Notícias / Direto da Fonte

05/09/2022 - 15:16 | Atualizado em 05/09/2022 - 15:42

Balaio de gato

Por Da Redação

A campanha eleitoral deste ano no Brasil virou um ‘balaio de gato’ e se tornou violenta como há muito não se via. Em Cáceres, em nome de interesses estritamente pessoais, os principais candidatos a deputado estadual e federal, passaram ‘óleo de peroba na cara’ e se juntaram até a ferrenhos adversários. Além disso, a ideologia partidária está sendo ignorada. O ex-prefeito de Cáceres, Francis Maris Cruz (PSDB), candidato a deputado estadual, o deputado federal doutor Leonardo (Republicanos) e o candidato a deputado federal Irajá ‘Rasgando Dinheiro’ Lacerda (PSD) são os maiores exemplo. Francis constrangeu o candidato a deputado federal pelo seu partido, Antônio Malheiros, ao levar para o lançamento de sua candidatura os candidatos a federal Fabio Garcia UB) e Doutor Leonardo (Republicanos). Se já não bastasse isso, ele passou ‘um galão de óleo de peroba na cara’ para paparicar o governador Mauro Mendes (UB) e até fez ele gravar um vídeo manifestando apoio a sua candidatura. Não custa lembrar, que Francis é crítico ferrenho da gestão do governador. E as aberrações políticas não pararam ai. O evento de lançamento da candidatura de Francis também se tornou um ato em favor do presidente Bolsonaro, outro fato que constrangeu muita gente presente, entre elas, o próprio Malheiros que se recusou a colocar um boné com o nome de Bolsonaro. Não custa lembrar que o PSDB, partido de Francis e Malheiros, apoia a candidata a presidente pelo MDB, Simone Tebet.
 
Marajá
 
Assim como Francis, Irajá ‘Rasgando Dinheiro’ Lacerda (PSD) também não está nem ai para ideologia política. Mesmo o seu partido estando na campanha de Marcia Pinheiro (PV), que está com Lula, ele se declarou bolsonarista. Em Cáceres colou em Takao Nakamoto (PTB) que também surfa na onda do presidente desde a eleição municipal. Como Francis, só interesses pessoais. Outra coisa que chamou atenção na passagem do governador por Cáceres, foi a aparição do ex-vereador Zezinho Lacerda (MDB), que saiu do sarcófago da ZPE para ajudar na eleição do filho.
 
Perigo

A polarização política no País mostra nesta campanha um fenômeno que há muito não se via na política. Em Cáceres, tivemos dois exemplos está semana. Um senhor que agrediu uma cabo eleitoral de Francis Maris (PSDB) e um militante do deputado federal doutor Leonardo (Republicanos), que tentou dar uma bandeirada na prefeita Eliene Liberato Dias (PSB), mas acertou a cabeça de uma cabo eleitoral de Valdeníria Dutra Ferreira (PSB), durante arrastão com a presença do governador Mauro Mendes (UB) no centro da cidade. Os casos foram registrados na 1ª Delegacia.
 
Profissionais
 
Recentemente fui convidado pelo Jorge Augusto para prestigiar a passagem da candidata Marcia Pinheiro (PV) por Cáceres. Até fui ao Hotel La Barca, mas sai correndo depois que entrei no auditório e vi um monte de ‘malas da política’ da cidade, dentre eles, os que estão mamando em Irajá ‘Rasgando Dinheiro’ Lacerda (PSD). Essa galera vive malhando o Lula nos grupos de whatsapp e foram pre$tigiar a candidata do ex-presidente. Perderam a vergonha na cara. Vão procurar serviço.
 
Landim
 
É preciso registrar a postura do vereador Luiz Landim (PV), o único a encampar as candidaturas a estadual e federal de Cáceres. Ele tem participado ativamente das campanhas de Valdeniria Dutra Ferreira e Túlio Fontes, ambos do PSB. O mesmo empenho está tendo a prefeita Eliene Liberato Dias e seu grupo político, engajados na eleição dos dois representantes de Cáceres.
 
Fidare
 
Por falar em Landim, ele e maioria dos denunciados pelo ex-prefeito Francis Maris (PSDB), na Operação Fidare, foram inocentados pela Justiça. A partir de agora, Landim e os demais, que chegaram a ser presos e humilhados, poderão entrar com reparação de danos contra o município e contra o ex-prefeito. Já queria estar com minha OAB para pegar essas causas. Vai dar uma bolada para quem entrar. Entre os inocentados, está a procuradora Maria Luiza Lara que, além de injustiçada, teve a prerrogativa de advogada violada a ser colocada em uma cela comum para dormir no chão do presidio feminino de Cuiabá. Na época do acontecido, a Coluna já antecipava que a maioria não atuou em nenhum desviou de recurso. O tempo é o senhor das coisas, já diz o ditado. A lambança do ex-prefeito nesse episódio foi tão grande que ele mesmo foi arrolado por prevaricação por declarar a TV Centro América que sabia da suposta corrupção mas mesmo assim não abriu um procedimento administrativo para investigar. O assunto veio à tona na eleição deste ano e o prefeito entrou na Justiça para que o tema não fosse levado aos grupos de debates no whatsapp. A justiça negou o pedido do ex-prefeito.
 
Orla
 
Por falar em Francis, a tentativa de pegar uma carona na vinda do governador Mauro Mendes (UB), no último sábado, 3, deu ruim para ele. Uma dupla de ‘malas da política’ de Cáceres, desafetos pessoais do ex-prefeito, aproveitou a ida do governador ao caís para perguntar para Francis, que estava do lado, ‘cadê a orla?’. O vídeo está na mídia de todo o Estado e nos grupos de whatsapp.
 
Campeão
 
Falando em ‘malas da política’ de Cáceres, o grupo de whatsapp Tribuna Livre deve terminar a campanha como recordista em número de processos e multas da Justiça Eleitoral. Falo com propriedade, pode demorar, mas a fatura vem. Se o Régis Kuru não ficar esperto, pode acabar em cana junto com uma galera que participa do grupo.
 
Mérito
 
Neste mês o cacerense Ricardo Quidá, que já foi procurador de Cáceres por ao menos duas ocasiões, completou 40 anos de OAB. Ele já havia sido homenageado pela OAB estadual em ocasião recente. Ricardo foi presidente do PDT por anos. Seu irmão, Jomar, já foi vereador.
 
Baygon
 
O advogado Fransérgio Piovesan, assumiu, na semana passada, o comando da pasta da Educação de Cáceres. Em 2012 ele assumiu a pasta no fim da gestão de Túlio Fontes, sendo o responsável por vários projetos que vieram a dar resultados no começo da gestão do Francis Maris, como o dos ônibus escolares, sem custo para o Município. Depois desses, Francis nunca mais conseguiu nada do Governo Federal. Mas, comprou bastante. A pasta ficará sob seu comando por 30 dias, período das férias da titular, Liamara Rodrigues.
 
Disputa
 
Os vereadores de Cáceres, Isaías Bezerra (Cidadania) e Mazeh Silva (PT) estão disputando, na Câmara Municipal, o posto de representante das mulheres. Em um encontro de mulheres realizado em Sinop, numa parte da agenda de campanha da deputada Janaína Riva (MDB), Isaías foi representando a Câmara. Mazeh perguntou porque não foi convidada e a resposta foi na lata: ‘Se nem no evento realizado em Cáceres a senhora compareceu, a senhora iria vir aqui em Sinop?’.
 
Posição
 
O vereador Marcos Ribeiro (PSDB), o mais votado na última eleição para vereador em Cáceres, conseguiu consolidar a sua postura política, assim como fez Luiz Landim (PV), Franco Valério (PROS) e Cézare Pastorello (Solidariedade). Faz uma atuação independente, focada nas demanda da população e na fiscalização do poder Executivo.

Comentários

inserir comentário
13 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Joed Luiz, em 08.09.2022 às 19:51

    Mariane Guimarães dos Santos! Muito obrigado. Vossa senhoria, me poupou do trabalho, de fazer um comentário sobre o Sr. Orlandir, fiquei sem palavras.

  • por Márcio, em 08.09.2022 às 19:49

    Eu até entendo o pensamento do escriba Orlandir! Uma pessoa que foi trapaceado pelo próprio PT quando tudo indicava que ele seria Secretário de Educação da cidade de Cáceres - MT . Não é fácil continuar vivendo numa situação dessa e ainda prestar o papel de fiel cão de guarda da turma do lularapio e Cia esquerdistas.

  • por Paulo assunção, em 08.09.2022 às 16:56

    O engraçado disso tudo e ver depois das eleições todos esses candidatos morrerem abraçados olhando um para o outro,e depois de uns dias sumirem todos da cidade por falta de coragem de olhar para a cara do povo,vai vendo

  • por Sheriff, em 08.09.2022 às 10:35

    Lula é ladrão! Mentiroso! Desonesto! Mal caráter ! É sinônimo de maus costumes e maus princípios! Esse alerta vai somente para aqueles que ainda estão em dúvidas ok, porque pra petista doente não tem jeito não tem acordo, e volto a dizer, petista que gosta de coisa que não presta Lula é um bom prato! E quem achar ruim do meu comentário , que coma menos ! Liga pro e manda ele morar na sua casa!

  • por Hirdes Curacal, em 08.09.2022 às 09:43

    Senhor Orlandir! Quanta contradição no seu comentário falido mais rasgando dinheiro. Isso é ciúmes???? ou amor....

  • por Mariane Guimarães dos Santos, em 08.09.2022 às 09:39

    O que essa turma do dito governo progressista defende mundo à fora e no Brasil também nada mais é que: Liberação da maconha, Liberdade pra tudo e todes tipo de libertinagem, avaliação da educação por achismo e não por meritocracia, socialização da miséria com o povo , dependência do Estado até para. Cagar e corrupção institucionalizada da máquina pública, sequestro de Gay,negros,índios e pobres para auferir dividendos políticos. Ou seja : São uns oportunista ou uns idiotas confesso muitos com nível superior.

  • por Jully Gay, em 07.09.2022 às 22:28

    O Iraja Lacerda comprou até o petista Orlandir. Agora sim eu percebi que ele está rasgando dinheiro mesmo.Até os esquerdistas estão fazendo um textão em sua referência!

  • por Orlandir Cavalcante, em 07.09.2022 às 02:48

    Gente do Céu. Fui me informar sobre o tal Irajá ( nome indigena, pensei que era gente nossa mas ...) sobrenome LAcerda... vi que trata se de Cacerensia vira casaca da Cuiabania. Se orgulha de ser bolsonarista. Bem. Isso é verdadeiro. Pois o dito cujo é um rebento jovial da cacerensia pecuarista. Falida mas que tem que se apegar á politica para sobreviver. É ua figura jovem, pelo que vi nas fotos, mas carrega o Õnus de ser uma atraso politico. Tipo assim , um "cidadão de bem" do século XVIII, ligado á cuiabania como foi o potentado da Jacobina de sobrenome "Pereira Leite" que virou as costas para a aliança progressita de Vila Bela no seculo XIX e se aliou á Cuabania retrógrada... bem... tudo o que eu disse aqui tenho certeza que seus apoiadores nunca leram Historia de MT e de Cáceres..... Espero que o Governo progressita de nosso LULA enterre de vez essa oligarqui da "Saida para o pacifico" e da "ZPE" na qual se sutenta a mais de trinta anos a olgarquia LAcerda kkkkkk

  • por Orlandir Cavalcante, em 07.09.2022 às 02:35

    Esse tal Irajá é uma piada. conhço tres cabos eleitoriais dele .... Ele se diz Bolsonarista... kkkkk SEUS CABOS ELEITORAIS VOTAM EM lULA E NÃO EM bOLSONARO KKKKKKK QUANTO AO FRANCIS CONHEÇO UM QUE VOTA EM LULA KKKKKKKK Esse Francis é um despirocado.... Vejam o quanto de casas populares Caceres eve durante os goveros petistas....Diga ou mostre uma obra de BOlsoanro em Caceres .....Nos grupos de watzap Francis parece um adolescente destilando ódio e faknews conta o PT kkkk um idiota

  • por Andreia, em 06.09.2022 às 10:37

    Não é só o Irajá não, Francis também está rasgando dinheiro nessa campanha. Que foi recepcionar o governador viu 03 ônibus e um monte de cabo eleitoral tudo pago, ou seja, ninguém oi ali por amor, uns por dinheiro os demais por cargos. Cara de rato estava se achando o duda mendonça.

Mais comentários
 
Sitevip Internet