Notícias / Direto da Fonte

17/10/2022 - 14:01 | Atualizado em 18/10/2022 - 11:16

Novidade

Por Da Redação

A aliança nacional entre PT, PC do B, PV e PSB, terá reflexos diretos nas eleições municipais de 2024. Em Cáceres o PV já compõe a gestão da prefeita Eliene Liberato Dias (PSB). Pela boa relação do PT com a prefeita, não será surpresa se o partido passar a fazer parte da atual gestão. Nomes qualificados em várias áreas é o que o partido mais tem. James Cabral que foi candidato a prefeito na última eleição, já foi secretário de Agricultura e de Governo na Gestão do ex-prefeito Túlio Fontes (PSB). Na época Eliene era secretária de Ação Social.
 
Ajustando
 
Com mudanças estratégicas, a prefeita Eliene Liberato Dias (PSB), vai colocando as secretarias nos trilhos. Depois de ter desmamado uma boa parte da facção do deputado federal doutor Leonardo (Republicanos), que só sujava a administração, passou a fazer um limpa também nas indicações de vereadores. As primeiras medidas já resultaram em brigas e discussões.  Os vereadores Isaías Bezerra (Cidadania) e Pastor Júnior (Cidadania), que fazem política exclusivamente assistencialista, não querem deixar o caminho entre o pobre e a cesta básica livre sem passar por um deles. Ambos vêm há tempos se utilizando da estrutura da prefeitura para atender demandas particulares ou de pequenos grupos, como foi com os empréstimos de ônibus, que os dois dominavam.
 
Turco
 
Outra grande mudança é a ida do doutor e ex-reitor da Unemat Taisir Karin para a Secretaria de Educação. Apesar de grande trânsito político, Taisir é extremamente técnico e vai contribuir muito. O secretário interino, Fransérgio Piovesan, precisa voltar à dedicação plena na Secretaria de Governo, ainda mais neste momento em que muitos vereadores vão ficar aborrecidos com os cortes de cargos. Vale registrar o bom trabalho da professora Liamara Rodrigues que sobreviveu ao teste de fogo ao enfrentar uma dura greve.
 
Alinhamento
 
Por outro lado, enquanto alguns vereadores podem se estremecer com a administração, outros vão achar campo mais aberto para fazer a boa política. Dentre eles destaco Franco Valério (PROS) e professor Leandro dos Santos (UB). Ambos fazem cobranças duras à prefeita, mas se dispõe a ajudar. Caso os vereadores aborrecidos empinem a carroça, Franco e Leandro são dois que podem fazer a balança pender para o lado da legalidade e harmonia entre os poderes.
 
Liderança
 
Outra medida que a prefeita precisa tomar é trazer o vereador Cézare Pastorello (SD) de volta para ser o seu líder na Câmara. Tempos difíceis exigem experiência e competência. Além de aproximar a gestão da Câmara, Eliene deve se aproximar politicamente também, já que enquanto outros vereadores estão se queimando, Pastorello vem crescendo com a sociedade, principalmente, com os servidores públicos.
 
Mesa
 
O vereador Franco Valério (PROS) deve ser o próximo a integrar o projeto da nova mesa diretora da Câmara. Apesar do atual presidente, Domingos dos Santos (PSB), ter ficado bravo e até ter pedido direito de resposta quanto à sua tentativa de emplacar uma reeleição, é fato notório que ele não quer ficar de fora. Na legislação passada, depois de ter sido presidente, Domingos assumiu a Tesouraria. Assinou liberação de pagamentos que haviam sido empenhados por ele mesmo. Como não tem mais vereador tesoureiro na Câmara, Domingos procura outra posição, como vice ou como Secretário.
 
Chapa
 
Ao menos nove vereadores já estão fechados com a composição da Mesa Diretora para o ano que vem. O que pode mudar, entre eles, talvez sejam os cargos, já que são apenas cinco, mas o mais cotado para presidente continua sendo o vereador Luiz Landim (PV). Responsável e imparcial nas condutas, pode ajudar a melhorar a cara do Legislativo. Os demais vereadores que anunciaram querer pleitear o cargo de presidente só se esqueceram de combinar com os colegas. São 15 vereadores e uma chapa tem cinco nomes. Agora já era.
 

 
Apesar das atenções estarem voltadas para as eleições do dia 30, em Cáceres, políticos derrotados em eleição recente já estão de olho na eleição de 2024. O ex-prefeito Francis Maris (PSDB) está convidando algumas personalidades para reuniões. Já o futuro ex-deputado federal Doutor Leonardo (Republicanos) nem disfarça, está em plena campanha para prefeito, tendo até aparecido na Feira neste último domingo, 16. Político como ele só vai para a Feira em campanha eleitoral.
 
Cenário
 
Mas, as eleições do dia 30 serão decisivas para ajeitar o tabuleiro político de Mato Grosso, que elegeu uma maioria esmagadora de deputados bolsonaristas, sendo 7 das 8 vagas. Caso Lula vença, mais da metade desses deputados não saberão o que fazer, e vão ter dificuldades de atender as suas regiões com emendas e recursos. Vai sobrar para quem tiver mais projetos e traquejo político, o que em Cáceres temos de sobra.
 
Oncologia
 
Uma previsão feita em 2017, com a saída do médico, Eduardo Marques Lima, infelizmente se confirmou. O setor de Oncologia do Hospital Regional de Cáceres, que chegou a ser referência para o Brasil ao atender pacientes de Estados do Norte como Rondônia, hoje é apenas uma simples clínica. Quem necessita de exames e procedimentos cirúrgicos está tendo que recorrer a Cuiabá, como era no passado. O retrocesso é uma das bandeiras da vereadora Valdeníria Dutra Ferreira (PSB). Quando passou pela Assembleia ela apresentou uma indicação para que o Estado destine recursos para reaparelhar e reestruturar o setor para que os tratamentos e procedimentos voltem a ser realizados em Cáceres. Eduardo de Lima foi responsável pela Oncologia do Regional entre os anos de 2012 e 2017. Por não aceitar imposições políticas, foi perseguido pelo deputado federal doutor Leonardo (Republicanos) que usou de influência para tirá-lo do setor.

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Mãe de aluno, em 18.10.2022 às 13:54

    Arci Rezende : Sábio comentário, pautado por uma verdade ímpar !

  • por Arci Rezende, em 18.10.2022 às 07:23

    ...Vale registrar o bom trabalho da professora Liamara Rodrigues que sobreviveu ao teste de fogo ao enfrentar uma dura greve. Não só a greve, mas o retorno as aulas presenciais, que causou grande revolta aos que estavam acomodados com o "fique em casa", o rateio do Fundeb, que levou muitos a achar que iriam ficar ricos, o redimensionamento que irá elevar o nivel do ensino do nosso município mas muitos são contra pq não pensam nos alunos... entre muitas outras coisas... invejas... desrespeitos... mentiras... difamações... Liamara foi exemplo de fé e determinação.

 
Sitevip Internet