Notícias / Cultura

27/10/2022 - 09:23

Unemat realiza 9ª Mostra de Iniciação Científica no Pantanal nesta quinta

Por Nataniel Zanferrari

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
O Centro de Educação e Investigação em Ciências e Matemática (Ceicim) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Cáceres realizará a 9ª edição da Mostra de Iniciação Científica no Pantanal, nesta quinta-feira (27), das 9 às 17 horas, no Auditório Maria Sophia Leite, na Secretaria Municipal de Indústria, Cultura, Meio Ambiente e Turismo (Sicmatur).

A Mostra contará com apresentação de 95 trabalhos de iniciação científica desenvolvida por 330 jovens pesquisadores, orientados por 48 professores da Educação Básica.
 
 
A Mostra é desenvolvida desde 2012 pelo Ceicim, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) e a Secretaria Municipal de Educação de Cáceres, e possui como objetivo estimular a atitude investigativa na formação dos alunos da educação básica, a fim de ampliar o entendimento e o interesse deles pela Ciência.

A proposta é que os alunos, em equipe, sob a orientação de um professor, observem fenômenos ou situações vividas em seu cotidiano e, a partir de uma questão problema, desenvolvam durante o ano letivo um projeto de iniciação científica em uma das diferentes áreas da Ciência.
 
O projeto está estruturado em quatro fases: escolha do tema, categoria (iniciação científica mirim, divulgação científica, incentivo à pesquisa ou desenvolvimento tecnológico) e elaboração do projeto; desenvolvimento do projeto; preparação para a Mostra com a elaboração do resumo para publicação nos anais e montagem de um pôster; e exposição oral do trabalho na Mostra.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet