Notícias / Cultura

23/08/2022 - 08:53 | Atualizado em 23/08/2022 - 09:27

Maria Archer - Portuguesa exilada no Brasil é tema de Pesquisa

Por Jornal Oeste

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
Acontece nesta terça-feira, 23, às 14h (Bsb), a apresentação da pesquisa que culminou com a Dissertação de Mestrado intitulada “A Produção Feminina Jornalística de Maria Archer no Exílio”, de autoria de Amanda Carolina Cordeiro, orientada pelo Prof. Dr. Marcio Matiassi Cantarin, do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens – PPGEL. 

A pesquisa foi desenvolvida na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, insere-se na Linha de Pesquisa: Estéticas Contemporâneas Linguagem e Tecnologia.

A sessão de Defesa Pública acontece de forma remota e a Banca Examinadora é composta pela Profa. Doutora Elisabeth Battista, da UNEMAT, uma das referências internacionais na pesquisa sobre a referida autora portuguesa e o jornalista, Prof.  Doutor  Marcelo Fernando de Lima.

A pesquisa, de acordo com a jornalista e pesquisadora Amanda Cordeiro,  tem por finalidade evidenciar o enfrentamento da escritora lusitana, no que a dispõe como símbolo de resistência ao salazarismo, à censura e a privação de liberdade de pensamento em Portugal.

Impossibilitada de prosseguir no próprio país, buscou no Brasil e nas redações jornalísticas, o exílio e, por consequência, a oportunidade de ser uma representante feminina no grupo de opositores ao regime. 

E como tal representatividade conduziu a reflexão sobre a elaboração jornalística feminina nos países falantes em português, que seguem permeados por um modelo social imperioso, no que diz respeito ao que se compete a atividade feminina na esfera pública. 

A pesquisa ainda é uma forma de resgatar e propagar os feitos literários e jornalísticos da autora, ao fomentar e avaliar suas respectivas criações.

O ano de 2022 comemora o 40º ano de morte da autora ocorrida em 1982.  

A jornalista e escritora Maria Archer, no período de 1955 a 1977, viveu um longo exílio no Brasil.

Clique no llink link para assistir a Banca que começa às 13h:
http://https://streamyard.com/w7pbpiypd2

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet