Notícias / Cidade

18/08/2022 - 09:06

Outdoor associa esquerda a aborto, criminalidade e censura em Comodoro; publicidade é irregular

Por G1/MT

G1/MT

 (Crédito: G1/MT)
Um painel instalado no município de Comodoro, a 677 km de Cuiabá, associa a esquerda e o candidato à presidência da República pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Luiz Inácio Lula da Silva, ao aborto, à criminalidade e à censura, entre outros valores, enquanto relacionada o candidato pelo Partido Liberal (PL) e atual presidente, Jair Bolsonaro, à vida, aos valores cristãos e à liberdade. Segundo especialista ouvido pelo g1, a propaganda em si e seu conteúdo são irregulares. A Justiça Eleitoral, até o momento, não recebeu nenhuma denúncia sobre a publicidade.
 
 
No outdoor, na coluna do lado esquerdo, junto à imagem de Lula, o símbolo do comunismo - a foice e o martelo – é repetido várias vezes antes das palavras "aborto", "bandido solto", "povo desarmado", "ideologia de gênero", "censura", "obras em Cuba", "MST forte" e "mais impostos".
 
Na parte da direita, que possui a foto de Bolsonaro e a bandeira do Brasil, em contraponto, aparecem frases e palavras como "vida", "bandido preso", "povo armado", "valores cristãos", "liberdade", "obras no Brasil", "agro forte" e "menos impostos".
 
Já na parte de baixo, consta a informação de que o outdoor foi financiado por uma "vaquinha entre amigos e conservadores".
 
Em conversa com o g1, o proprietário da empresa de publicidade não soube dizer quando o outdoor foi instalado e afirmou que não sabia tratar-se de irregularidade eleitoral. Segundo ele, que não quis ser identificado, o serviço foi encomendado por um grupo de aproximadamente 50 pessoas.
 
O que diz a lei?
 
Conforme o doutor e professor do curso de direito da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Raimundo França, que estuda comportamento e ciências políticas, a propaganda eleitoral em outdoors é vetada, conforme a Lei Eleitoral.
 
"As empresas, partidos, coligações, federações e candidatos podem ser responsabilizados com pagamentos de multas, caso sejam os autores da propaganda. Além disso, podem ser forçados a retirar o banner imediatamente", disse.
 
O professor informou que o candidato "beneficiado" pode ser responsabilizado caso tenha contribuído com a publicação. Também pode ser punido se for comprovado que ele sabia da existência do material irregular e não tenha feito nada para evitá-lo.
 
Além disso, França explica que o candidato "ofendido" pode entrar com um processo por difamação e acionar o Ministério Público ou a Justiça Eleitoral.
 
"Neste caso, a Justiça Eleitoral pode agir diretamente, sem necessariamente ter sido provocada. Diferente da Justiça comum, a Eleitoral tem liberdade para agir, basta que tenha tido conhecimento sobre a alguma irregularidade", disse o especialista.
 
g1 entrou em contato com o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) e, até o momento, nenhuma denúncia quanto à publicação em Comodoro ou outro município foi registrada.

No Rio Grande do Sul, a Justiça Eleitoral determinou a retirada de dois painéis que associam a esquerda a uma facção criminosa. A empresa tem 24h para cumprir a decisão.
 
A 61ª Zona Eleitoral do TRE/MT, que atende o município, reforçou que nenhuma denúncia foi formalizada na unidade sobre o outdoor.
 
"Informo que qualquer cidadão eleitor pode denunciar irregularidades eleitorais ou administrativas e apresentar suas reclamações pelos diversos canais oferecidos pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso", diz a nota.

Comentários

inserir comentário
4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Jully Gay, em 21.08.2022 às 15:58

    O tal do papagaio de pirata de esquerdistas é complicado. Poucos tem planos de governo ne, mais um tem a certeza que vai roubar mais que nos últimos dezesseis anos ..... tá no sangue dessa turma defender esses lularapio e Cia esquerdistas.

  • por Ramos, em 18.08.2022 às 19:21

    Kkkkkkkk uai, mas é isso tudo q a esquerda defende, quem tiver dúvidas é só pesquisar kkkkkkkk

  • por Paulo Cesar, em 18.08.2022 às 15:20

    Onde está a mentira no Outdoor? Só pesquisar na internet, terá declaração dos mesmos. Ou, por exemplo, o que o Lula falou foi de brincadeira?

  • por MOSSUETO, em 18.08.2022 às 10:42

    O QUE O ELEITOR QUER VER, NO PROGRAMA DE GOVERNO DE CADA CANDIDATO, ELES NÃO MOSTRAM, AGORA FICAR MOSTRANDO BAIXARIA QUE NÃO LEVA NDA AO ELEITOR, ELES SÃO ÓTIMOS, NESTA CAMPANHA VAMOS VER MUITA SUJEIRA, PARECE QUE POUCOS TEM UM PLANO DE GOVERNO.

 
Sitevip Internet