Notícias / Direto da Fonte

03/10/2022 - 14:53 | Atualizado em 03/10/2022 - 16:04

Reafirmado

Por Da Redação

A inflação de candidatos locais, aliada a falta de consciência da maioria da classe política, não irão permitir que deputados voltem a ser eleitos com uma expressiva votação em Cáceres, assim como já ocorreu no passado recente com doutor Leonardo (Republicanos), para Estadual, e Pedro Henry para federal. Matemática pura. Somados os votos de Da Silva, Elizeu, Nestor, Takao, Valdeníria e Francis, dariam 30 mil, o suficiente para fazer um deputado estadual. O mesmo ocorre em relação a soma dos votos dos candidatos a federal que concorreram por Cáceres. Os mais de 27 mil certamente seriam um arranque espetacular para uma eventual eleição. Isso sem levar em conta os votos depositados em candidatos de fora. Os petistas Lúdio Cabral e Edna Sampaio, levaram 3200 votos. Lúdio, que se reelegeu, teve 2.036 e Edna, que não ganhou, 1.215.
 
Amiga veia
 
Como todos na cidade puderam perceber, não faltou empenho e comprometimento da parte da prefeita Eliene Liberato Dias (PSB) e seu grupo político que abraçaram as campanhas de Túlio e Valdeniria assim como fizeram os irmãos Pedro e Ricardo Henry. Testemunhei por várias ocasiões Túlio e Valdeniría reconhecerem isso.
 
Vendilhões
 
Esse é outro câncer da política em Cáceres. E os piores exemplos veem da Câmara de Vereadores. Apenas quatro dos quinze parlamentares apoiaram candidatos da cidade. Franco Valério (PROS) e Flavio Negação (UB), apoiaram o deputado estadual reeleito Eduardo Botelho (UB), que teve 802 votos em Cáceres. Já a petista Mazeh Silva apoiou Edna Sampaio que teve 1.215 votos. Isaias Bezerra também arrumou votos para Janaina Riva (MDB), a campeã de votos. Celso Silva (Republicanos) colaborou para que o reeleito Valmir Moretto (Republicanos), obtivesse 1.083. Os vereadores Domingos dos Santos (PSB) e Manga Rosa (PSB), ajudaram o reeleito Maxi Russi a obter 945 votos. Professor Leandro dos Santos (UB) arrumou uma mixaria, mas arrumou votos para o derrotado doutor Gimenez (PSD). Pastor Junior (Cidadania), juntamente com sua família pediu votos para o eleito Beto Dois a Um (UB).

Previsíveis
 
As derrotas de Túlio e Valdeníria, não estavam previstas, pelo contrário. Já as de Irajá Lacerda (PSD) e doutor Leonardo (Republicanos), aconteceu pela falta de legenda, amplamente comentada na mídia e aqui neste espaço. As chapas eram fracas, dizíamos. No caso de Irajá, o poderio financeiro e o fato de chefiar o gabinete do senador Carlos Favaro (PSD) o cegou, na minha avaliação. Se ele tivesse concorrido a estadual, estava eleito. Já Leonardo (Republicanos), começou a perder a reeleição quando não aceitou ir para o PSB para fazer uma dobradinha com Túlio Fontes (PSB), com apoio da prefeita Eliene Liberato Dias (PSB), e dos irmão Pedro e Ricardo Henry. Se tivesse ido, estaria reeleito hoje. A derrota de doutor Gimenez (PSD), também era certa. Neste caso não teve a ver com a questão partidária. Foi falta de musculatura política mesmo. A votação dele foi menor em relação a eleição passada.
 
A César, o que é de César
 
Vocês que acompanham a Coluna sabem que eu sempre apontei e reafirmei que os 11.251 votos que Takao Nakamoto (PTB), teve para a prefeito em 2020, não eram todos dele. Dizia que seriam fruto da onda Bolsonaro e uma forma de protestar conta o ex-prefeito Francis Maris (PSDB). Em Cáceres, ontem, 2, ele teve apenas 4.194 votos.
 
Francis
 
Ao avaliar a votação do ex-prefeito Francis Maris (PSDB), em Cáceres com algumas lideranças nesta manhã, 3, concluí. Metade espontânea e metade ‘na bala’. Senão tivesse sido mão de vaca e tivesse um grande grupo político, poderia estar entre os eleitos. Para mim, pelo tamanho que ele tem, política e financeiramente, chegou a pleitear senado e governo do Estado, foi muito mal votado.
 
Gozação
 
Como não poderia faltar, pós eleição, surgem os candidatos motivos de piada pela sua pífia votação. Desta feita os alvos em Cáceres são Elizeu Pereira (Patriota), que obteve 403 votos, e Da Silva (AGIR), que obteve 302 em uma candidatura ‘migé’, já que está inelegível.
 
Triste
 
Resumindo, todos nos nós saímos derrotados em Cáceres, inclusive os que se venderam. A região e a cidade perdeu uma força política muito grande que vai dificultar a gestão de todas as prefeituras que voltarão a mendigar recursos federais e estaduais a políticos descomprometidos. Para mim, em particular, é o fim de um ciclo que deve se fechar no ano que vem. Foram 20 anos de volta à Cáceres e de militância profissional no meio político. Carrego o aprendizado.

Comentários

inserir comentário
17 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Juca, em 07.10.2022 às 17:08

    Joed, eu vejo o voto útil como uma estratégia política para garantir representatividade. Lenga-lenga ou não, ainda é facultado ao cidadão aderir ou não. Impor esse voto útil tiraria essa prerrogativa do cidadão e poderia criar distorções de representatividade. MT tem 24 vagas para estadual, 141 municípios divididos em 22 microrregiões e 5 mesorregiões. Cuiabá tem a mesma população que 62% dos municípios pequenos de MT juntos. Dividir por população deixaria esses municípios sem representantes. Por microrregião tiraria da capital o direito de número justo de representantes. A divisão por mesorregião seria mais justa na minha opinião. Entretanto, é oq já ocorre na prática, Cáceres faz parte da mesma mesorregião de Cuiabá e Várzea Grande (os dois tem 77% da população dessa mesorregião) com quem disputa votos. Além disso, perderia apoio das cidades tradicionais à oeste (Mirassol, Glória, Porto e diante) por fazerem parte de outra mesorregião, tendo q buscar alianças menos tradicionais ao leste e cidades ao norte de Cuiabá.

  • por Orlandir Cavalcante, em 07.10.2022 às 16:46

    Eu votei no Professor Henrique Lopes e na Prefessora Rosa Neide. NUnca votei em candidatos de Cáceres...em trinta anos nessa cidade nunca vi seriedade nesse tal voto util( proclamado pela cacerensia) A cacerensia é hipocrita... ela só existe com o suporete da Cuiabania..... Se tiver alguma festa de algum candidato que cavou vtos aqui me convidem... por favor estou precisando divertir um pouco kkkkkkkk

  • por Joed Luiz, em 04.10.2022 às 19:55

    Len :O que nos devemos fazer com eles? Sinceramente? Não devemos fazer nada, pois não cometeram nenhum crime, nenhuma ilegalidade. Essa lengalenga de voto útil que inventaram é pura balela, para não dizer um imbecilidade sem tamanha. Veja bem, os inventores do voto útil, pede para os eleitores não votarem em candidatos de fora, certo? Com exceção de PH, matador de candidato pretencioso e ingênuo, ninguém tem votos após a ponte, não é verdade? Ai os candidatos daqui vão tentar garimpar votos em outros municípios, os eleitores de lá, também estão orientados para não votarem em candidatos de fora, pronto e acabou. Pois bem, não vi nenhum desses inventores do voto útil, lutar pela solução desse problema que seria o VOTO DISTRITAL.

  • por Len, em 04.10.2022 às 15:45

    Boa tarde ,me desculpe pelo atraso ,Marcelo do juba ,Amarildo Merotti da empresa DA ROÇA, trabalharam DURO pro Coronel ASSIS .O que nos devemos fazer com eles?

  • por Joaquim José Marcondes, em 04.10.2022 às 13:48

    Realmente PH concluiu com êxito, derrotou Leonardo e Túlio, e com a ajuda de Valdeniria ferrou com a única oportunidade de termos um Deputado Estadual..... Infelizmente se Túlio e Valdeniria tivessem amor pela cidade, ambos se uniriam a Leonardo e Francys, mas a vaidade e o poder falaram mais alto.

  • por MOSSUETO, em 04.10.2022 às 10:08

    Uma coisa eu tenho certeza, esses traidores nas próximas eleições estarão batendo em nossas portas para buscar uma reeleição, e ai é hora de darmos o troco votando em cachorro, mas não darmos chances esses pseudos representantes.

  • por Thales, em 04.10.2022 às 08:22

    O maior vitorioso dessa eleição foi Pedro Henry, que numa tamancada só, enterrou Valdenira, Túlio e Leonardo, só não enterrou o Irája Rasga dinheiro, pq esse ai ja nasceu morto. kkkk

  • por Carlos, em 04.10.2022 às 08:17

    Engraçado, dizem que a culpa é dos eleitores, das pessoas que apoiaram candidatos de fora, mas na verdade a culpa é dos candidatos mesmo que são e foram muito ruins, nenum tem serviço prestado para cidade, não fizeram nada nos ultimos 04 anos para a população cacerensse ai aparecem e querem o voto de apoio e confiança? Quer ser candidato? primeiro entregue muito trabalho ao povo e depois peça voto. mas em Cáceres os candidatos acham que são mais espertos que o povo, querem primeiro pedir o voto para depois o trabalho so ficar na promessa. fica a Lição.

  • por José Andrade, em 03.10.2022 às 20:14

    Ao meu ver a Valdeniria perdeu a eleição ao aliar se ao Túlio Fontes e aos desgastados irmãos Henri. Enquanto alguns continuar achando que candidatos de fora não podem ter votos aqui, não vamos conseguir eleger deputados aqui. Assim como os de fora consegue entrar aqui, os candidatos daqui precisam aprender a ultrapassar a ponte e formar grupos nos municípios vizinhos.

  • por João, em 03.10.2022 às 20:06

    1 - Como diz o nobre jornalista amiga veia só pode apoiar candidatos do seu partido? Era mais fácil ela convencer o Tulio não sair a deputado federal e apoiar o projeto de reeleição de Dr Leonardo. Não me falho a memória o Dr Leonardo apoiou seu projeto de eleição a prefeitura, nada mais justo era retribuir o apoio que recebeu como forma de gratidão. 2 - Não compreendi quando o nobre jornalista diz que a derrota de Tulio e Valdeníria não estavam previsto, como assim? Fizeram campanha bairrista para vereadores. Não consigo compreender que tem pessoas "jornalista" que acreditaram na eleição de Tulio Fontes só porque os irmãos Henry estavam coordenando a campanha. Ficaram iludidos com os irmãos Henry pensando que iria transferir os votos de Pedro Henry de 10 anos atrás.

Mais comentários
 
Sitevip Internet