Notícias / Educação

01/09/2022 - 07:37

Escola Onze de Março desenvolve projeto que estimula a educação financeira

Por Da Redação

Divulgação

 (Crédito: Divulgação)
Com o objetivo de promover a Educação Financeira entre alunos da escola Onze de Março a direção, coordenação e professores criaram o projeto na área de matemática financeira denominado: FASHION EXCHANGE (A Moda da TROCA), “Primeiros passos na educação financeira para o Ensino Médio".

O capitalismo depende do consumo, e a sociedade capitalista é refém do consumismo. O consumo exagerado se transforma em consumismo, ou seja, as pessoas passam a adquirir produtos e serviços muito além daquilo que seria considerado essencial para a sua sobrevivência.

O projeto é desenvolvido por meio das aulas de matemática eletiva, cujo objetivo principal é sensibilizar os estudantes quanto aos gastos compulsivos e desnecessários com compra de roupas, uma vez que há possibilidade de trocas de peças entre eles, peças que estejam em boas condições de uso e com isso possibilitando a renovação de seu guarda roupas, diminuindo o consumo e economizando dinheiro.

Segundo o professor de matemática responsável pelo projeto, EDMAR LUZ, as ações foram pensadas com a intenção de apresentar, de forma simples e didática, conceitos e princípios de educação financeira para adolescentes e jovens da escola pública ONZE DE MARÇO, visando capacitá-los para lidar de forma saudável e assertiva com o dinheiro.  

O estudo de como lidar com o dinheiro deveria ocorrer não apenas, ao longo da vida escolar, mas também na vida profissional, o que faria com que o estudante amadurecesse o conhecimento para lidar com as finanças tendo iniciado ou estando prestes a iniciar sua vida no mundo do trabalho.

"O brasileiro não possui bons hábitos de administração financeira e isso acontece devido à ausência de informações e de educação voltada para essa área. Isso ocorre porque a inserção desse tema na estrutura curricular do ensino fundamental e/ou médio não é comum nas escolas brasileiras. Mas entendemos que para manutenção da saúde financeira é necessário que se conheçam estratégias do uso do dinheiro e de linhas de crédito para não 'cair nas armadilhas' de instituições financeiras, lojas ou da nossa própria mente.  Por isso a necessidade do desenvolvimento de um projeto como esse", explicou o professor.

Esperamos que após as ações realizadas, o público para o qual o projeto foi elaborado reconheça a importância do tema, internalize os conceitos financeiros e passe a implantá-los na prática, ocasionando a melhoria da qualidade de vida desta comunidade escolar.

O professor destaca o engajamento e a participação de toda a escola, em especial os alunos que aprovaram o projeto. Veja como foi;

Referências:
COSTA, Paulo. Aprendendo a lidar com o dinheiro: 1ª série: ensino médio: livro do estudante/Paulo Costa. – São Paulo: BEI Educação, 2020.

https://www.beieducacao.com.br/aprendendo-a-lidar-com-dinheiro/qra1
Pode ser uma imagem de 4 pessoas, pessoas em pé e área interna

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet