli

Mídia News

 (Crédito: Mídia News)
O artista plástico mato-grossense Rafael Jonnier, que tem uma galeria em Cuiabá, foi um dos cinco escolhidos para ter suas obras fazendo parte do conceito visual da 64ª edição do Prêmio Jabuti, o mais tradicional prêmio literário brasileiro.  
 
Cada região brasileira ganhou um representante e Jonnier representará o Centro Oeste. “Eu estou muito feliz por ter esse reconhecimento orgânico agora estampado em um dos maiores prêmios do Brasil. Para mim é uma vitória nessa busca de 10 anos colocando meu trabalho nas paredes de Cuiabá”, diz.
 
O grafiteiro, que nasceu em Cáceres, teve duas de suas obras selecionadas: “A  Aceleração” e “Um Caminho de Princípios”.
 
A premiação deste ano quer celebrar o centenário da Semana da Arte Moderna de 1922 e une o modernismo e o nacionalismo, buscando valorizar a cultura popular brasileira.
 
Nesta edição, o prêmio decidiu destacar o grafite, manifestação que define como a “expressão mais contemporânea da cultura popular na arte”, por trazer a cena conflitos, violência, opressão e rumos de reação, refletindo assim o que se passa nas ruas brasileiras.
 
Ao comentar da importância do grafite ser destaque em uma premiação como a Jabuti, Jonnier ressalta o avanço no reconhecimento do grafite como expressão artística.
 
“Esse é o principal prêmio da literatura brasileira. E ter o grafite fazendo toda a paginação visual é importante porque até um tempo atrás o grafite era criminalizado por ter vindo da pichação. Então o Jabuti ter colocado o grafite nessa evidência, nos leva [os artistas] a outro patamar. Eu diria até internacional”.
 
Apesar de ambas as manifestações serem feitas com tintas spray ou de latas, o grafite e a pichação se diferem na forma. Pichação geralmente contém símbolos ou dizeres, já o grafite tem seu foco em desenhos e pinturas.no mercado? Ele fez exatamente isso!
 
Jonnier divulga seus trabalhos e abre encomendas através de seu Instagram. O artista vai exibir no próximo dia 4 de novembro uma nova exposição em sua galeria na capital mato-grossense, inspirada nas duas obras que foram selecionadas para o prêmio.
 
Reprodução Prêmio Jabuti/Rafael Jonnier
Rafael Jonnier
Obra “Um Caminho de Princípios” de Jonnier ao lado da logo da premiação em imagem de divulgação do evento

Falando sobre o processo criativo de suas obras, Rafael contou o que “Um Caminho de Princípios” retrata. “É baseada em um universo lúdico, retrata um pescador e várias crianças, com vários livros em volta. E esses livros em volta são os manuais da vida”.
 
Já sobre a obra “A  Aceleração”, a inspiração veio da agitação dos dias atuais. “Tudo está corrido, hoje os dias parecem estar mais curtos e as pessoas parecem que estão mais aceleradas”, conta.
 
Batizada por ele de “Manual”, a exposição será na Jonnier Art Gallery e estará aberta ao público a partir das 19 horas do dia 4. A  galeria fica localizada na rua Estevão de Mendonça, n° 1.141, Bairro Quilombo, em Cuiabá.
 

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Rute Coluna Taques, em 12.12.2022 às 15:22

    Parabéns Rafael Jonnier! Fico feliz por ter acompanhado seus primeiros desenhos e criação artística! Deus continue concedendo bênçãos e vitórias na sua vida!

  • por Airton ney, em 08.12.2022 às 14:10

    Excelente profissional, um conhecido de infância da minha querida Caceres, parabéns Rafael

 
Sitevip Internet