Notícias / Cultura

26/08/2022 - 08:48

Cáceres é a próxima a receber o Literamúsica

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Tudo pronto para a terceira edição do Literamúsica, que acontece no dia 1º de setembro, às 20h, no Centro de Eventos Maria Sophia Leite – SMTC, em Cáceres (218 km de Cuiabá).

Já consolidado, o bate-papo conta com a participação de universitários e sociedade em geral na plateia, do maestro Fabrício Carvalho, conversando com escritores, músicos e performers em uma troca de conhecimentos, curiosidades, características do trabalho, ampliando o contato com a nova produção literária e musical do estado. O programa também pode ser acompanhado ao vivo pelo canal no YouTube do Cine Teatro Cuiabá.  

Com convidados escolhidos a partir de uma criteriosa avaliação, em conversas entre direção artística e direção geral do projeto, com professores da Unemat onde o programa acontece, eles têm agregado muito ao Literamúsica.

"Vários artistas são indicados, nós analisamos o currículo, a produção artística, redes sociais, ligamos pessoalmente já que essa escolha passa muito pela afinidade dos trabalhos. Aqueles que entendemos que tem muito a dizer, mas ainda não tiveram a chance, fazemos o convite oficial. Então, é uma construção coletiva entre nós da direção e a comunidade de Cáceres", declara Fabrício Carvalho.

Para o cacerense multiartista, ator, cantor, instrumentista, compositor e poeta, Gabriel Brailowsky, receber o convite para participar do programa foi emocionante e gratificante.

"O Literamúsica representa uma grande oportunidade de projeção para qualquer artista jovem mato-grossense. Sinto-me mais fortalecido para dar os primeiros passos no caminho de uma carreira artística/literária", destaca ele.

Por ter estudado piano, Gabriel desenvolveu a capacidade de escrever suas composições, apesar de preferir interpretá-las de forma livre, deixando-as sempre inéditas em suas execuções. "Estou trabalhando na criação do meu primeiro álbum, que será chamado 'O pantanal ao piano', composto por pequenas peças autorais que buscarão retratar a vida na região pantaneira", revela o jovem.

Outra convidada da edição é a paulistana Janaina Lima (Jheine), vocalista e intérprete da banda "O Mormaço Severino" desde 2015, que já atuou como integrante do "Movimento Figueira Cultural", Coletivo de Cáceres que atua na área cultural, e do Coletivo de Mulheres Negras de Cáceres.

Também atua na área da educação como professora de Língua Inglesa e Projeto Educativo Cultural (disciplina artística).

"A minha profissão, apesar de não ser a que todo mundo quer, é muito enriquecedora, porque eu também aprendo todos os dias com os meus alunos. Queria que eles a olhassem de uma forma diferente. Sei que qualquer pessoa que tem vontade de passar seu conhecimento para frente, e se orgulhar disso, pode ser professor", sensibiliza ela.

Outro cacerense da edição é o teatreito, dançarino e performer, Ismael Diniz, que também é membro do Coletivo LGBTQIA+ K.O, presidente do Fórum Popular de Cultura de Cáceres e ainda compõem o elenco de dançarinos do Grupo Flor Ribeirinha.

"Cáceres pulsa muitos talentos em variadas idades. E tem muitos jovens, crianças que já estão exercitando suas práticas artísticas, porém a pressão externa de que não podemos viver de arte é muito grande ou de que não vale a pena ou não dá dinheiro. Com 24 anos precisei sair da cidade para buscar minha formação na área do teatro. Hoje eu consigo retornar para dar aulas de teatro aqui no município. Mas não cheguei até aqui sozinho, a rede de contatos e amigos que a gente constrói a cada dia é de suma importância. Buscar aprender sempre porque ser artista é estar em constante aprendizado e o mais importante: consumir todo tipo de arte, até que as que você julga ruim", afirma.

O "Papo com o Autor", um dos quadros do programa, terá como convidado da noite o mestre e doutor pela Universidade de São Paulo (USP), pós-doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professor efetivo na Universidade do Estado de Mato Grosso e membro da Academia Mato-Grossense de Letras, Agnaldo Rodrigues da Silva.

"Teremos a honra de tê-lo como convidado do programa de Cáceres, pois certamente tem muito a nos ensinar. O professor Agnaldo tem diversos livros de crítica literária e teatral, publicados por editoras importantes e é Diretor da Cena do Drama Companhia de Teatro Universitário da Unemat e ainda se dedica aos estudos sobre literatura, teatro, artes visuais e culturas", acrescenta o maestro Fabrício.

O Literamúsica é uma realização Unemat - Faesp, Cia Cena Onze de Teatro, Cine Teatro Cuiabá, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, Movimento Vambora, Yod Comunicação e tem o patrocínio da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso - Seduc, Assembleia Legislativa de Mato Grosso – ALMT e prefeitura de Cáceres.

Serviço

O que: Literamúsica - Edição Cáceres
Quando: 1º de setembro, às 20h
Onde: Centro de Eventos Maria Sophia Leite – SMTC, em Cáceres
Mais informações: (65)99227-6215 - Ronaldo

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet