Notícias / Cultura

17/10/2022 - 12:10

Documentário sobre professora Raquel Ramão é selecionado para festival de cinema internacional

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
A nova produção do cineasta Leandro Peska está entre as selecionadas para concorrer ao prêmio de Melhor Documentário Independente durante a 21ª MAUAL (Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina) que acontecerá entre 20 e 23 de Outubro no Teatro da UFMT em Cuiabá, Mato Grosso.
 
"Escola de Raquel" é um documentário de 15 minutos de duração finalizado em 2022 com registros realizados durante o segundo semestre de 2019 com estudantes da Escola Municipal Raquel Ramão da Silva e com a própria Profª Raquel. A ideia de realizar um documentário partiu do convite da Profª Rosângela Vimoshona que juntamente com a Profª Dionila Tavares desenvolveu um trabalho de pesquisa com estudantes do sétimo ano da Escola Municipal Raquel Ramão da Silva e com a própria Professora Raquel Ramão da Silva (1929 - 2021) sobre sua memória e sua trajetória de vida. A partir desse convite o cineasta realizou oficinas de cinema com esses(as) estudantes para que toda a turma pudesse registrar em áudio e em vídeo entrevistas com a Profª Raquel. 
 
"Durante alguns meses do segundo semestre de 2019 eu visitava a escola três vezes por semana e trabalhava técnicas de filmagem, iluminação, captação de som, como conduzir uma entrevista com os(as) estudantes. Tudo para que eles e elas pudessem se aproximar o máximo possível da experiência de um verdadeiro set de filmagem", comenta Leandro Peska. 
 
A partir do material produzido, ainda em 2019, uma primeira versão do filme foi finalizada e apresentada para toda a comunidade durante a comemoração do aniversário da escola com presença da Profª Raquel e autoridades.
 
Após o período pandêmico mais crítico e após o falecimento de Raquel Ramão em Dezembro de 2021 o cineasta decidiu retomar o projeto e desenvolver uma nova versão da produção: "Eu não queria fechar 2022 sem lançar um novo filme e decidi revisitar todo o material desse projeto. Já no primeiro novo contato que tive sabia que esse seria o meu filme desse ano e eu teria mais uma oportunidade de homenagear a Profª Raquel Ramão da Silva".
 
Além de narrar o histórico das primeiras décadas de fundação da Escola Municipal Raquel Ramão da Silva (que à época levava o nome de Escola Rodeio), Profª Raquel também traz para o centro da narrativa sua trajetória e vida dedicada à educação de milhares de crianças. Profª Rosângela Vimoshona relembra que "Era ela, a nossa contadora de histórias do dia, voz, olhos, lágrimas e coração, só emoção! Contou do tempo da palmatória, lembrou de amigos importantes durante sua caminhada na educação, nos alimentou de esperança. A arte faz isso, promove encontros, nos liberta, fortalece nossa esperança".
 
Apesar de assinar a produção, Leandro Peska afirma que não leva o crédito sozinho, "Estive presente em todo o processo de feitura do filme, mas toda a turma do sétimo ano que participou das oficinas também foi responsável pelas filmagens. Esse filme teve um rodízio entre a turma nas funções da produção, então a cada momento de filmagem tínhamos alguém diferente responsável na direção, na câmera, na claquete, no som, entrevistando e anotando tudo que acontecia. Eu coordenei todo o processo e editei o filme. Mas quem filmou, quem entrevistou a Profª Raquel foram os(as) estudantes do sétimo ano de 2019 da Escola Municipal Raquel Ramão da Silva".
 
A presença na 21ª MAUAL será a estreia internacional do filme mas há planos para a exibição do filme em Cáceres: "Após o festival vamos realizar uma grande estreia do filme em Cáceres para que possamos continuar a homenagear Profª Raquel Ramão da Silva e também vamos exibir o filme em todos os locais que fizerem convites (escolas, faculdade, universidades). Esse filme precisa estar presente e alcançar o máximo de pessoas possível", afirma o cineasta.
 
Você pode assistir ao trailer de "Escola de Raquel" pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=rY7vTpE37L4
 

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Leandro Peska, em 17.10.2022 às 13:08

    E viva Profª Raquel Ramão! Muito obrigado pelo apoio de sempre!

 
Sitevip Internet